atividades-de-audicao-em-ingles-para-iniciantes

As Melhores Atividades Práticas de Audição de Inglês e Vídeos para Iniciantes

O começo é a parte mais difícil.

Pergunte ao famoso escritor Stephen King.

Ele jogou fora o primeiro rascunho de seu romance “Carrie”.

Depois que sua esposa o encorajou a reescrever o romance, foi rejeitado 30 vezes.

Mas quando foi finalmente publicado, vendeu 30.000 cópias e mais tarde foi transformado em um filme de sucesso.

Alunos de idiomas enfrentam lutas semelhantes quando começam. Podem perder a confiança quando cometem erros. Ou eles podem não ter recursos para progredir.

Isto é especialmente verdadeiro para habilidades de escuta. Muitos programas de idiomas iniciantes se concentram principalmente na fala em vez da compreensão auditiva. Isso significa que muitos iniciantes não são ensinados como ou onde treinar sua audição.

Então, neste post, nós vamos começar direito.

Vamos mostrar atividades exclusivas e os melhores recursos para iniciantes para praticar suas habilidades de escuta em inglês.

Por que os iniciantes precisam de prática auditiva?

De acordo com um artigo do professor de línguas e pesquisador Larry Vandergrift, a compreensão auditiva beneficia os iniciantes de várias maneiras:

  • Ponto de partida mais estratégico: Começar com a audição do inglês (em vez da fala) ajuda o seu cérebro a manter um conhecimento básico sobre o inglês. Falar exige a memória dos sons e o conhecimento de como produzi-los. Se você é um iniciante, pode ser esmagador.

Como a audição não força os alunos a repetir o que estão ouvindo, eles podem se concentrar mais na compreensão do significado do conteúdo. Essa compreensão mais profunda permite que os alunos desenvolvam habilidades em inglês de maneira eficiente.

  • Resultados mais úteis: Falantes nativos de qualquer idioma dedicam 40 a 50 por cento do seu tempo a ouvir em uma conversa, de acordo com Vandergrift. Isso significa que ouvir é tão importante quanto falar em qualquer interação. Concentrar-se em ouvir enquanto aprende um idioma permite que os alunos melhorem em interações de inglês em um ritmo mais rápido.
  • Benefícios emocionais: Quando não se espera que os alunos falem nos primeiros estágios do aprendizado de idiomas, eles se sentem mais à vontade. Não ficam envergonhados por não conseguirem pronunciar as palavras corretamente. Também não sentem o estresse de ter um bom desempenho na frente dos outros. Isso torna o processo de aprendizagem mais agradável e prazeroso.

As Melhores Atividades Práticas de Audição de Inglês e Vídeos para Iniciantes

1. Atividades Iniciais para Praticar a Audição Inglesa

Assistir a filmes bilíngües

Existem basicamente dois tipos de filmes que você pode usar para essa atividade. Filmes originalmente feitos em sua língua nativa e traduzidos para o inglês para um público internacional. Dependendo da sua língua nativa, você pode ter muitos filmes para escolher ou apenas alguns.

E também filmes em inglês, geralmente feitos em Hollywood, traduzidos para a sua língua nativa. Como a indústria cinematográfica de língua inglesa, por padrão, procura lançar seus filmes em tantos países quanto possível, a maioria dos filmes é traduzido em vários idiomas. Por exemplo, a série “Harry Potter” foi traduzida para idiomas como hindi, francês, cantonês e muitos outros.

Para esta atividade, você assistirá ao filme uma cena por vez. Primeiro, assista em sua língua nativa e então em inglês. Dessa forma, você saberá o que está acontecendo na cena e no diálogo quando você assiste em sua própria língua. Então, quando você vê de novo em inglês, pode se concentrar mais nas palavras sem ficar totalmente perdido.

Anote tudo o que parece confuso ou difícil. Depois que a cena terminar, tente combinar as palavras em inglês com as palavras em seu próprio idioma. Concentre-se também nas diferenças de sons e modo de falar enquanto compara as duas versões.

Os melhores filmes para a prática de idioma são geralmente feitos para crianças. Os enredos são mais fáceis de seguir, o diálogo não é complexo e o vocabulário também não é muito avançado nestes filmes.

