conversacao-em-ingles

Não Fale Como um Livro Didático: 8 Maneiras de Aprender Conversação em Inglês na Vida Real

Qual a diferença entre as duas citações abaixo?

1) “Hello, how are you today? I hope you’re doing well.”

2) “Hey man, what’s up? Everything good with you?”

A primeira é  o que você pode aprender em uma sala de aula de inglês. Esta é uma maneira apropriada de cumprimentar alguém, e gramaticalmente correta.

O problema: As pessoas nem sempre de forma tão certinha! A segunda citação está mais próxima do que você pode realmente ouvir as pessoas dizerem.

Você já deve ter notado essa diferença, através de livros em inglês ou assistindo TV e filmes em inglês. A linguagem usada por pessoas comuns nem sempre é a mesma que você aprende na sala de aula ou em um livro didático.

A forma que as pessoas usam o idioma quando conversam casualmente é chamada de inglês de conversação.

Para te ajudar a aprender, reunimos uma lista de excelentes maneiras de aprender inglês de conversação. Mas primeiro, você precisa decidir que tipo de inglês de conversação você quer aprender.

Tipos de inglês para conversação

Pense na maneira como você fala em sua língua nativa. Como você fala com seus colegas de trabalho ou sala de aula é diferente de como você fala com seus amigos ou familiares. Você se comunica de forma diferente quando está em um ambiente profissional e quando está em uma festa. Tudo, desde localização, status social e até idade, influenciam a maneira como uma conversa soa.

O mesmo é verdadeiro na língua inglesa. Há muitas maneiras diferentes de falar informalmente. Alguns grupos incluem:

  • Gírias: A gíria é a “fala de rua” extremamente informal. Diferentes faixas etárias e locais usam gírias diferentes, por isso, se você estiver interessado em aprender algumas gírias, é importante escolher um local específico e se ater à sua faixa etária. Afinal, não faria muito sentido usar a gíria adolescente americana sendo uma pessoa de meia-idade vivendo na Grã-Bretanha, seria?
  • Casual: Uma conversa casual é uma conversa descontraída. Na fala casual, a gramática não importa tanto quanto em um ambiente mais formal. A conversa geralmente flui de um tópico para outro naturalmente. Você falaria casualmente com seus amigos e familiares, por exemplo.
  • Casual-profissional: Conversas informais e profissionais do tipo que você teria com um colega de trabalho durante uma pausa para o café. A configuração ainda é um ambiente de trabalho, mas as conversas podem ser mais confortáveis do que se você estivesse falando com seu chefe. Este tipo de fala está em algum lugar entre o formal e casual.

Pense em com quem você planeja falar em inglês. Está esperando para fazer alguns amigos em torno de sua idade? Ou está tentando melhorar suas habilidades de conversação para que possa melhorar sua “conversa fiada” no escritório? Suas respostas a essas perguntas determinarão o tipo de inglês de conversação que você deve aprender.

Quando começar a aprender conversação em inglês

Você pode começar a aprender inglês de conversação em qualquer nível de habilidade. Tudo o que você precisa fazer é aprender a conversação junto com seu inglês regular. Não é tanto trabalho quanto parece! Para cada frase e vocabulário que você aprende, tente aprender a dizer a mesma coisa em uma conversa real.

Escolha um método (ou dois) que funcione para você na nossa lista abaixo, e você estará falando com os nativos em pouco tempo.

Apenas certifique-se de praticar com pessoas reais. Aprender e praticar inglês sozinho está perfeitamente bem, mas nada pode substituir uma conversa real.

Você terá a chance de experimentar suas novas habilidades e obter experiência real com elas. Você também pode cometer alguns erros, e tudo bem também! Seja confiante e dê uma chance a si mesmo. Conversar com um falante nativo de inglês é uma experiência que não pode ser substituída. (Mostraremos onde encontrar um no item #2).

8 maneiras poderosas de aprender conversação em inglês

1. Crie confiança com conversas online via texto.

Ok, dissemos que você deveria falar com pessoas reais. Isso ainda é verdade! Mas se você está tendo dificuldade em obter a confiança para falar com alguém pessoalmente, talvez você possa começar online.

Digitar online não te ajudará a aprender a falar em voz alta, mas ajudará a aprender como formar frases de conversação e se comunicar com clareza, e essas habilidades te deixarão mais confiante na hora de falar.

