aprender-ingles-whatsapp

Como Transformar o WhatsApp em sua Ferramenta Favorita para Aprender Inglês

Vou te contar um segredo.

Se você tem um smartphone, você pode acessar uma ferramenta de aprendizado de inglês simples e divertida.

Você pode já até ter em seu telefone. E até já usar todos os dias.

Não é um aplicativo de dicionário ou de tradução ou qualquer coisa voltada para estudantes de idiomas.

Estou falando sobre o WhatsApp!

WhatsApp é um aplicativo de bate-papo que permite conversar com pessoas que você já conhece e fazer novas conexões. Você pode ter conversas um-a-um, participar de bate-papos em grupo e fazer chamadas por meio do aplicativo.

O WhatsApp é muito popular em todo o mundo. É grátis e fácil de usar, disponível para a maioria dos telefones e inclui recursos simples para compartilhamento de arquivos, fotos, links e vídeos. Além disso, os bate-papos do WhatsApp são criptografados e privados.

Muitos de seus amigos já podem estar no WhatsApp, mas mesmo que não estejam, você ainda pode usá-lo para conversar com pessoas que pensam como você faça novos amigos.

Isso faz do WhatsApp uma ótima ferramenta para praticar e aprender inglês!

Por que usar o WhatsApp para aprender inglês?

Isso pode ser uma maneira não convencional (não comum) de praticar o inglês, mas um aplicativo móvel popular como o WhatsApp pode ajudar muito. Aqui está o porquê:

  • Você pode praticar em um ambiente familiar. Com o WhatsApp, você pode conversar e praticar seu inglês com pessoas que você já conhece, como amigos ou familiares.
  • Você pode colaborar com outros estudantes. Com bate-papos em grupo, você pode se comunicar com pessoas de todo o mundo que também estão aprendendo inglês.
  • Você pode usar o WhatsApp em qualquer lugar. Como o WhatsApp é um aplicativo para dispositivos móveis, você pode ler e responder a mensagens em sua programação e praticar em qualquer lugar.
  • Não há necessidade de pressa. Ao usar o WhatsApp para chats de texto, você pode reservar um tempo para refletir sobre suas respostas.
  • Você pode aprender enquanto digita. Usar o recurso de autocorreção do seu telefone é uma boa maneira de aprender a soletrar corretamente enquanto você conversa no WhatsApp.
  • Não é apenas texto. O WhatsApp tem chamadas de vídeo gratuitas, para que você possa praticar escutando em inglês também.

Agora podemos dar uma olhada em maneiras diferentes de usar o WhatsApp para aprender inglês.

Bate-papo: 3 Maneiras de Aprender Inglês com o WhatsApp

O WhatsApp tem vários recursos que podem se tornar ferramentas educacionais poderosas para os alunos de inglês. Você já pode estar familiarizado com esses recursos – você só precisa saber como usá-los para melhorar a linguagem.

1. Chats Pessoais

Se você já tem um amigo que é um falante nativo de inglês (ou um aluno avançado), será fácil começar a melhorar seu inglês com o WhatsApp. Converse com seu amigo para ver se ele ou ela está disposto a ajudá-lo a aprender.

Se assim for, você pode ter conversas de fluxo livre em uma variedade de tópicos em inglês!

Você pode discutir seus interesses, desde filmes até as últimas notícias sobre tecnologia. Essa abordagem permitirá que você pratique habilidades de conversação casuais em inglês, que são importantes para dominar em qualquer estágio do seu aprendizado.

Se você ainda não tem alguém com quem praticar inglês no WhatsApp, pode procurar um parceiro de bate-papo no seu fórum em inglês favorito (por exemplo, WordReference), postar em Reddit ou espalhar a palavra em Twitter.

Conversar no WhatsApp é uma forma eficaz de complementar sua aprendizagem de inglês. Quando estiver conversando, tente se desafiar. Escreva frases completas e use os conceitos de vocabulário ou gramática que você quer especificamente praticar.

Mais importante ainda, não tenha medo de cometer erros! Se o seu parceiro de bate-papo no WhatsApp souber que você é um aluno de inglês, ele entenderá que seus erros fazem parte do processo de aprendizado.

