dicas-para-melhorar-ingles

Aprenda Agora, Lembre Depois: 6 Dicas para Melhorar seu Inglês Efetivamente Hoje Mesmo

“Help me, I’m bored.” 

Como professor de ESL, já ouvi muitos alunos de inglês dizerem isso.

Infelizmente, a verdade é que os alunos entediados aprendem menos que alunos entusiasmados e motivados.

Talvez você esteja sentado na sala de aula, sem prestar atenção, imaginando quando sua aventura no mundo de língua inglesa finalmente começará.

Bem, você não pode esperar até que tenha uma passagem de avião para um país de língua inglesa em mãos.

Não pode esperar até terminar uma aula para começar a gostar do idioma.

Você deve encontrar uma maneira de aproveitar o aprendizado de inglês agora, ou perderá sua motivação e seu tempo de estudo não será eficaz.

Felizmente, aprender inglês não precisa causar dor de cabeça.

Você provavelmente já ouviu isso mil vezes: “A única maneira de realmente aprender inglês é estar totalmente imerso no idioma.”

Estar imerso é estar completamente cercado pela língua inglesa. Assim como aprender a dirigir um carro ou cozinhar sua receita favorita, você não pode aprender inglês apenas estudando um livro didático. Você tem que realmente sair e praticar no mundo real.

Você deve tentar se desafiar além da sala de aula.

Memorizar palavras e regras não te ensina a falar, resolver problemas ou ser criativo em inglês. Talvez você saiba conjugar verbos ou ler um texto, mas isso fará de você um falante de inglês confiante fora da sala de aula? Pode parecer que sim, mas o idioma ensinada dessa maneira muitas vezes fica faltando alguns detalhes importantes.

Por exemplo, até mesmo um aluno que tenha dominado o tempo presente perfeito pode ficar confuso em uma conversa caso não tenha praticado o suficiente para falar. A imersão resolve este problema, permitindo que você se torne constantemente mais familiarizado com o idioma Inglês. Você também aprenderá a usar o idioma como os falantes nativos de inglês o usam. Parece ótimo — mas a imersão precisa de muito tempo.

Agora você pode estar se perguntando: “Como posso tornar meu aprendizado de inglês através da imersão mais eficaz? Como posso aprender inglês rapidamente?”

Sei como é.

Todos queremos atalhos na vida. Atalhos são maneiras mais rápidas e fáceis de fazer as coisas. Pode ser qualquer coisa, desde ganhar na loteria até perder peso, as pessoas estão sempre procurando maneiras de simplificar as coisas e fazer as coisas mais rapidamente. O mesmo pode ser dito para aprender inglês, mas não há uma “resposta mágica”.

No entanto, existem atalhos mais completos e criativos para se aprender inglês por imersão.

Abaixo estão algumas das melhores maneiras de aprender que combinam benefícios da imersão de longo prazo e dos atalhos de aprendizado rápido.

6 dicas para melhorar seu inglês, com atalhos para uma imersão perfeita

1. Construa o básico

Obtenha todos os recursos que você precisa para dominar o básico do inglês.

Mesmo que você esteja aprendendo por imersão, é sempre útil ter livros instrucionais e formais para consultá-los quando não entender alguma coisa.

Comece obtendo um dicionário , um livro de frases e um livro de vocabulário.

dicas para melhorar seu inglêsPor exemplo, materiais de referência como “McGraw-Hill Education Essential ESL Dictionary” (dicionário) e “Perfect Phrases for ESL Everyday Situations” (livro de frases) seriam perfeitos para sua biblioteca!

Estudar é mais do que habilidades linguísticas. Você também precisa construir uma base sólida de bons hábitos de estudo e fortes habilidades organizacionais. Experimente studentguide.org para mais informações.

2. Tente entender inglês sem legendas

Imersão é construir um estilo de vida onde a exposição ao inglês está em cada esquina.

Você geralmente usa materiais autênticos como música, programas de TV, filmes, software e YouTube.

Apenas lembre-se: quando você fala com alguém em inglês ao telefone, ou quando encontra um amigo que fala inglês para uma conversa com um café, você não terá legendas à sua disposição. Desafie-se o quanto puder!

3. Contrate um professor

Pagar um tutor vale o investimento.

Certifique-se de que seja um profissional hábil no ensino de pronúncia, leitura, gramática, vocabulário e cultura. Decida se você quer trabalhar pessoalmente ou na internet via Skype.

Você também decidirá se quer um professor particular ou em grupo. Reunir-se com um pequeno grupo oferece mais apoio e parceiros para praticar inglês. No entanto, um professor particular com quem você trabalha sozinho garantirá que você receba muita atenção e garantirá que todos os seus problemas, necessidades, desejos e interesses específicos sejam focalizados.

Se você é um aluno de inglês que mora nos Estados Unidos, clique aqui para encontrar um ótimo professor através do Wyzant!

Este é um site muito profissional que te ajuda a localizar tutores que moram e trabalham perto de você. É uma escolha especialmente interessante se você precisar de ajuda para estudar para um teste de proficiência em inglês como o TOEFL, pois muitos desses tutores são professores profissionais com certificações e muitos anos de experiência. Você pode até encontrar professores de inglês especializados em habilidades de escrita ou gramática inglesa.