Faça de conversas online uma parte da sua rotina diária. Para aprender inglês de conversação por meio de comunicações online, experimente estas dicas:

  • Use serviços de tradução online. A melhor parte sobre conversar digitando é que você tem tempo de sobra para se certificar de que está tudo certo. Sites como o Google Tradutor podem ajudar a encontrar as palavras certas para usar. Se o Google Tradutor não estiver ajudando, você pode procurar palavras desconhecidas em Vocabulary.com ou Dictionary.com.
  • Participe de conversas nas seções de comentários e mídias sociais. Você lê artigos ou blogs online? Ótimo! Agora junte-se à conversa sobre o assunto. Desça até o final da maioria dos artigos online e geralmente você poderá deixar um comentário. Leia o que outras pessoas estão dizendo e deixe seus próprios pensamentos. Muitos sites usam o Facebook ou Disqus para seus comentários. Apenas participe e comente!
  • Deixe claro que você é um aluno de inglês em seu perfil ou assinatura. Adicione uma linha no seu perfil que indica que você está aprendendo inglês e aceita correções. As pessoas que o ajudarão provavelmente são pessoas normais, por isso, seus conselhos geralmente terão excelentes dicas de conversação em inglês. Você pode adicionar a frase nas seções “sobre mim” do Facebook e Twitter. A maioria dos serviços de e-mail e muitos fóruns têm uma linha de assinatura que pode ser adicionada ao final de todas as suas mensagens.
  • Pergunte. Não tenha medo de pedir ajuda! Você também pode perguntar às pessoas: “Como você diria isso em uma conversa casual?” Para obter informações realmente úteis sobre como as pessoas falam.
  • Lembre-se: As pessoas usam ligeiramente diferente online. Nem tudo o que você vê online pode ser dito pessoalmente. Não há nenhuma maneira de saber quais palavras você pode e não pode usar em conversas reais, exceto perguntar a um falante nativo (ou simplesmente perguntar à pessoa que usou a frase online!). Se alguém estiver usando gírias, você pode procurar no Urban Dictionary, ou se a sua resposta tiver uma imagem com palavras, experimente buscar no Know Your Meme.

Graças à internet, você pode ter muitos professores de inglês desde o conforto da sua casa!

2. Aprenda com um parceiro de troca de idiomas.

Conversar online via texto é um ótimo começo, mas você deve evoluir para a fala o mais rápido possível. Você também pode fazer isso online! Assim como as conversas online escritas, as conversas online ainda permitem que você use as mesmas ferramentas online, mas é um passo em direção à conversação “real”.

Como você está falando em tempo real, não poderá usar ferramentas de tradução nem procurar palavras no dicionário. Isso faz dos parceiros de fala online um passo perfeito entre digitar e falar pessoalmente.

É bom ter um tutor online ou um parceiro de estudo nativo, mas é ainda mais útil encontrar um parceiro de intercâmbio de idiomas. Um parceiro de intercâmbio de idiomas é um falante nativo de inglês que está aprendendo seu idioma.

A troca de idiomas pode ser útil porque você estará falando com um falante nativo de inglês que também entende pelo menos parte do seu idioma. Isso pode facilitar a descoberta de como dizer coisas que “não se traduzem diretamente” para outro idioma.

Um parceiro que fala pode ajudá-lo a traduzir uma palavra, mas um parceiro de troca de idiomas pode ajudá-lo a traduzir nuances de uma palavra. Este é o significado ligeiramente diferente que você obtém ao mudar o tom, a frase ou até mesmo a expressão facial enquanto fala.

Você apenas precisa fazer as perguntas certas:

  • Ao invés de: “What does that word mean?”

Pergunte: “What does this word mean in this sentence?”

Porque… Entender como as palavras se encaixam nas frases é um passo para a fluência.

  • Ao invés de: “What does this phrase mean?”

Pergunte: “What is a similar phrase in my native language?”

Porque… às vezes, entender as palavras não é suficiente para entender o significado.

  • Ao invés de: “Why did you say that?”

Pergunte: “Why did you say it that way?”

Porque… usamos palavras de diferentes maneiras para expressar sentimentos, emoções, opiniões e muito mais.

  • Ao invés de: “What are you saying?”

Pergunte: “What do you mean?”

Porque… o que você diz e o que você quer dizer não são sempre a mesma coisa.

Por exemplo, se você quer muito trocar de celular, qual é a diferença entre dizer “really want that new phone,” e “seriously want it?” Quando você usaria “really” e quando você usaria “truly”? Estes são os tipos de perguntas que você deve fazer ao seu parceiro de troca de idiomas.

Para mais informações sobre onde você pode encontrar um parceiro de intercâmbio linguístico, confira nosso artigo sobre parceiros de fala online!

