dificuldades inglês

Como Superar 3 Grandes Dificuldades no Aprendizado de Inglês: O Guia para Salvar sua Vida

Precisando de um resgate? 

Dificuldades em aprender inglês podem fazer você se sentir perdido no mar.

Sem ajuda, pode ser muito difícil se mover na direção certa novamente.

Mas superar essas dificuldades pode ser muito mais fácil do que você imagina.

Não acredita?

Nós vamos mostrar as três maiores dificuldades na aprendizagem do vocabulário, pronúncia e  habilidades de conversação.

Também vamos mostrar truques simples para dominar essas dificuldades e seguir em frente!

Você não está sozinho! Como superar dificuldades no aprendizado de inglês com a ajuda de outras pessoas

Você já pensou que seus colegas de classe e outros amigos que aprendem inglês também podem estar frustrados com dificuldades em aprender em inglês?

Eles provavelmente estão!

Eles provavelmente estão arrancando cabelos e bebendo inúmeras xícaras de café por causa dos mesmos sentimentos estressantes que você tem.

Mas qual a melhor maneira de superar essas dificuldades do que em grupo?

Estudos mostraram que estudar em grupo pode impulsionar seu aprendizado! O estudo em grupo torna o aprendizado mais divertido e reduz o estresse que você pode sentir em relação a tópicos difíceis em inglês.

O aprendizado em grupo também não precisa acontecer apenas em um ambiente educacional. Pode acontecer em um café, pub, casa de um colega, restaurante, parque ou até mesmo no transporte público.

Seu grupo pode tornar o aprendizado mais eficaz criando jogos de RPG onde você age em situações reais do inglês. Você também pode tentar um jogo envolvendo bebidas ou até mesmo uma aposta em que uma recompensa esteja envolvida — o que for preciso para tornar o exercício divertido e motivador para todos.

Mas o que acontece quando o seu grupo não tem certeza se você está estudando da maneira certa?

Peça a um falante nativo para fazer parte do tempo de aprendizado, se possível. Ele ou ela pode ser o árbitro, mantendo pontuação para os jogos ou ouvindo erros em seus exercícios de RPG.

Como superar 3 grandes dificuldades no aprendizado de inglês: O guia para salvar sua vida

Dificuldade 1: Palavras de Vocabulário com Múltiplos Significados

Já viu uma palavra em inglês que achou que conhecia, mas usou de uma maneira completamente estranha?

O vocabulário em inglês é especialmente difícil porque há tantas palavras que têm várias definições, por isso é fácil entender mal seus significados. Também é difícil memorizar muitas definições diferentes para cada palavra.

Pegue a palavra date, por exemplo. Esta palavra pode significar:

  • Um dia específico do mês
  • Um encontro romântico entre duas pessoas

A única maneira possível de entender qual definição está sendo usada é prestar atenção às pistas do contexto. Isso significa usar as palavras e frases ao redor para descobrir qual definição para a palavra faz sentido.

Mesmo que você não tenha aprendido todas as definições para uma palavra difícil em inglês, as dicas de contexto podem ajudá-lo a descobrir a definição certa!

Você consegue descobrir qual definição para a palavra date faz sentido nas duas frases abaixo?

When’s the date for the first day of school again?

Would you like to go on a date with me?

Na primeira frase, alguém está pedindo quando as aulas começam. Este não é um evento romântico que duas pessoas passarão juntas. A primeira definição se aplica aqui.

A segunda frase é mais complicada, mas você pode dizer que a pessoa não está pedindo um único dia especificado. Eles estão pedindo para passar o tempo com você. A segunda definição se aplica aqui.

Outro truque é prestar atenção à classe gramatical (por exemplo, substantivo, adjetivo, etc.)  Muitas vezes, as diferentes definições para uma palavra em inglês terão diferentes classes gramaticais, por isso é fácil diferenciá-las.

Como a palavra point. Ela pode significar:

  • Gesticular para um lugar, direção, pessoa ou coisa (verbo)
  • A extremidade aguda de um objeto (substantivo)

Nas frases a seguir, observe a palavra point para descobrir qual definição faz mais sentido.

Can you point to the exit? I can’t find it.

She tapped me with the point of her pencil.

Na primeira frase, point está sendo usado como um verbo, então podemos deduzir que a primeira definição se aplica. Na segunda frase, a palavra ponto funciona como um substantivo, e podemos dizer que a segunda definição se aplica.

Se você está procurando mais ajuda para aprender palavras de vocabulário em inglês que tenham mais de um significado, este vídeo mostra mais exemplos e explicações!

Dificuldade 2: Palavras que não soam como parecem

Até mesmo falantes nativos de inglês têm problemas com esse!

No idioma Inglês, um grande número de palavras não são soletradas foneticamente. Isso significa que eles soam muito diferentes do que você esperaria com base em sua ortografia.

