aprender inglês youtube

10 Canais Divertidos para te Ajudar a Aprender Inglês no YouTube

De acordo com as estatísticas do YouTube, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo usam o site de compartilhamento de vídeos.

Aquilo é enorme!

Você provavelmente é um desses bilhões de pessoas, veja vídeos todos os dias ou clique em alguns. Mas há algo que você pode não perceber sobre o YouTube: Pode ser uma ferramenta poderosa para aprender inglês.

Está certo: Se você usa o YouTube apenas para assistir clipes e procrastinar, você pode até estar se divertindo, mas você poderia estar se divertindo e aprendendo inglês também!

Abaixo, veremos alguns canais incríveis do YouTube que podem ajudar você melhorar seu inglês. Também veremos alguns canais legais de falantes nativos de inglês que te ajudarão a aprender sobre vários outros tópicos fascinantes!

Se você já é um “especialista do YouTube”, talvez queira pular para a lista de canais recomendados. Mas se você quiser tornar sua experiência de aprendizado de inglês no YouTube o mais eficaz possível, confira estas dicas gerais:

Dicas rápidas para usar aprender inglês no YouTube

1. Inscreva-se em canais do YouTube

Se você encontrar um canal do YouTube de que goste, provavelmente desejará retornar facilmente a esse canal no futuro. Você provavelmente também vai querer saber quando esse canal faz novos vídeos.

Basta procurar o botão “Subscribe” abaixo de um vídeo ou na página do YouTube de um canal. Então, toda vez que você abrir o YouTube, você pode ir direto para a guia “Inscrições” para ver rapidamente o que há de novo em todos os canais que você segue. É uma maneira de baixo esforço para garantir que você sempre tenha a oportunidade de assistir a novos vídeos em inglês.

2. Curta vídeos

Clique no símbolo no canto inferior direito de um vídeo para “curtir”. Isso também adicionará o vídeo a uma lista de reprodução de seus vídeos curtidos, o que permitirá que você volte facilmente ao vídeo novamente se quiser assisti-lo novamente.

Lembre-se de que inscrever-se em canais e gostar de vídeos pode dar suporte às pessoas por trás desses vídeos. Ao gostar e se inscrever, você definitivamente incentivará as pessoas que estão fazendo os vídeos a continuarem. Mas também pode afetar o modo como o YouTube lista e recomenda canais, pois os canais com mais curtidas e assinaturas costumam ser mais recomendados.

Isso é ótimo para o sucesso de longo prazo do conteúdo do YouTube que ajuda você a aprender inglês!

3. Ativar legendas

Você pode ver uma pequena caixa na parte inferior do vídeo que diz “CC”. “CC” significa “closed caption”, que basicamente significa “legendas”. Então, se você vir “CC”, poderá lá e ativar as legendas.

Algumas pessoas que criam vídeos fornecem suas próprias legendas. Se este for o caso, as legendas podem ser realmente precisas e úteis.

Às vezes as legendas são “automáticas”, quando um computador decide o que as pessoas estão dizendo – e geralmente entende errado. Então, se você clicar em “CC” e ler “gerado automaticamente”, saiba que pode haver alguns erros. Mesmo assim, as legendas ainda podem ajudá-lo a entender na maioria dos casos.

Legendas nem sempre são perfeitas. Mas algumas pessoas aprendem melhor lendo, então ativar as legendas podem ser uma boa opção para você.

10 Canais Divertidos para te Ajudar a Aprender Inglês no YouTube

Aqui estão dez excelentes canais do YouTube que podem ajudá-lo a aprender e melhorar suas habilidades em inglês. Vamos começar com alguns que são especificamente voltados para o aprendizado do inglês, seguidos por seis que são focados em tópicos mais gerais (mas ainda em inglês).

Recursos do YouTube para estudantes de inglês

engVid

aprender inglês youtubeComo você provavelmente pode imaginar, “engVid” é uma abreviação de “Vídeos em inglês”. É um ótimo recurso que, na verdade, é uma coleção de diferentes canais que podem te ajudar a aprender inglês. Canais engVid é administrado por um professor de inglês diferente, e eles enfocam tópicos como gramática, expressões idiomáticas, pronúncia e especialmente vocabulário.

Todos os canais geralmente têm estrutura e formato semelhantes e tentam copiar a experiência da sala de aula. Isso significa que os vídeos geralmente envolvem um professor parado na frente de um quadro branco e explicando novo vocabulário ou outros conceitos de inglês.

Esse formato pode ser bom para aprendizes visuais que gostam de ver palavras escritas ou que gostam de fazer anotações, e é especialmente eficaz para alunos que gostam da estrutura de um ambiente de sala de aula. Mas obviamente não inclui muitas fotos ou gráficos interessantes para ilustrar idéias.

Eu pessoalmente usei muitos desses canais quando lecionava minhas aulas de inglês. Um que eu particularmente gosto é JamesESL, que abrange um monte de ótimo vocabulário (por exempo, quando usar in, on and at) e tópicos de conversação (como religião ou política).

