collocations-ingles

Sabe o que São Collocations em Inglês? Aprenda 5 Essenciais Para uso Diário

Hambúrguer e batatas fritas.

Meias e sapatos.

Lizzy e Darcy.

Algumas coisas são feitas para ficarem juntas.

Você sabia que existem até algumas palavras em inglês que andam de mãos dadas?

Essas combinações de palavras são chamadas de collocations (colocações, na tradução literal). Você sempre vai encontrá-las juntas, como melhores amigos.

Talvez você já tenha encontrado algumas expressões únicas que gostaria de adicionar ao seu repertório, mas não sabe como incorporá-las em suas conversas diárias.

Não se preocupe!

Trouxemos esta lista com cinco das collocations mais usadas em inglês . Mostraremos seus significados e como incorporá-los em sua própria comunicação.

O que são “collocations”?

Embora o termo “collocation” possa soar muito intimidante, simplesmente se refere a uma frase de duas ou mais palavras que são comumente usadas em conjunto. Geralmente, se você substituir uma das palavras em uma colocação por uma palavra semelhante, a frase soará estranha e antinatural — mesmo que o significado seja tecnicamente o mesmo.

Podem expressar ações, emoções ou idéias. São usadas na fala formal e informal, e os diferentes tipos de inglês, como o inglês para negócios, geralmente têm suas próprias collocations.

Como essas frases em inglês são tão variadas, uma das maneiras mais fáceis de aprendê-las é ouvindo-as em contexto usando o FluentU. FluentU oferece vídeos autênticos em inglês , como trailers de filmes, videoclipes, palestras inspiradoras e muito mais, que foram transformados em lições de idiomas personalizadas.

Cada vídeo vem com legendas interativas. Você pode clicar em qualquer palavra para uma definição instantânea, pronúncia nativa e ajuda visual. Você também receberá flashcards e exercícios para ajudá-lo a lembrar as novas palavras ao terminar de assistir. É uma maneira divertida de construir seu vocabulário enquanto absorve o inglês natural, da maneira como os falantes nativos realmente o usam.

Ao dominar as colocações mais usadas, como as deste artigo, você não vai soar como um falante fluente e natural, mas também será capaz de se expressar melhor com o vocabulário expandido.

Sabe o que são Collocations em inglês? Aprenda as 5 Essenciais Para uso Diário

1. Have a Good Time/Day

Esta é uma frase que você definitivamente quer anotar! O verbo que você sempre ouve nesta colocação é “has“. Você não ouvirá falantes de inglês dizerem “make a good time,” “enjoy a good time,” etc.

“Have a good time!” pode ser usado no final de uma conversa em diversas situações informais.

Se estiver saindo de um café com um amigo que vai ao cinema naquela tarde, pode dizer: “Have a good time at the movies!”, enquanto se despede. Ou se alguém estiver saindo de férias e você não voltar a vê-los antes de partir, diga: “Have a good time on your trip!”

Outra frase muito semelhante seria: “Have a good day!”, que é mais versátil. Pode ser usado em situações formais e informais.

Seja o vendedor perto da sua casa, seu melhor amigo ou um parceiro de negócios em uma reunião formal, é sempre apropriado dizer: “have a good day!”, em vez de apenas dizer “goodbye“.

Isso soa mais alegre e você também se sentirá mais leve ao dizer! Não deixe de experimentá-lo na próxima vez que estiver fazendo compras ou mesmo quando estiver falando ao telefone. Não faz mal desejar a alguém um bom dia!

2. Catch a Cold

Se você é fã de beisebol, observe que o “catching“ usado aqui é totalmente diferente do usado no esporte, significa “pegar um resfriado”.

Quando alguém pega um resfriado, isso geralmente significa estão espirrando terrivelmente ou têm dor de garganta. Basicamente, se sentem doentes.

Você pode ouvir ocasionalmente um falante de inglês dizer que está “getting a cold“, mas a colocação “catch a cold” é mais comum.

Quando o inverno se aproxima, muitas vezes você vai ouvir falantes de inglês dizendo: “Dress warmly so you don’t catch a cold!” É um lembrete gentil de usar roupas de inverno adequadas para que você não fique doente acidentalmente. Ninguém gosta de estar doente, claro.

Outra situação comum em que você ouvirá essa frase é em um ambiente de trabalho. Se um funcionário não consegue ir trabalhar para o dia, ele provavelmente dirá ao seu supervisor: “I’m unable to come to work today as I caught a cold.”

Da próxima vez que você se sentir mal (esperamos que não seja frequente!) tente usar essa colocação.

3. Save Time

Se você está pensando em colocar “tempo” em uma caixa e guardá-lo no seu armário, por favor, não tente! Sabemos que isso não é possível! (Mas se você encontrar um jeito, não deixe de nos informar.)

A colocação “save time” refere-se a fazer algo mais rápido do que o esperado (ou não ter que fazer nada). Em outras palavras, o tempo que você não teve que gastar com essa atividade é o tempo que você “economizou” e agora pode usar para outras coisas. É semelhante à ideia de “saving money“, como com um cupom de desconto, por exemplo.

Essa colocação é comumente vista em propagandas, muitas vezes para produtos ou aparelhos tecnológicos. Máquinas de lavar roupa extravagantes lavam mais rápido te ajudarão a economizar tempo. Panelas de pressão que podem preparar os alimentos muito rapidamente também o farão.

Além disso, você pode usar “save time” em muitos contextos cotidianos. Se você tem muitos projetos no escritório, você pode pedir ao seu colega de trabalho para ajudá-lo com a papelada, para que você possa economizar tempo.

4. Make a Difference

You can make a difference!

Essa colocação traz um significado positivo. Significa “fazer a diferença”, algo benéfico — geralmente algo bom para toda uma comunidade. E isso é inegavelmente algo que todos nós queremos!

Por exemplo, quando você faz uma doação para uma instituição de caridade, você fez a diferença para todas as pessoas atendidas. Quando você oferece seu tempo em um orfanato, você fez a diferença para as crianças de lá. Você pode até fazer uma pequena diferença para seus vizinhos simplesmente limpando o lixo ao longo de sua rua.

Essa é uma colocação muito comum e rígida — você não ouvirá falantes de inglês mudarem o verbo. Por exemplo, “do a difference” ou “create a difference” soaria estranho.

5. Do Business

Esta colocação é mais frequentemente usada em cenários profissionais. “Fazer negócios” com alguém geralmente se refere à compra e venda de mercadorias ou prestação de serviços entre empresas e clientes.

Por exemplo, se você trabalha com clientes ou parceiros de negócios que falam inglês, pode dizer: “It’s been a pleasure doing business with you” ao fechar um contrato. Ou se alguém que você conhece teve uma experiência ruim trabalhando com uma empresa, eles podem aconselhá-lo: “Don’t do business with them!”

Se você está apenas tomando um café com um colega de trabalho, não se refira a isso como “doing business”. Isso seria usar esta colocação no contexto errado. Você pode simplesmente se referir a isso como “catching up, o que significa que você e seu amigo estão conversando sobre o que está acontecendo em suas vidas.

É isso aí! Cinco das colocações mais comuns que você definitivamente achará úteis em conversas diárias em inglês. Lembre-se de praticá-las com freqüência e você se encontrará falando mais naturalmente em um piscar de olhos.

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close