Veja estas palavras, por exemplo:

  • February: Nós não pronunciamos o “r” nesta palavra. Você pode soar como feb-you-air-ee.

  • Choir: Você pode esperar pronunciar o som de “ch” aqui, como na palavra chair. Mas esta palavra é pronunciada como qui-or.

  • Knife: O “k” é completamente silencioso!

Então, como você pode superar essa dificuldade em aprender inglês?

Há duas ferramentas muito úteis para ouvir a pronúncia correta e nativa de palavras difíceis:

  • Forvodificuldades inglês: O Forvo é um dicionário de áudio. Você pode digitar qualquer palavra e encontrará gravações de falantes nativos de inglês a pronunciando!

Melhor ainda, o Forvo também mostrará a origem do orador, então você saberá se está obtendo a pronúncia em americano, britânico, australiano ou algum outro tipo de inglês.

  • FluentUdificuldades inglês: FluentU é uma ferramenta incrível para aprender a pronúncia do inglês (e muitas outras habilidades) diretamente dos falantes nativos. Ele oferece vídeos reais em inglês — como trailers de filmes, vídeos musicais, palestras inspiradoras e muito mais — transformados em aulas de inglês personalizadas.

Se você quiser aprender a pronúncia de uma palavra específica, digite-a na barra de pesquisa do FluentU e verá vídeos que usam essa palavra. Dessa forma, você pode ouvir a pronúncia em contextos autênticos.

Além disso, todo vídeo vem com legendas interativas. Você pode clicar em qualquer palavra e o FluentU pausará automaticamente o vídeo para reproduzir uma pronúncia nativa e lhe dará a definição. Há também um recurso que facilita a repetição de partes difíceis dos vídeos.

Além de pesquisar palavras específicas, você pode aprender várias palavras novas explorando a biblioteca de vídeos completa. Os vídeos são organizados por gênero e nível de aprendizado, por isso é fácil encontrar os mais adequados para você. Cada vídeo vem com toneladas de outras ferramentas de aprendizado, como flashcards, listas de vocabulário e exercícios divertidos.

Dificuldade 3: Como obter treino de fala na vida real

Se você quiser realmente a experiência completa de falar em inglês, precisará realmente conversar com falantes nativos. Esta é a única maneira de praticar conversas em inglês reais. Mas isso pode ser realmente difícil por algumas razões.

Para começar, se você não mora perto de uma região de língua inglesa, pode não saber onde encontrar nativos com quem praticar.

Em segundo lugar, as conversas em inglês podem ser assustadoras! Há muita pressão quando alguém está esperando por você para chegar a uma frase em inglês.

Vai ser difícil no começo! Mas não tenha medo.

Há outras maneiras de conhecer e conversar com falantes nativos sem sentir muita pressão, não importa onde você mora atualmente.

Aplicativos de troca de idiomas

Um aplicativo de troca de idioma é uma das melhores opções para praticar falando e digitando no idioma inglês.

Você tem o conforto de enviar mensagens a falantes nativos sem sair de casa! Você pode usar o seu pijama mais confortável, sentar-se no seu lugar favorito no parque ou até mesmo usar aplicativos on-line entre as aulas enquanto conversa com falantes nativos.

Você não sentirá muita pressão, já que tudo é feito pelo seu telefone, tablet ou computador. Alguns aplicativos populares que você pode encontrar para baixar de graça são:

  • HelloTalk: Um aplicativo de troca de idioma conveniente com bate-papo de áudio e texto. Existem ferramentas integradas para tradução, corrigindo erros e muito mais.
  • Tandem: Semelhante ao HelloTalk com muitos ótimos recursos de aprendizado de idiomas. No entanto, este também tem a opção de procurar um professor profissional.

Language Voices

dificuldades inglêsSe você gosta de conhecer novas pessoas e gostaria de conversar com falantes nativos em um ambiente confortável, os cafés de idiomas podem ser outra ótima opção para você! São eventos presenciais onde você pode conhecer falantes nativos e outros alunos de idiomas.

Eles são eventos relaxantes onde as pessoas podem ensinar, ler, escrever ou se encontrar com amigos, então não parece que você está estudando, mas se divertindo muito e bebendo muito café!

Vozes de idioma é uma ótima opção para encontrar um café de idioma perto de você! Seus cafés de idioma cobrem muitos tópicos diferentes, seja inglês de negócios, gramática, habilidades de escuta e muito mais.

Suas opções são principalmente baseadas na Europa, com cafés da Finlândia à Turquia. Você pode usar seu aplicativo para encontrar um perto de você ou organize o seu próprio!

Aprender as regras de pronúncia, definições e falar em inglês pode parecer uma coisa muito difícil de fazer. Mas com as dicas acima, prática consistente e confiança em si mesmo, você não deve ter problemas para superar essas dificuldades em aprender inglês.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.