como-melhorar-sua-compreensao-e-vocabulario-em-ingles

6 Ótimas Séries de TV para Melhorar sua Compreensão Auditiva em Inglês

Legal, seu livro de inglês veio com um CD cheio de atividades de listening.

Mas depois de um tempo você vai ficar entediado.

Cansado de ouvir os mesmos tópicos sobre pronúncia, vocabulário e conversação?

Não podemos te culpar.

Não importa o quão autênticos eles tentem ser quando fazem CDs para alunos de inglês, mas aquilo não é inglês de verdade .

É tudo muito limpo, fácil e claro.

Mas esse não é o único problema com áudio feito para estudantes de inglês.

Você não vê os oradores, então é mais difícil entender o que estão dizendo. Não há nada para ver para prender sua atenção e mantê-lo concentrado. Se você quiser melhorar suas habilidades de compreensão auditiva sem ficar entediado ou aborrecido, assistir a uma série de TV é o caminho a percorrer.

Talvez você já tenha tentado assistir transmissões de notícias em inglês e filmes em inglês. Se for o caso, você definitivamente está no caminho certo – pois já está familiarizado com algumas formas super divertidas de aprender inglês!

No entanto, existem muitos benefícios exclusivos que apenas programas de TV têm para oferecer a alunos de inglês.

Continue lendo para saber mais sobre programas de televisão em inglês e como eles podem melhorar suas habilidades em inglês.

Como selecionar o programa de TV certo para melhorar sua compreensão auditiva

A maioria de nós gosta de assistir a um programa de TV divertido para relaxar, mas nem todos os programas são igualmente úteis. Por exemplo, “Game of Thrones” é uma ótima série (ou, na minha opinião, excelente), mas seus personagens usam muitas palavras que as pessoas não usam na vida cotidiana.

O drama médico “House” seria outra má escolha. Mesmo que seja emocionante, é repleto de jargão médico (vocabulário profissional).

É melhor assistir a programas com personagens em diferentes profissões. E é muito mais útil se não viverem na Idade Média. Abaixo estão alguns dos melhores programas que você pode assistir para melhorar suas habilidades de audição.

6 ótimos programas de TV para melhorar sua compreensão auditiva e vocabulário

1. “MTV Cribs” (2000-presente)

O que é: “MTV Cribs” é um programa da MTV de 30 minutos, onde vários convidados famosos em cada episódio nos mostram suas casas glamourosas. O programa exibe informações gerais sobre a casa na tela, como tamanho e número de quartos.

As câmeras acompanham as celebridades enquanto mostram suas casas, dando detalhes sobre sua decoração, mobília e muito mais.

Por que é útil: Usa linguagem informal e cotidiana. Diferentes celebridades têm diferentes sotaques e vocabulário. Muitas vezes você os vê apontando para os itens que estão mencionando.

2. “Saturday Night Live” (1975-presente)

O que é: “Saturday Night Live” (SNL) é um programa de comédia semanal ao vivo que dura cerca de 60 minutos sem comerciais. Muitas vezes um famoso ator ou cantor apresenta o programa, também fazendo aparições nos esquetes.

Por que é útil: Como os esquetes são exagerados e há muita comédia física, você será capaz de entender a maior parte do que está acontecendo apenas observando. SNL tira sarro de anúncios, vídeos musicais, programas de TV, filmes, política e muito mais.

Você pode não gostar de tudo, mas haverá inúmeros esquetes que te farão rir.

Muitos dos monólogos e esquetes dos apresentadores estão disponíveis no YouTube, para que você possa escolher de acordo com o assunto ou seus atores favoritos. SNL pode nem sempre ser a melhor escolha para gramática, mas é inestimável para melhorar sua fala e audição.

3. “Last Week Tonight with John Oliver” (2014-presente)

O que é: Programa satírico de notícias onde o hilariante John Oliver apresenta as notícias mais populares da semana anterior. Pode ser qualquer coisa, desde lagartixas espaciais perdidas até a enorme dívida estudantil nos Estados Unidos, passando pela independência escocesa até a pena de morte.