O Método Blackout

O método blackout é uma técnica usada pelos poetas do século XX. Recentemente, tornou-se popular entre escritores e artistas online que regularmente compartilham seus poemas no Instagram e no Tumblr.

Esta atividade prática é uma forma divertida e única de praticar a audição ativa (concentrar toda a sua atenção nos sons, gramática e significado das palavras enquanto ouve).

Primeiro, você precisa de uma gravação de áudio e uma transcrição deste áudio. O British Council tem uma ótima coleção de diálogos com transcrições para você começar.

Em seguida, siga estas etapas:

  • Ouça o áudio sem a transcrição: Ouça o áudio duas ou três vezes e verifique se você tem um bom entendimento do conteúdo. Anote todas as seções que não estejam claras.
  • Ouça enquanto lê a transcrição: Agora você verá toda a gravação escrita. Você pode entender partes confusas apenas lendo-as, ou pode pesquisar qualquer palavra que não conheça. Se você precisar ouvir o clipe de áudio novamente para obter uma melhor compreensão do texto, não hesite em fazê-lo.
  • Realce palavras novas ou interessantes: Elas formarão o seu poema blackout. Tente escolher palavras do começo, meio e fim do clipe. Quanto mais palavras novas no vocabulário você incluir, melhor.
  • Faça uma frase significativa usando essas palavras: Procure outras palavras na transcrição que possam ser usadas junto com as palavras escolhidas por você. Palavras de ligação, artigos, pronomes, etc., podem ser usados para completar as frases. Depois de selecionar essas palavras, realce-as também. Em seguida, use um marcador preto para apagar (blackout) todas as outras palavras que não foram realçadas.

Agora as novas palavras devem estar presas no seu cérebro! Não apenas você as escutou muitas vezes, você as usou para criar seu próprio poema em um novo contexto.

Refaça uma gravação

Se você não gosta de aprender sozinho e gosta de compartilhar conhecimento com os outros, então talvez você deva praticar em grupos. Para esta atividade em grupo, você precisa de pelo menos duas pessoas que também sejam alunos de inglês e, de preferência, uma pessoa que já seja fluente em inglês. Embora um professor não seja necessário para essa atividade, é sempre mais útil se alguém puder guiá-lo enquanto aprende.

Você precisa de cerca de 70 minutos para concluir esta atividade. Siga os seguintes passos:

  • Escuta individual: Selecione uma gravação que fale sobre algo que você já conhece (podcasts são um recurso excelente para essa atividade — você pode encontrar muitos podcasts em inglês aqui). Cada pessoa escuta a gravação individualmente e tenta ver o quanto entende.

Depois disso, todos os membros do grupo ouvem a gravação mais duas vezes, tomando notas em uma folha de papel. Essas anotações podem incluir palavras específicas ou os principais pontos da gravação.

  • Reconstruindo: Nesta fase, o grupo discute o que ouviram. Isso permite que os alunos se tornem mais confiantes em suas habilidades à medida que compartilham suas observações uns com os outros. Também ajuda a descobrir técnicas que podem ser usadas para melhorar suas habilidades de compreensão.

Feito isso, o grupo tenta anotar o que o orador no clipe de áudio disse. Tente recriar o script com a maior precisão possível.

  • Descoberta: Aqui, o grupo reproduz a gravação novamente para compará-la ao script recriado. Eles anotam os erros e discutem as partes que perderam.

O foco do grupo deve ser em gramática, vocabulário e os pontos mencionados no clipe de áudio. Todos os erros devem ser anotados em uma lista. Em seguida, o grupo precisa corrigir o texto ouvindo novamente ou procurando uma regra de gramática ou ortografia, se necessário.

2. Recursos para Prática de Audição de Inglês Iniciante

Playlist ‘English Sounds’ de Rachel’s English 

atividades-de-audicao-em-ingles-para-iniciantes

A pronúncia é uma das partes mais difíceis e confusas do inglês. Muitos alunos ficam confusos, pois as grafias e os sons das palavras variam muito. Os sons usados em inglês também podem ser muito diferentes dos usados em outros idiomas, especialmente os não-europeus.