3. Comece no final, com uma conversa real.

Quando dissemos que falantes de inglês de qualquer nível podem aprender inglês de conversação, estamos falando sério. Dizem que a melhor maneira de aprender a nadar é simplesmente entrar na água! Você pode fazer o mesmo com a língua inglesa. Basta começar a conversar com outras pessoas e ficará surpreso com a rapidez com que você aprende na prática.

É assim que as crianças aprendem e é um método eficaz para aprender uma nova língua. Quanto mais inglês você ouvir e falar, melhor você aprenderá. É por isso que estamos sempre falando em nos expor à linguagem de todas as formas possíveis!

Tudo que você precisa é vocabulário básico e algumas frases-chave, e já pode começar a conversar imediatamente. Algumas frases úteis que você pode querer lembrar são:

  • I’m learning English. (Estou aprendendo inglês)
  • Please speak slowly. (Por favor fale lentamente.)
  • What does that mean?  (O que isso significa?)
  • Can you repeat that please? (Você pode repetir, por favor?)
  • Thanks for being patient with me! (Obrigado por ser paciente comigo!)

Este método de aprendizado pode ser intimidante no começo. Mas, não se preocupe, lembre-se destas dicas importantes:

  • Concentre-se em como as palavras são usadas, não no porquê. Muitos falantes nativos de inglês não conseguem dizer porque algo que eles disseram está correto (é para isso que serve o seu parceiro de intercâmbio de idiomas). Em vez disso, ouça e pergunte como as palavras são usadas para se comunicar. Isso poderia significar pedir exemplos de frases ditas com uma determinada palavra.
  • Não se preocupe muito com a gramática. Com este método, ser entendido é mais importante do que estar correto. Apenas tente comunicar suas idéias.
  • Ouça primeiro, escreva depois. Pode ser tentador anotar quaisquer novas palavras que você ouve. Isso o levará para longe da conversa, então não o faça! Em vez disso, você pode gravar a conversa com seu smartphone e anotar as palavras mais tarde. Lembre-se de que, se uma palavra for muito útil, você provavelmente a ouvirá novamente.

E lembre-se de que seus parceiros falantes querem apenas ajudá-lo. As pessoas geralmente ficam felizes em ajudar um aluno de inglês!

4. Escreva um roteiro.

Se entrar em uma conversa soa muito assustador para você, há algo que você pode fazer para preparar: escrever um roteiro. Isto é, um diálogo como os que atores seguem; e isso pode ajudá-lo a se tornar mais confiante ao falar com os outros. Tudo o que você precisa fazer é escolher um cenário e escrever as diferentes coisas que você pode precisar dizer nessa situação.

Por exemplo, se você estiver indo a um restaurante com alguns amigos, prepare-se com antecedência escrevendo um roteiro. Em um restaurante, algumas frases úteis que você pode usar são:

  • What do you recommend? (O que você recomenda?)
  • I’ll have the ~. (Vou querer o…) (Usada ao fazer seu pedido.)
  • Can I have some more time to decide, please? (Posso ter mais tempo para decidir, por favor?)
  • I’ll have what she’s having. (Vou querer o mesmo que ela.)

Os exemplos acima são apenas frases que você pode dizer para o staff do restaurante. Mas o que você vai falar para seus amigos? Então você também pode escrever algumas idéias para isso.

Você pode assistir a clipes de filmes e programas de TV no YouTube e no FluentU (Também disponível para iOS/Android)para obter algumas ideias. Você também pode usar seu conhecimento das pessoas com as quais se encontrará. Estarão falando sobre o último filme que assistiram ou discutindo seus trabalhos?

Lembre-se que este roteiro não é algo que você vai seguir exatamente; é apenas algo para você começar. Estar preparado também o fará se sentir mais confiante!

Se você não consegue pensar em algo para dizer, ou se a conversa acaba sendo completamente diferente do que você imaginou, tudo bem também. Lembre-se que você sempre pode usar palavras de preenchimento para preencher qualquer silêncio ou lacunas na conversa. Palavras de preenchimento (fillers) são palavras como “hum” e “you know”, e são uma excelente maneira de manter a conversa sem quebrar o ritmo. Até mesmo falantes nativos os usam!

5. Estude tópicos em que você está interessado.

O inglês de conversação não é simplesmente aprender as palavras, é sobre ser capaz de “manter uma conversa”. Isso significa que você precisa manter a conversa viva. Falamos sobre como usar palavras de preenchimento e escrever roteiros para te ajudar a começar. Outra maneira de criar confiança é construindo conhecimento.

Saiba mais sobre os tópicos de seu interesse e terá mais a contribuir para a conversa. Ler notícias e artigos informativos sobre o assunto que você está interessado é apenas o começo.