Se você preferir um tutor online, comece visitando Verbling. Este é um site enorme, onde milhares de professores profissionais estão esperando para compartilhar seus conhecimentos. Você pode facilmente encontrar um falante nativo de inglês para te orientar aqui.

4. Aprenda inglês com experiências de vida

Encontre um emprego ou posição voluntária que envolva a língua inglesa. No seu país de origem, você pode querer considerar tornar-se professor e ensinar sua língua nativa para visitantes que falam inglês.

Você também pode encontrar um emprego no setor de turismo, onde encontrará muitas pessoas que precisarão que você os ajude em inglês.

Mas e se você mora em um país de língua inglesa?

É suficiente apenas morar em um país de língua inglesa?

Não. Você precisa ser ativo no seu aprendizado de inglês, mesmo quando o idioma está em todos os lugares ao seu redor!

Se você é um turista, trabalhador ou um estudante internacional em um país de língua inglesa, precisará encontrar experiências adicionais onde possa praticar seu inglês.

Caso esteja nos EUA com um visto de estudante, poderá realizar trabalhos em universidades, como cargos no varejo ou atendimento ao cliente. Você poderá praticar seu inglês, e um trabalho como esse ajudará a cobrir suas despesas e suplementará o financiamento de bolsas de estudos e empréstimos.

Em outros casos, você pode querer adquirir novas habilidades e contatos (conhecer novas pessoas em sua escola, empresa ou indústria) como estudante internacional voluntário.

Confira isvolunteers para aprender sobre diferentes programas de voluntariado em todo o mundo. Há muitas oportunidades de trabalho por lá também.

Procure empregos internacionais, posições voluntárias e estágios no site Idealist, ótimo para alunos de inglês que moram em países de língua inglesa e em outros lugares.

5. Passe algum tempo em um país de língua inglesa

Hoje em dia você pode viajar para o exterior e gastar menos em estadia.

Confira sites como airbnb para encontrar lugares para morar. Se possível, opte por uma situação de companheiro de quarto para que a aquisição da linguagem ocorra dentro de sua residência e na cidade que você estiver visitando. Confira sites como aupairworld e workaway para trabalhos no exterior.

Também são extremamente benéficos os programas que oferecem ensino de inglês em situações da vida real ou viagens de campo.

Os melhores programas oferecem aulas de conversação em vários níveis e ajudam você a melhorar seu vocabulário de inglês por meio de audição, fala e apresentações.

O melhor de tudo, você pode interagir com estudantes de todo o mundo e aproveitar a jornada juntos.

Não tenha medo de cometer erros. Seja confiante. As pessoas só podem corrigir seus erros quando ouvem você os fazer.

Cerque-se em inglês. Coloque-se em um ambiente onde todos falam inglês, onde você pode aprender passivamente, mas não se esqueça de falar – a melhor maneira de aprender inglês de conversação é falando.

Confira studyusa e aprenda sobre os melhores programas de imersão a curto prazo, bem como as maneiras mais fáceis de obter um visto de estudante dos EUA.

Interessado em outros países de língua inglesa? Experimente studyinaustralia e aprenda sobre diferentes  programas australianos, bem como previsão de custos de vida e ajuda financeira potencial.

Também confira languageschoolcanada. Este site oferece informações sobre programas de curto e longo prazo no Canadá.

6. Torne-se um aluno ativo

Aprendizado ativo significa envolver, participar e colaborar com os outros.

Não simplesmente ouça e memorize. Em vez disso, encontre uma maneira de demonstrar seu processo de aprendizado ou aplique um conceito a uma situação do mundo real.

Aproveite ao máximo o inglês ao seu redor. Leia as placas que você vê nos ônibus e trens. Muitas vezes, as pessoas no transporte público são os personagens mais interessantes, ocasionando interações emocionantes. Até mesmo a leitura de rótulos de produtos no mercado é uma ótima maneira de aprender inglês. Em restaurantes, preste atenção ao vocabulário e à ortografia nos cardápios.

Você pode até ser um aprendiz ativo em locais turísticos como bibliotecas, museus, monumentos e parques de diversões. Tenha coragem para fazer perguntas às pessoas e iniciar uma conversa valiosa.

Por exemplo, você não precisa ser uma pessoa muito carismática para falar bem. Basta iniciar conversas em inglês. Tente manter as conversas em movimento e use palavras de escuta (“really?” / “go on…” / “what happened then?”)

Não espere que as pessoas falem com você. Inicie conversas!

Apenas lembre-se, aprender uma língua estrangeira é sempre um negócio confuso. Você vai cometer erros, você vai se sentir envergonhado às vezes, mas isso não deve impedi-lo.

A chave para o sucesso do aprendizado da língua inglesa é ser infantil. Isso pode aumentar o seu interesse, criatividade e também apoiar habilidades de pensamento crítico, imaginação e autoconfiança verbal.

Vá em frente. Perca suas inseguranças e veja como o medo lentamente desaparece.

Corra riscos em seu aprendizado.

Se as pessoas rirem de você, ria com elas. O importante é fazer disso uma aventura!


Michelle Suzanne Snyder é escritora freelancer. Ela ensinou ESL e viveu em três países diferentes. Acredita que os benefícios do aprendizado de idiomas são infinitos.

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.