apresentacao-oral-em-ingles

Com Medo da Sua Apresentação Oral em Inglês? Siga Estas 6 Etapas

Quando você se levanta para uma apresentação oral, deve se sentir como um rockstar.

Confiante. Legal. Pronto para sacudir o público.

Essa é a situação ideal, pelo menos.

Na vida real, a maioria das pessoas — até mesmo falantes nativos de inglês — se sentem totalmente o oposto antes de uma apresentação oral.

Nervosos. Auto-conscientes. Com medo do público adormecer.

A maioria de nós já esteve nessa situação. Todo e qualquer estudante e profissional, em algum momento, terá que fazer uma apresentação oral. Claro que isso também inclui alunos de inglês. Na verdade, apresentações orais podem acontecer com mais frequência em uma aula de ESL, pois são uma boa maneira de os professores avaliarem suas habilidades de fala e escrita.

Este artigo fornecerá um exemplo de seis etapas para tirar de letra sua apresentação oral em Inglês. Forneceremos frases-chave, dicas e técnicas práticas em inglês que você poderá usar para qualquer apresentação no futuro.

Logo você estará apresentando em inglês com a confiança de um rockstar!

Siga este exemplo para arrasar em sua apresentação oral em inglês

Cada país tem diferentes padrões culturais de comunicação. No entanto, há um consenso geral nas faculdades e universidades de língua inglesa sobre o que faz uma boa apresentação oral.

Abaixo, mostraremos como escrever uma apresentação em inglês que seus ouvintes vão adorar. E então vamos mostrar as habilidades de fala e linguagem corporal em inglês que você precisa para apresentar de forma eficaz.

1. A introdução de sua apresentando uma apresentação em inglês

Ter uma introdução forte é extremamente importante porque define o tom para o restante da apresentação. Se o público não estiver interessado em sua apresentação imediatamente, provavelmente não prestará atenção ao restante.

Para ganhar o interesse de todos, tente usar uma linguagem que chama a atenção. Se a sua introdução é cativante o suficiente, o público não se importará se você tiver um sotaque ou pronunciar mal algumas palavras. Vão querer aprender mais sobre o seu tópico porque você fez um ótimo trabalho em torná-los interessados.

Aqui estão algumas ideias e frases de exemplo que você pode usar em suas próprias introduções:

  • Comece com uma história ou anedota pessoal, para que o público possa se relacionar com sua apresentação.

“When I was a child…”

  • Mencione uma estatística ou fato surpreendente.

“Did you know the U.S. is the only country that…”

  • Faça a platéia imaginar algo ou descreva uma cena cativante para eles.

“Imagine you are sitting on the beach…”

  • Mostre uma foto ou vídeo interessante na sua tela de apresentação.
  • Se apresentar também pode ajudar a tornar o público mais confortável. Não precisa ser nada extravagante.

“My name is John and I am…”

“I became interested in this topic because…”

2. Apoie suas afirmações com evidências

Se você já escreveu uma redação acadêmica em inglês, provavelmente teve que fazer alguma pesquisa para fornecer estatísticas e outros fatos para apoiar sua tese (seu ponto principal ou argumento). Assim como essas redações, muitas apresentações orais exigirão que você convença ou informe alguém sobre um tópico.

Sua apresentação precisará de informações e evidências. Para convencer alguém, precisará de provas convincentes. Ninguém ficará convencido se você simplesmente disser: “Precisamos parar o aquecimento global porque é ele ruim”.

Ao mesmo tempo, pode ser difícil expressar seus pensamentos ou argumentos se o inglês não for sua primeira língua. É por isso que pesquisar e encontrar fontes confiáveis é de extrema importância.

Usar informações e citações de fontes pode tornar sua apresentação muito mais forte. (Claro, lembre-se sempre de citar sua pesquisa corretamente para não cometer plágio!) Se você não tem certeza de como pesquisar ou onde procurar provas, O Centro de Redação da Universidade da Carolina do Norte fornece alguns excelentes exemplos aqui.

Ao terminar sua pesquisa, adicione uma seção ou um slide que forneça especificamente os fatos ou evidências para o seu tópico. Isso deve estar em algum lugar no meio da apresentação, após a sua introdução, mas antes de sua conclusão ou conclusão de pensamentos (basicamente como os parágrafos do corpo em um ensaio). Isso ajudará a manter suas idéias lógicas e a tornar uma apresentação realmente eficaz.

3. Incorporando Linguagem Persuasiva

Evidências específicas são cruciais para um argumento persuasivo. Mas, para realmente impactar seu público, você também precisa falar persuasivamente.

Precisa de um vocabulário que chame a atenção de todos? De acordo com Buffer, as cinco palavras mais persuasivas no idioma inglês são surpreendentemente simples:

  • You
  • Because
  • Instantly
  • New
  • Free (este é menos relevante para apresentações orais, já que é usado no contexto de persuadir as pessoas a obter um produto)

Usar essas palavras em sua introdução e em toda a sua apresentação ajudará a manter o público envolvido.

Por exemplo, se estiver fazendo um discurso persuasivo, falar diretamente com o público terá um efeito melhor:

“To help lessen the effects of global warming, the planet needs you.”