Por que é útil: O apresentador tem um sotaque britânico claro e muitas vezes usa recursos visuais como imagens e gráficos. Os episódios cobrem uma ampla gama de tópicos, adicionando ao seu vocabulário em abundância.. Ele também usa trechos de entrevistas recentes e programas de notícias que apresentarão diferentes sotaques de todo o mundo.

Seus programas estão disponíveis no YouTube e os episódios duram cerca de 15 a 16 minutos. Ele às vezes entrevista convidados de outros países também.

É uma maneira curta e realmente divertida de aprender mais sobre o que está acontecendo na América, assim como em todo o mundo. Ao mesmo tempo, você estará construindo suas habilidades de escuta. Se você gosta de política e humor, assine o canal do YouTube .de John Oliver.

4. “Friends” (1994-2004)

O que é: “Friends” é uma popular sitcom americana. Se concentra na vida de seis amigos em seus 20 e poucos anos que moram em Nova York. O que torna “Friends” tão atraente é seu senso de humor, assim como seus temas universais.

Por que é útil: Acompanhar o diálogo em “Friends” pode não ser fácil. Os personagens costumam falar rápido. Mas também há muita comédia física e repetição (o uso das mesmas palavras e piadas) – mesmo que você não entenda tudo, conseguirá entender o que está acontecendo. Se não está confiante em suas habilidades de escuta, talvez queira assistir alguns episódios com legendas em inglês.

Os personagens têm diversas origens, personalidades e empregos. Há também algumas lições engraçadas de gramática e pronúncia, que ridicularizam as deficiências de cada um, como o modo como Ross corrige as pessoas quando elas dizem “who” em vez de “whom,” ou quando Joey compra apenas a letra “V” de um conjunto de enciclopédias para melhorar seu vocabulário.

Um exemplo real de como “Friends” pode melhorar suas habilidades de audição é minha melhor amiga. Ela conseguiu um emprego em uma empresa de consultoria educacional (onde ela dá conselhos para projetos educacionais) principalmente por causa de sua capacidade de entender falantes nativos. Ela também pode falar quase como um falante nativo. Ela viu cada episódio de “Friends” mais de três vezes. Coincidência? Acho que não.

5. “Coupling” (2000-2004)

O que é: Como “Friends”, “Coupling é sobre seis jovens adultos e seus relacionamentos. Mas ao contrário de “Friends” e seus 238 episódios, “Coupling” tem apenas 28. Como há menos episódios, é mais fácil terminar a série e assistir mais uma vez do início.

Por que é útil: Muitas cenas de “Coupling” estão no YouTube, para que você possa curtir suas cenas favoritas em partes durante pausas curtas ou no caminho para a escola ou para o trabalho.

“Coupling” apresenta personagens ingleses e um galês. Enquanto “Friends” varia em suas linhas de história, “Coupling” concentra-se nas relações românticas de seus personagens. Então, levará menos tempo para você começar a entender o que está acontecendo, mesmo que os personagens falem rápido.

Também tem muita comédia física, então você não precisa se preocupar muito em ações ou palavras.

Enquanto “Coupling” e “Friends” têm muitos fãs em comum, “Coupling” pode ser a melhor escolha se você preferir humor britânico.

6. “Lie to Me” (2009-2011)

O que é: “Lie to Me” é um drama criminal americano que durou três temporadas. O personagem principal é o talentoso psiquiatra Cal Lightman (parcialmente baseado no psiquiatra da vida real Paul Ekman) cuja especialidade é pegar mentirosos.

Ele trabalha com sua parceira psicóloga, Gillian Foster. Juntos, eles ajudam organizações diferentes a capturar criminosos. Claro que trabalhar com Lightman é frustrante, porque é impossível mentir para ele.

Por que é útil: Ao contrário de outras séries com casos da semana, “Lie to Me” não segue uma fórmula típica. Um episódio pode ser sobre prevenção criminal e o próximo pode ser sobre descobrir se houve um crime. Você nunca sabe onde ou como o próximo episódio vai começar.

“Lie to Me” oferece uma ampla gama de vocabulário, pois os personagens lidam com mineiros, bombeiros, a polícia … há muita variedade.

A série também ajuda a aprender diferentes sotaques ingleses. O personagem principal, Cal Lightman, é britânico e outros personagens são americanos.

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.