dicas para melhorar inglês

Brinque Com Seu Inglês: Dicas para Melhorar seu Domínio da Língua Inglesa

Você sabe falar inglês.

Já dominou o básico; consegue manter uma conversa breve.

Você sabe nomear tudo que vê, consegue passar pelo aeroporto e assim por diante.

Mas como você pode melhorar?

Claro, você consegue falar, mas quer falar com confiança.

Você já pode ver qual é o próximo nível de inglês para você, mas não consegue encontrar o caminho para chegar lá. E já não aguenta mais estudar gramática

Então o que pode fazer?

Pare de estudar e comece a brincar.

Você memorizou, repetiu, praticou — agora pode se divertir! Ao começar a brincar com o idioma, você estará um passo mais perto do domínio total.

O linguista aplicado (especialista em idiomas) Guy Cooke acredita que:

Brincar com idiomas não deve ser pensado como atividade trivial ou periférica, mas como central para o pensamento e a cultura humanas, para o aprendizado, criatividade e pesquisa intelectual. Cumpre uma importante função da linguagem, sustentando a capacidade humana de se adaptar: como indivíduos, como sociedades e como espécie (arquivo do Reino Unido).

Basicamente, para ter sucesso em falar um segundo, terceiro ou quarto idioma, você deve ser capaz de brincar com eles. Ao brincar com uma língua, você pode mergulhar cultural e linguisticamente.

Abaixo está uma lista de diferentes métodos que você pode usar para jogar com o inglês. Seja qual for o método escolhido, deve ser divertido e agradável para você. Caso contrário, você não está realmente brincando!

Continue tentando métodos diferentes até encontrar um que você ama. Esses métodos permitirão que você se envolva completamente não apenas com o idioma, mas também com a cultura da língua inglesa. Alguns deles você pode fazer por conta própria, e alguns você pode usar para prática de conversação com um parceiro ou dois.

Apenas lembre-se de se divertir!

1) Experimente alguns trava-línguas

O que você vai aprender: Pronúncia, precisão

Impressione seus amigos. Trava-línguas são difíceis até mesmo para falantes nativos de inglês, então não se preocupe se isso exigir alguma repetição e perda de saliva.

Por exemplo: “If two witches would watch two watches, which watch would which witch watch?”

Entendeu?

Confira esta lista para mais de 600 trava-línguas e tente até criar alguns!

2) Sintonize sua música

O que você vai aprender: Vocabulário, ritmo, entonação

Você ama várias canções em inglês, mas conhece todas as palavras? Ouvir música é uma ótima maneira de encontrar novo vocabulário e praticar sua entonação em inglês. Em canções, a entonação é diferente, claro, mas basicamente você pode entender quais sons dar ênfase ao falar.

Caso queira ter certeza de que está dizendo as palavras certas, confira um site de letras.

Quer tentar algo mais difícil?

Em vez de memorizar as palavras de uma música em inglês, pegue sua música favorita em seu idioma nativo e traduza-a para o inglês.

Desafie-se a criar novas frases em inglês que traduzam corretamente o significado exato de palavras ou frases do seu idioma nativo.

Pontos bônus se você pode manter o mesmo ritmo ou pelo menos o mesmo número de sílabas que o original!

3) Obtenha pronúncia perfeita com poesia

O que você vai aprender: Pronúncia, entonação, ritmo, vocabulário avançado

Aprenda sobre rimas (palavras com os mesmos sons) e onde colocar ênfase!

Pratique a leitura de poesia em voz alta para praticar ritmo, ou tente ler com um amigo que seja falante nativo. Aqui está um site onde você pode começar!

Traduza seu poema favorito para o inglês. Ou tente criar seu próprio poema.

Escrever poesia é um processo difícil, mas recompensador. Primeiro, pratique com um estilo mais curto de poesia como o haiku. Se você é um falante avançado, confira este site para obter informações sobre como escrever um soneto.

Mas tenha cuidado: muito do vocabulário da poesia é literário (palavras difíceis usadas na literatura). Pode ser que você não use algumas dessas palavras em conversas.

4) Melhore sua compreensão de leitura com contos de fadas

O que você vai aprender: Vocabulário, ritmo, contar histórias

A maioria dos contos de fadas tem tramas simples e poucos personagens, por isso são fáceis de lembrar.

A literatura inglesa tem raízes no folclore alemão e dinamarquês, então ler algumas histórias como essas fornecerão as chaves para examinar a cultura da língua inglesa de uma maneira totalmente nova.

Após ler um conto de fadas, tente dizer a repetir sozinho ou com um amigo.

5) Praticar com Journaling

O que você vai aprender: Gramática, Vocabulário

Isso irá melhorar o vocabulário que você usará todos os dias.

Se você está tentando expressar algo, mas não tem o vocabulário para isso, terá que procurá-lo. Isso tornará mais fácil para você praticar o pensamento em inglês.

Você também pode tentar um diário online como a função “caderno” em italki. Inscreva-se, clique em “Comunidade” e, em seguida, clique em “Notebook”. Falantes nativos podem então ver e corrigir suas anotações!

Melhor ainda, encontre um parceiro de intercâmbio linguístico gratuito ou um (paid) private English tutor on italki. Então, esse parceiro ou tutor pode revisar sua redação e dar a você um feedback mais aprofundado.