O canal de Rachel apresenta uma série especial onde ela se concentra exclusivamente nos sons específicos do idioma inglês. Ela tem mais de 30 vídeos explicando como fazer vários sons. Esses vídeos abordam quase todas as vogais e consoantes presentes em inglês.

Todo iniciante se beneficiará desta série, pois aprenderá a identificar e produzir os sons. Isso ajudará nas habilidades básicas de escuta e pronúncia.

FluentU

atividades-de-audicao-em-ingles-para-iniciantes

FluentU é um recurso de prática de inglês interativo que ensina inglês a partir de vídeos autênticos — do tipo que os falantes nativos assistem. Há filmes, vídeos de música, palestras inspiradoras e muito mais, que foram transformados em ferramentas de prática de inglês .

Cada vídeo vem com legendas que você pode clicar para uma definição instantânea, ajuda visual ou pronúncia nativa. Isso significa que você pode aprender rapidamente novas palavras enquanto ouve ou verificar sua compreensão se não tiver certeza de que entendeu. FluentU também cria flashcards e exercícios para cada vídeo, para que você lembre de novas palavras quando terminar de assistir.

Se você não quer se distrair com os vídeos, também há arquivos somente de áudio para uma prática de escuta pura.

Os clipes são organizados por gênero e nível de aprendizado, incluindo iniciante inferior e iniciante superior. Você tem a flexibilidade de praticar com qualquer vídeo que lhe interesse. Mas a FluentU também personaliza a experiência sugerindo novos vídeos com base no que você já assistiu.

O melhor de tudo, você pode levar sua prática de escuta em qualquer lugar com o aplicativo móvel FluentU. Comece a explorar a biblioteca de vídeos completa de graça com uma avaliação do FluentU!

Kids’ Stories de British Council

atividades-de-audicao-em-ingles-para-iniciantes

O British Council é uma das organizações educacionais mais conhecidas do mundo. Nesta série do YouTube, fizeram curtas-metragens animados especiais que retratam histórias em inglês para crianças.

As histórias incluem contos tradicionais passados de uma geração para outra, juntamente com histórias estabelecidas no mundo atual.

Ritmo, sotaque e vocabulário são simplificados para que os iniciantes possam entender claramente o conteúdo. Os vídeos também têm legendas claras, o que significa que você pode usar os vídeos para praticar a leitura junto com a audição.

Como esses vídeos têm links em suas descrições onde você pode encontrar textos das histórias, são perfeitos para a atividade de blackout discutida acima.

Long Story Short

atividades-de-audicao-em-ingles-para-iniciantes

Esta é uma série online divertida feita para falantes nativos de inglês, mas pode ser entendida por iniciantes. Cada episódio descreve um evento cotidiano de maneira divertida, em menos de cinco minutos.

Os diálogos são repetitivos e simples e realmente úteis para entender o significado de palavras comuns. Eles se concentram em coisas comuns, como criar um site ou celebrar o Halloween, o que pode ajudar os alunos a entender a cultura dos falantes nativos.

O principal problema da série é que o ritmo é bastante rápido em todos os vídeos. Isso pode ser facilmente corrigido alterando as configurações de áudio no YouTube. Basta clicar no ícone da engrenagem no canto inferior direito do vídeo. Em seguida, selecione a opção “Speed” (Velocidade) e defina-a como 0,75 ou 0,5, o que diminuirá a velocidade do áudio.

Long Story Short é um ótimo recurso para a atividade “Refaça uma Gravação”, já que o discurso é muito natural e conta uma história relatável.

Playlist ‘Subtitled Spoken English’ de Daily English Conversation

atividades-de-audicao-em-ingles-para-iniciantes

Esta lista de reprodução do YouTube do Daily English Conversation apresenta vídeos de uma hora de duração com diferentes conversas sobre muitos tópicos. Geralmente, um vídeo tem até 70 conversas diferentes. Cada uma delas é repetida várias vezes, por isso é mais fácil para os alunos seguirem .

As conversas também têm legendas junto com narração, o que ajuda você a relacionar os sons com as palavras escritas. Mas os vídeos não têm recursos visuais, o que dificulta a conexão de palavras com objetos específicos.

No geral, a série é muito útil para pessoas que estão começando a praticar conversação ou ouvir inglês.