Eu também usei vídeos de Ronnie, que chama seu canal da EngVid “EnglishLessons4U”. Ela tem alguns bons vídeos com dicas de entrevista de emprego e o perguntas que você pode precisar responder em uma entrevista de emprego, e também discute tópicos mais polêmicos como sexo, drogas e palavrões.

Finalmente, também usei vídeos de outros professores da EngVid, incluindo Alex, que se concentra mais na gramática e na estrutura do inglês, e Jade, que fala sobre uma variedade de tópicos, mas de uma perspectiva britânica.

FluentU

aprender inglês youtubeSim, o FluentU tem seu próprio canal no YouTube que os alunos de inglês podem usar para aprender o idioma!

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência no YouTube, você deve definitivamente conferir o FluentU. No YouTube, temos aulas de inglês originais que ensinam tópicos importantes sobre vocabulário e gramática – muito para alunos iniciantes e intermediários aprenderem.

Mas o FluentU é muito mais do que um canal do YouTube. Acessível como um aplicativo para iPhone ou Android ou na web, o FluentU captura vídeos reais do YouTube em inglês – como trailers de filmes, notícias e palestras inspiradoras – e os transforma em experiências de aprendizado de idiomas.

Cada vídeo inclui legendas interativas, para que você possa tocar em qualquer palavra para ver uma imagem, definição e exemplos úteis. Você ficará exposto ao autêntico conteúdo nativo em inglês, com recursos interessantes como testes para ajudar a melhorar a memorização. É uma ótima opção se você estiver pronto para levar seu aprendizado do YouTube para o próximo nível.

Britlish

aprender inglês youtubeSe você adivinhou que nosso primeiro canal era uma abreviação de “English videos”, provavelmente você pode descobrir que se trata de uma abreviação de “inglês britânico”. E é exatamente isso que este canal é.

Este é um bom canal porque hoje em dia, muitos meios de comunicação, filmes e até mesmo aulas de inglês online estão em inglês americano. Mas é definitivamente importante que os alunos de inglês sejam expostos a uma variedade de sotaques e vocabulário, e esse canal pode ajudar nisso.

Alguns vídeos incluem aqueles que cobrem a pronúncia – por exemplo. a diferença entre “s” e “z” e como pronunciar o sufixo “-ed” no final de um verbo do passado. Também têm muitos vídeos sobre verbos frasais e expressões idiomáticas, incluindo um vídeo sobre expressões  que com mais de uma hora e meia de duração! Apenas lembre-se de que muitas das expressões são especialmente britânicas, então você pode não ter ouvido falar de alguns deles antes – alguns deles eram novos para mim também!

KidsTV123

aprender inglês youtubeSim, este canal é definitivamente feito para crianças, mas também pode ajudar adultos a aprender inglês! KidsTV123 tem uma coleção de músicas que são sobre o aprendizado em geral, mas muitas delas se concentram em elementos de linguagem que as crianças aprendem na escola, como números, cores e o alfabeto.

Os vídeos têm animações simples e claras e as músicas não são tão irritantes como as músicas de algumas crianças tendem a ser. Se você convive com crianças pequenas, está acostumado a ouvir músicas infantis até enlouquecer — mas, por algum motivo, as músicas deste canal não me incomodam tanto. Meu filho gosta especialmente de suas músicas sobre animais, como “The Animal Sounds Song” e “At the Zoo”.

Falando nisso, se você tem seus próprios filhos (ou conhece jovens que estão interessados em aprender inglês), pode assistir os vídeos com eles e aprender juntos! Eu usei “The Animal Sounds Song” algumas semanas atrás em uma aula avançada de inglês, apenas para rever as diferentes palavras inglesas que usamos para sons e animais.

Recursos do YouTube para falantes nativos

Os próximos seis canais são todos em inglês, mas a maioria é sobre outros tópicos além do inglês. Por causa disso, os estilos são diferentes dos três primeiros canais, mas isso pode ser uma coisa boa. Você ganhará exposição à pronúncia do locutor nativo e a ritmos falados, ao mesmo tempo em que aprenderá sobre tópicos interessantes. A maioria desses canais também inclui ilustrações e elementos visuais, para que eles possam prender mais sua atenção.

Mental Floss

aprender inglês youtubeÉ um canal gigantesco. Há muitos e muitos vídeos sobre assuntos diferentes, mas a maioria deles tem menos de 10 minutos. Eles geralmente têm três tipos de vídeos:

  • Misconceptions. Se você não sabe, a palavra “misconception” significa “equívoco”, basicamente algo que você acha correto, mas que não está correto. Esses vídeos são sobre tópicos confusos que as pessoas geralmente entendem mal, de doenças a religião.

Langfocus

aprender inglês youtubeEste é um canal relativamente novo dirigido por um cara chamado Paul. Nesses vídeos, ele explora diferentes linguagens do mundo e fala sobre o que os torna interessantes e únicos.