4. Using Logical Flow and Transitions

Como aluno de inglês, já houve alguma conversa que você não conseguiu seguir pois não sabia o que estava acontecendo? Uma barreira de idioma geralmente causa essa confusão. No entanto, mesmo que o seu inglês seja fluente, isso também pode acontecer quando ideias ou informações são apresentadas em uma ordem que não faz sentido.

Isso também se aplica a apresentações. Se a sequência é ilógica, o público pode ficar confuso. É importante ter uma sequência clara de pensamentos ou eventos. Um começo, meio e fim distintos com seqüências lógicas é necessário para que seu público acompanhe.

Como aluno de inglês, você pode não estar familiarizado com certas palavras ou frases de transição. Abaixo estão alguns exemplos de palavras e frases inglesas a serem usadas à medida que você faz a transição em sua apresentação oral.

Transições gerais que denotam sequência:

  • First…
  • Next…
  • Then…
  • In addition/additionally…

Quando você está chegando ao final de sua apresentação, é importante que o público saiba que você vai terminar em breve. Terminar sua apresentação abruptamente pode confundir o público. Ou a apresentação pode não parecer tão eficaz. Assim como em introduções e transições, há certas frases que você pode usar para encerrar sua apresentação.

Frases para concluir sua apresentação:

  • To conclude/In conclusion…
  • To sum everything up…
  • Finally…

5. Falando com clareza e confiança

Você pode estar receoso de sua capacidade de falar com clareza se não for fluente em inglês ou se tiver um sotaque. Mas sejamos honestos. Muitas pessoas não possui um limiar de atenção (o tempo que alguém pode se concentrar em uma coisa) elevado, então você precisa manter o público atento durante a apresentação. E para fazer isso, você terá que enunciar (falar claramente, em voz alta e com confiança).

Não espere que isso simplesmente aconteça no dia da sua apresentação. Você terá que praticar com antecedência. Desta forma:

  • Preste atenção em como seus lábios, boca e língua se movem. Pratique dizer sons e palavras diferentes repetidamente em frente ao espelho, ou peça a um amigo que o observe. Que formas sua boca faz? Quando sua língua levanta ou se move rapidamente? Como você pode alterar esses movimentos para tornar cada palavra mais clara?
  • Ouça como outras pessoas falam inglês para você saber como deve soar. Você pode fazer isso com amigos, ouvindo áudios em inglês ou assistindo TV. Pode até diminuir a velocidade das gravações de áudio para que possa realmente ouvir como diferentes sons ou palavras devem ser pronunciados.

FluentU é uma ferramenta especialmente útil para esse tipo de treino de escuta. Fornece vídeos autênticos em inglês, como apresentações, palestras inspiradoras, notícias e muito mais, que foram transformados em uma experiência de aprendizado de idiomas.

Você construirá seu vocabulário enquanto assiste — basta clicar nas legendas interativas para uma definição instantânea e pronúncia nativa de qualquer palavra. Os vídeos são relativamente curtos e organizados por gênero e nível de aprendizado, por isso é fácil encontrar um vídeo que funcione para sua prática de apresentação. Com o aplicativo móvel FluentU, você pode encontrar tempo para praticar em qualquer lugar, mesmo durante os dias mais movimentados na escola ou trabalho.

Além disso, FluentU possui muitos outros vídeos, como clipes de TV engraçados e trailers de filmes cheios de ação. É uma maneira divertida, porém eficaz, de aprender inglês da maneira como os falantes nativos realmente o utilizam.

  • Grave a si mesmo quando praticar sua apresentação. Isso ajudará você a ter uma noção melhor de como sua boca se move ou como você pronuncia palavras. Você também verá que tipo de erros cometeu e poderá corrigi-los.
  • Junto com a enunciação, é importante praticar sua fala lentamente. Estar nervoso pode te fazer apressar as coisas, mas o público pode não entender se você falar rápido demais. Tente ler sua apresentação por alguns minutos por dia para se acostumar a falar lentamente.

6. Contato visual

Na sociedade americana, é importante manter contato visual. É considerado rude não olhar alguém nos olhos em uma conversa. Evitar o contato visual (mesmo que não seja intencional ou por vergonha) pode frustrar seu público.

Portanto, ao fazer sua apresentação oral, você deve tentar fazer contato visual com seu público, especialmente se estiver nos EUA. O público não se sentirá apreciado se você olhar para suas anotações ou para a tela de apresentação. As pessoas podem ficar entediadas. Ou, podem pensar que você não está confiante em seu trabalho — e se você não estiver confiante, eles também não estarão.

Aqui está um exemplo de um orador demonstrando contato visual durante uma apresentação em inglês. Observe como ele tem o cuidado de fazer contato visual com todos os membros da audiência, olhando para a esquerda, para a direita e para frente durante a apresentação.

Seguir as dicas deste artigo ajudará a fazer da sua apresentação oral um sucesso. Quem sabe, talvez seu professor a use como um exemplo para outros alunos!

Como um bônus adicional, todas as habilidades necessárias para uma boa apresentação oral são necessárias no inglês cotidiano. Falar claramente, fazer contato visual e ter um fluxo lógico de idéias irá ajudá-lo a se comunicar melhor com os outros quando estiver conversando em inglês. Além disso, saber escrever uma introdução, usar linguagem que chama a atenção e fornecer evidências irá ajudá-lo nas aulas de inglês. Você será capaz de obter uma ótima nota em sua apresentação e melhorar suas habilidades de comunicação em geral.

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close