Funny Ads Compilation

Os anúncios destinam-se a comunicar algo rapidamente a um grande número de pessoas. Por esta razão, a maioria deles é curta e usa uma linguagem muito simples para que o público os compreenda instantaneamente. Isso torna os anúncios o conteúdo perfeito para a prática de inglês iniciante.

Esse canal geralmente combina os vários anúncios de uma ou duas empresas em vídeos de tamanho médio. Cada propaganda dura cerca de meio minuto e usa um idioma repetitivo. Às vezes, o vídeo pode ser bastante rápido, portanto, certifique-se de assisti-los em velocidades menores, se necessário.

A linguagem usado na maioria dos anúncios é casual e informal. Você pode anotar qualquer coisa que não entenda e procurar mais tarde. É melhor selecionar apenas uma ou duas propaganda de todo o vídeo e assisti-las várias vezes para que você tenha uma boa ideia sobre o conteúdo.

Diálogos e Encenações de English Singsing

atividades-de-audicao-em-ingles-para-iniciantes

Esta série ensina iniciantes como ter conversas simples na vida diária . Cada vídeo ocupa uma palavra ou tópico e, em seguida, fornece exemplos de como os falantes nativos os usam na realidade.

A série animada é projetada para pessoas que estão apenas começando sua jornada de aprendizado. Os vídeos possuem em torno de um minuto. As frases são muito curtas e o ritmo da fala também é lento .

Todos os vídeos têm legendas para que você possa seguir os diálogos corretamente.

Além de palavras reais, os vídeos também oferecem uma boa ideia sobre as regras de conversação em inglês.

Kids Interview Bands

atividades-de-audicao-em-ingles-para-iniciantes

Entrevistas são alguns dos formatos mais populares de conversação na mídia. Eles também são ótimos para aprender a fazer perguntas em inglês. Nesta série, duas crianças entrevistam membros de bandas de rock de toda a América.

As perguntas são geralmente curtas e as respostas também. Os alunos podem achar difícil entender alguns deles porque podem estar relacionados à cultura pop inglesa. Mas você sempre pode pesquisar online para saber mais.

Esta série é boa para os alunos que têm um vocabulário básico em inglês. É especialmente útil para alunos interessados em música. Como os entrevistadores são crianças, o vocabulário e os conceitos discutidos não são muito complexos.

Playlist ‘Daily Beginner Conversations’ de American Spoken English

atividades-de-audicao-em-ingles-para-iniciantes

Este canal foca apenas no inglês americano. Seus vídeos são diferentes porque eles primeiro narram toda uma sequência de eventos, depois se concentram em frases individuais com transcrições.

Enquanto assiste aos vídeos, tente focar nas palavras sublinhadas nas legendas. Essas são as palavras importantes e você provavelmente deve procurar sua definição no dicionário enquanto pratica.

A maioria dos vídeos trata de assuntos cotidianos como férias, empregos, relacionamentos e assim por diante. Os vídeos também têm ilustrações simples de desenhos animados que ajudam os ouvintes a se conectarem ao tópico da conversa.

Convos with My 2-year-old

atividades-de-audicao-em-ingles-para-iniciantes

Este é um popular programa do YouTube com mais de 740.000 inscritos. Em cada episódio, os YouTubers reencenam conversas que tiveram com seus filhos, mas as crianças são interpretadas por homens adultos.

Embora o enredo básico seja muito simples, é uma das séries mais engraçadas que já vi. A maioria dos episódios é muito curto e não ultrapassa cinco minutos.

É bom para observar falantes nativos de inglês. Mas desde que os diálogos originais sejam falados por crianças, a linguagem não se torna muito complexa para entender.

Convos é uma gíria significando “conversas”, e o tom geral do programa é muito informal e bem-humorado .

Escolher o conteúdo certo decide a qualidade e o sucesso de suas sessões práticas. Com esses recursos e atividades práticas, você deve se sentir preparado para praticar o inglês ouvindo da maneira certa, começando agora.


Dhritiman Ray é escritor de ficção, poesia e não-ficção. É especialista em tópicos como educação, psicologia e estilo de vida. Para saber mais clique aqui.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.