Você pode praticar seu inglês de conversação lendo blogs pessoais escritos por pessoas comuns, seguindo as redes sociais de pessoas envolvidas em qualquer assunto, e procurando nas seções de comentários como as pessoas estão respondendo a tais tópicos. Não tenha medo de deixar seu próprio comentário!

6. Use dicionários de gírias.

Quando falamos de conversação em inglês, estamos falando sobre o “vernáculo”. O vernáculo é o tipo de idioma que os falantes nativos usam em suas conversas cotidianas. Muitas palavras têm diferentes significados no vernáculo — e uma das melhores maneiras de aprender esses diferentes significados é usando dicionários de gírias.

Lembre-se que as gírias são diferentes com base na idade e localização, mas você ainda pode ter uma boa ideia de como as pessoas realmente usam palavras, verificando o que significam em forma de gíria. Se você fizer isso toda vez que aprender uma nova palavra ou frase, terá uma boa compreensão do inglês de conversação sem muito trabalho extra!

Alguns bons dicionários que você pode conferir são Dare Dictionary, a seção de gírias de ESL Cafe, e o Online Slang Dictionary. Você também pode visitar o Urban Dictionary, mas cuidado: O Urban Dictionary pode ser editado por qualquer pessoa, então nem todas as entradas são usadas comumente. Algumas também podem ser bastante vulgares.

7. Aprenda vocabulário baseado em sua necessidade.

Como você aprende vocabulário? Muitos alunos de inglês passam por uma lista de vocabulário de um livro didático ou de uma pasta de trabalho. Outros escrevem e definem novas palavras em livros e programas de TV. É ótimo que o “Capitão América” tenha te ensinado o significado de “recruit”, mas com que frequência você realmente usa esta palavra em uma conversa?

Tente aprender o vocabulário que você realmente usará. Não escreva apenas palavras novas que você ouve, anote as palavras que você não consegue imaginar enquanto conversa em inglês.

Por exemplo, digamos que você está contando ao seu parceiro de intercâmbio de idiomas sobre sua viagem de canoa no último final de semana, mas não sabe falar “remo” em inglês. Você pode fazer a ação de remar com as mãos — e seu parceiro diria “paddle” — ou você poderia descrevê-lo como “the stick we used to move” (A propósito, ambos são excelentes, porque você comunicou sua ideia sem interromper a conversa — mesmo que você não saiba a palavra em inglês para “remo”).

O que você precisa fazer a seguir, é anotar este significado ou a palavra para que você possa consultá-la mais tarde. Essas “lacunas” no vocabulário, ao falar sobre tópicos cotidianos, são as palavras que você precisa aprender!

Se você ainda preferir ter uma lista, escolha uma lista de palavras que são realmente usadas em conversas cotidianas. Aqui está uma lista das 1.000 palavras mais usadas na língua inglesa. Aqui está outra com 5.000 palavras listadas por frequência de uso, em ordem alfabética ou por partes do discurso.

Em vez de aprender vocabulário para saber mais palavras, listas como essa podem ajudá-lo a aprender o vocabulário para a comunicação. Se esses números parecerem um pouco assustadores para você, lembre-se: Você provavelmente já conhece a maioria das palavras nessas listas!

8. Aprenda a fingir.

Imagine o seguinte: Você seguiu todas as dicas nesta lista. Você está falando como um nativo, se sentindo confiante. Então, de repente, você se encontra em uma conversa onde não faz ideia de como expressar o que dizer. O que fazer?

Finja! Conversas não são apenas feitas de palavras. Você pode usar sinônimos, gestos e o que mais você puder pensar para dizer coisas. A comunicação pode ser mais importante que a gramática!

Você pode precisar aprender como fingir através de partes que você não conhece. Você pode fazer isso como parte de seu aprendizado regular. Por exemplo, jogue o jogo “em outras palavras”:

Se você está tendo dificuldade em lembrar uma palavra, diga a si mesmo “em outras palavras” e siga isso com algumas outras palavras com o mesmo significado. Por exemplo, “That building is decrepit. (Aquele prédio está decrépito.) In other words, it’s old. (Em outras palavras, é antigo.) In other words, it’s ancient.” (Em outras palavras, é antiquado.) Jogos como esse te ajudarão a aprender melhor a palavra original, aprender novas palavras que significam a mesma coisa e aprender palavras que você pode usar quando não consegue se lembrar da palavra certa.

Algumas outras maneiras que você pode aprender a falsificar o seu caminho através de uma conversa são jogos como Charades ou Taboo, ou pratique falar sobre um tópico por 3-5 minutos seguidos.

É claro que, aprendendo com qualquer um desses métodos, você se tornará tão bom em conversação em inglês que não precisará fingir nada!

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.