Para começar, tente escrever sobre sua vida diária. O que aconteceu hoje? Aqui estão algumas outras idéias para escrever diários.

Para estudantes avançados Anais Nin é um ótimo exemplo. Embora seus diários sejam traduzidos do francês, sua escrita é mais parecida com a poesia e é um ótimo exemplo para os alunos de inglês que amam as artes!

Ainda não consegue pensar em nada para escrever? Mantenha um diário de sonhos onde você escreve seus sonhos todas as manhãs. Escrever sobre seus sonhos também ajudará você a se lembrar deles melhor.

6) Melhore sua a compreensão da cultura do idioma com piadas

O que você vai aprender: Sarcasmo, tom

Ser capaz de entender o humor em uma língua é parte importante para entender a cultura. Manythings é um bom site para encontrar algumas piadas clássicas.

Sim, essas piadas são realmente cheesy (não tão engraçado, antiquadas), mas você pode ver alguns exemplos de jogo de palavras em inglês.

Além disso, ouvir comediantes populares — como  Louis C.K. oferece uma interessante crítica (análise, crítica) da cultura americana, bem como muitas gírias e obscenidades.

7) Aprenda a expressar opiniões com notícias e debates

O que você vai aprender: Vocabulário, inglês formal

Você tem muitas opiniões? Aprenda vocabulário para expressá-las.

Assista a debates e melhore suas habilidades de escuta e vocabulário. Debates também são um dos melhores exemplos do uso do inglês formal.

Faça seus próprios debates com amigos. Você pode até escrever redações argumentativas. Escolha um tópico com o qual você e seus amigos não concordam e encontre formas de explicar sua opinião.

Mas para encontrar tópicos para expressar sua opinião, você precisa de uma fonte …

Ler o jornal pode ser intimidador até para um falante nativo de inglês, mas o Breaking News English é um ótimo site para estudantes de inglês que desejam ler notícias em inglês. O site pega artigos de jornal de fontes como a BBC e os edita até o nível de inglês que você preferir.

Ou, se você está realmente determinado (sério, decidido) para ler artigos de notícias originais, você pode usar um artigo editado do Breaking News English para obter um resumo básico da história antes de começar a trabalhar no novo vocabulário pesado no artigo original.

Quanto mais baixo o nível, mais básico o vocabulário e menos detalhado será o resumo, então desafie-se!

8) Aperfeiçoe suas habilidades de conversação com filmes

O que você vai aprender: Gírias, discurso casual, descrever coisas

Não apenas assista a filmes, fale sobre eles .

Para começar, em vez de usar legendas, encontre o roteiro do filme online e acompanhe enquanto assiste ao filme. Realce ou sublinhe as falas que você curtir. Discuta por que você gostou dessas falas; talvez você achou engraçado ou inteligente, talvez elas prefigurassem (deram uma dica sobre) uma cena posterior no filme. Talvez você não entenda o que o personagem está falando.

Ou você pode destacar a parte no roteiro onde você ficou confuso sobre o enredo do filme. Confira o Imsdb para um banco de dados de scripts de cinema e televisão. Filmtank oferece ótimos fóruns para discutir filmes.

Após estudar algumas linhas ótimas, reúna seus amigos e discuta os temas, enredo, gênero e filosofia do filme. Tornem-se críticos de cinema por um dia.

9) Aumente sua confiança com mídias sociais

O que você vai aprender: Gramática, frases de conversação, linguagem corporal, gírias novas

Ter falantes nativos de inglês por perto é a maneira ideal de praticar inglês usando debates e discussões sobre filmes. Ter um amigo que também está aprendendo inglês é a segunda melhor opção.

Mas se você não conhece ninguém pessoalmente, pode encontrar na internet. Troca de idiomas, fóruns de filmes, Twitter, Reddit, e todas as formas de discussão estão acontecendo online.

Tímido sobre sua proficiência em inglês? Você pode praticar seu inglês online e aumentar sua confiança antes que alguém veja seu rosto. É claro que nada pode bater o inglês falando cara a cara, mas à medida que você espera pela chance de praticar com outros falantes de inglês pessoalmente, pode aumentar sua confiança praticando online.

10) Melhore sua compreensão com expressões idiomáticas

O que você vai aprender: Discurso mais natural, sutilezas

Quanto mais você aprender, melhor. Falantes de inglês regularmente usam expressões em sua linguagem cotidiana.

Se você está procurando uma boa lista de expressões comuns, experimente esta aqui. Escolha algumas que você goste e experimente-as em seu próximo treino de conversação!

Histórias em quadrinhos também são um ótimo lugar para encontrar expressões idiomáticas, pois são geralmente escritas como as pessoas falam casualmente. Calvin and Hobbes (Calvin e Haroldo, no Brasil), de Bill Watterson, é um excelente exemplo.

Cabe a você descobrir qual método funciona melhor.

O que te diverte? Pelo o que você está interessado?

Se nada nessa lista parecer divertido para você, tente encontrar maneiras mais pessoais e exclusivas de jogar com seu inglês que correspondam aos seus interesses.

Então, o que você está esperando? Evolua ao próximo nível e comece brincar com a língua inglesa!

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.