2. Grupos do WhatsApp

Grupos são um recurso favorito entre os usuários do WhatsApp. Eles são divertidos, fáceis para participar ou criar e podem ser muito úteis para praticar inglês com outros alunos.

Para criar um grupo WhatsApp, tudo o que você precisa fazer é tocar no botão “Novo Grupo” e escolher os participantes que você deseja adicionar. Eles precisam estar na sua lista de contatos do WhatsApp. Então você pode renomear o grupo e começar a conversar. É só isso!

Mas e se você não sabe com quem iniciar um bate-papo em grupo?

Boas notícias! Encontrar pessoas para um bate-papo em grupo do WhatsApp é mais fácil do que você pensa.

Para começar, olhe para as pessoas que você já conhece. Se você fizer cursos ou aulas de inglês, converse com seus colegas e veja se eles podem se interessar em participar de um grupo do WhatsApp. Será uma maneira útil para todos vocês discutirem o dever de casa, compartilharem conselhos e até mesmo enviarem fotos engraçadas ou links para artigos em inglês.

Se você tem amigos que sabe que estão aprendendo inglês, também pode convidá-los para participar de um grupo do WhatsApp. Você e seus amigos podem conversar em inglês, corrigir erros e trocar dicas e técnicas de aprendizado de idiomas.

Se você está aberto para conversar com outros alunos de inglês ao redor do mundo, mesmo que você não os conheça pessoalmente, você pode criar ou encontrar um grupo com plataformas como o Messengery. Messengery se dedica a ajudar você a encontrar grupos públicos em várias plataformas de bate-papo populares, incluindo o WhatsApp. Let’s Practice English foi criado especificamente para alunos de inglês.

Não importa que tipo de grupo você crie ou participe, lembre-se de que seu objetivo é aprender e melhorar seu inglês. Quando você conversa com outros participantes, você deve usar apenas o inglês. Se você estiver em um grupo criado especificamente para alunos de inglês, não tenha vergonha de fazer perguntas ou oferecer ajuda a outros usuários caso eles precisem.

É tudo sobre ajuda mútua e melhorar suas habilidades de linguagem através do compartilhamento de conhecimento!

3. Chamadas via WhatsApp

WhatsApp tem um recurso interessante que permite fazer chamadas de voz e ter chats de vídeo com seus contatos. Além disso, é grátis!

Então, quando estiver se sentindo corajoso e quiser testar sua pronúncia em inglês e suas habilidades de fala, você pode usar o WhatsApp para ligar para seus amigos que falam inglês ou para seus amigos de estudo.

O WhatsApp tem os recursos tradicionais de chamada de voz e de chamada de vídeo. Você pode considerar o uso de chamadas de vídeos, pois a observação das expressões faciais e do movimento da boca do seu amigo pode ajudar você a entender o que eles estão dizendo.

Lembre-se de que, enquanto estiver falando em uma chamada do WhatsApp, você também tem a opção de enviar mensagens de texto para seu amigo sem encerrar a chamada. Esse recurso pode ser muito útil se você estiver com problemas para entender algo que seu amigo está dizendo ou se quiser lembrar de uma palavra específica ou expressão no futuro.

O uso de chamadas do WhatsApp é perfeito para praticar conversação em inglês e melhorar suas habilidades de compreensão verbal. Também é uma ótima maneira de se sentir mais à vontade falando em inglês no telefone, o que muitas vezes pode parecer mais difícil do que conversar cara a cara.

 

Agora que você conhece todas as maneiras divertidas de usar o WhatsApp para aprender inglês, por que não experimentar?

Manter contato com amigos em bate-papos pessoais pode ajudar seu vocabulário e gramática. Conversar em grupos do WhatsApp é uma ótima maneira de praticar o inglês ocasionalmente escrito. Chamar alguém no WhatsApp aumentará suas habilidades de falar e ouvir.

Apenas divirta-se!

Se você ainda não tem o WhatsApp instalado, pode obtê-lo aqui

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.