Para estudantes de inglês, pode ser interessante ver perfis de diferentes idiomas ou os vídeos onde ele compara diferentes idiomas. Há também documentários sobre diferentes tipos de idiomas ou tópicos interessantes relacionados a idiomas, como “Is English Really a Germanic Language?” ou “Polyglot Popes: What languages does the Pope Speak?

E ainda há cerca de 10 vídeos com dicas de estudo de idiomas. Como o nome indica, são vídeos sobre como melhorar o aprendizado de idiomas estrangeiros, como “How to Speak Multiple Languages Without Mixing Them Up” e“How to Improve Your Listening Comprehension.”

GEOgraphy Focus

aprender inglês youtubeEste é outro novo canal iniciado por Paul (o cara de Langfocus). O estilo desses vídeos é muito parecido com os vídeos no Langfocus, mas aqui a ênfase está na geografia e na cultura. Ainda é novo, mas está crescendo, e muitas pessoas que aprendem inglês estão naturalmente interessadas em diferentes pessoas e lugares ao redor do mundo.

Os países e lugares sobre os quais ele fala nesses vídeos incluem grandes destinos turísticos, da Alemanha ao Brasil, mas também há alguns lugares menores, menos visitados, como Liechtenstein ou Hong Kong, para manter as coisas interessantes.

Crash Course

aprender inglês youtubeComo alguns dos outros recursos desta lista, o Crash Course é na verdade uma coleção de diferentes canais. Cada canal apresenta um curso por meio de uma série de vídeos. Eles usam uma combinação de narradores humanos e animações, então eles geralmente são atraentes e envolventes.

Atualmente, o canal tem cerca de 20 cursos e a maioria dos cursos tem cerca de 30 vídeos cada. Por isso, há muito material para ajudar você a aprender inglês e outros tópicos. Eu sugiro apenas verificar a lista de cursos para ver o que lhe interessa. Como sou dos EUA, gostei da série U.S. History, e também gostei dos vídeos do world history and literature courses. Mas se você está mais interessado em ciência ou outros tópicos, eles também têm cursos de biologia, governo e política e até mesmo video games!

AsapSCIENCE

aprender inglês youtubeEste canal é sobre ciência, mas pode abranger tópicos científicos que são surpreendentes para você. Não se concentra nos tipos de coisas que você pode encontrar no Crash Course. Em vez disso, há muitos vídeos sobre tópicos não convencionais que você nem sabia que estava interessado.

Por exemplo, alguns vídeos estranhos e intrigantes incluem world history and literature courses. Meu favorito pessoal é “Does Being Cold Make You Sick?” Eu descobri isso depois de entrar em uma discussão com meus alunos sobre se as pessoas ficam doentes por ficarem na chuva (resposta: não necessariamente).

CGP Grey

aprender inglês youtubeCGP Gray é um americano que vive no Reino Unido e publica um vídeo a cada mês ou dois. Não é muito frequente, mas os vídeos geralmente são muito bem feitos e cheios de informações — e isso também significa que ele fala muito rápido, especialmente em seus vídeos anteriores.

Por causa da velocidade que Gray fala, este canal é especialmente ótimo para alunos de inglês intermediários ou avançados. Mas mesmo os iniciantes ainda podem aproveitar muito o inglês do canal, porque os vídeos geralmente têm legendas muito boas, então você pode apenas assisti-los novamente se você perder algo da primeira vez.

Os tópicos de os vídeos são ecléticos (há uma grande variedade), mas muitos deles são sobre ciência e tecnologia, eleições e fronteiras nacionais dos países.

Alguns de seus vídeos mais populares estão na série “explicada”. Nesses vídeos, ele aborda tópicos complicados e confusos e os explica de maneiras que os tornam mais fáceis de entender. Alguns dos mais populares incluem a diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra, a União Europeia e até mesmo o  Groundhog Day! E se você já se perguntou como Porto Rico é parte dos EUA, mas na verdade não é um estado, então o vídeo “ American Empire ” é para você.

Finalmente, Grey também faz dois podcasts diferentes que são postados no canal (mas eles também têm seus próprios canais). Eles são chamados de “Hello Internet” e “Cortex “, e em ambos fala com outro apresentador sobre eventos atuais, tecnologia e sociedade.

Os episódios de podcasts são muito longos (cerca de duas horas cada), portanto, se isso não lhe interessar, não se preocupe com eles. Mas eu pessoalmente acho que eles são muito agradáveis, e se você estiver interessado nos tópicos de que eles estão falando, pode ser outra boa maneira de praticar suas habilidades de escuta em inglês.

 

Não importa se seu interesse é aperfeiçoar sua pronúncia em inglês ou aprender mais sobre a Primeira Guerra Mundial, certamente há um ótimo vídeo do YouTube disponível para ajudá-lo. Continue explorando e aprendendo e, mais importante, divirta-se!


Ryan Sitzman ensina inglês e às vezes alemão na Costa Rica. Ele é apaixonado por aprender, café, viajar, idiomas, escrever, fotografar, livros e filmes, mas não necessariamente nessa ordem. Você pode aprender mais ou se conectar com ele através do site  Sitzman ABC.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.