aprender-ingles-spotify

Como Aprender Inglês no Spotify: Truques e Trilhas que Você Precisa Conhecer

Passageiros em trens. 

Alunos em salas de aula. 

Lojistas trabalhando.

Quase em qualquer lugar que você vá, você encontrará pessoas usando fones de ouvido e curtindo suas músicas favoritas.

Graças a serviços como o Spotify, agora temos acesso a todo um mundo de som em nossos smartphones.

Mas nós a usamos principalmente para fugir do mundo ao nosso redor. Usamos como outra distração.

E se você pudesse transformar o Spotify em uma ferramenta para aprender mais sobre o mundo?

E se você pudesse usá-lo para aprender a língua inglesa?

Neste post, vamos mostrar como isso pode ser feito.

Vamos dar-lhe alguns hackers Spotify para maximizar o seu aprendizado de Inglês, além de 16 dos melhores recursos de áudio em inglês que você pode encontrar neste aplicativo incrível.

O que é o Spotify?

Spotify é um serviço online que permite aos usuários ouvir música em qualquer lugar. O nome “Spotify” é uma mistura das palavras “spot” e “identify” (ambos significam ver ou encontrar algo – o que faz sentido, já que muitas pessoas usam o Spotify para descobrir novas músicas).

A maioria de seus recursos são gratuitos, mas alguns, como downloads de músicas, requer uma assinatura.

Spotify está disponível em mais de 60 países e pode ser usado em um computador, smartphone ou tablet, o que significa que você pode ter acesso a excelente conteúdo de audição em inglês em qualquer lugar que você vá.

Como Maximizar seu Spotify para Ouvir Inglês

  • Ver as letras das músicas: Os alunos podem veja as letras da maioria das músicas em inglês no Spotify. Basta tocar na barra “Now Playing” na parte inferior quando uma música estiver tocando.

Esse recurso é muito útil para desenvolver suas habilidades de compreensão auditiva e de leitura, além de expandir seu vocabulário. Ele também permite que você obtenha o histórico de como as letras foram escritas e o que inspirou o artista.

  • Crie playlists: Listas de reprodução são listas de áudio organizadas de acordo com algum tema comum. Você pode criar playlists de músicas ou podcasts em inglês com base em se eles são bons para prática de escuta, construção de vocabulário ou alguma outra habilidade de aprendizado de inglês.

Basta ir à sua biblioteca no Spotify e clicar em “Criar nova playlist”.

  • Ouça sem internet: Você pode usar o Spotify para reproduzir os podcasts e músicas que já estão no seu telefone ou computador. Com uma assinatura Spotify Premium, você também pode baixar seu áudio favorito e ouvi-lo sem qualquer acesso à Internet.

Isso é especialmente útil quando você quer aprender enquanto viaja e está sem Wi-Fi.

  • Obtenha recomendações de audição personalizadas: O recurso Daily Mix recomenda novas músicas com base no que você gosta e ajuda você a descobrir novos artistas. Isso é ótimo se você aprender inglês melhor através da música, já que você não precisará procurar constantemente novas músicas.
  • Evite ouvir “explícito”: O Spotify informará quando uma música é explícita , o que significa que ela contém palavrões ou algum outro conteúdo que não seja adequado para crianças ou para o local de trabalho. Isso torna mais fácil ouvir músicas em inglês em qualquer lugar ou encontrar conteúdo de audição familiar.
  • Use para karaokê: Karaokê é um jogo musical em que os músicos cantam uma música seguindo a melodia e as letras em uma tela. Se você pesquisar o nome de uma música com a palavra “karaokê”, poderá encontrar várias gravações no Spotify.

O karaokê é uma maneira muito divertida e poderosa de testar sua pronúncia em inglês e sua memória de vocabulário.

  • Adicione músicas desconhecidas que você descobrir por acaso: Você pode usar o Shazam app no seu telefone ou computador e adicionar automaticamente uma nova música à sua lista de reprodução do Spotify. Então, caso você ouça aquela música inglesa perfeita no rádio ou em uma loja durante suas compras, poderá salvá-la para a prática de ouvir mais tarde.

Se você gosta desse tipo de atividade de escuta em inglês, FluentU é a melhor ferramenta para complementar seu aprendizado.. FluentU oferece vídeos autênticos em inglês, incluindo vídeos de música, trailers de filmes, clipes de TV, palestras inspiradoras e muito mais, que foram transformados em aulas de idiomas personalizadas. Cada vídeo vem com legendas interativas, flashcards, transcrições completas e exercícios para você aprender inglês enquanto ouve e assiste.

Os vídeos são organizados por gênero e nível, por isso é fácil encontrar aqueles que funcionam para você. Além disso, a FluentU sugere novos vídeos com base no que você já aprendeu. Você pode explorar a biblioteca de vídeos completa gratuitamente com uma avaliação FluentU.

Spot On: O Guia Completo para Aprender Inglês no Spotify

Os melhores podcasts de aprendizado de inglês no Spotify

Os ingleses que falamos

aprender inglês spotifyNível: Iniciante

Este é talvez o maior recurso de escuta em inglês do Spotify . Tem cerca de 200 episódios. Em cada episódio, eles pegam uma frase e apresentam várias conversas usando essa frase.

As frases são explicadas claramente pelos anfitriões e pelo menos três exemplos são apresentados em cada episódio.

Os episódios são geralmente em torno de dois a quatro minutos e são feitos especificamente para a prática de escuta. Como o programa é feito pela BBC, possui inglês britânico. É melhor manter esse fato em mente, pois muitas dessas frases geralmente não são usadas pelos americanos.

O recurso é excelente para iniciantes e é especificamente projetado para eles.

Everyday Language

aprender inglês spotifyNível: Iniciante ao intermediário

Este podcast de Mark Quah é uma coletânea incrível de gravações sobre dicas, discussões e conceitos confusos em inglês. Mark também fala sobre as diferenças nas culturas que são relevantes para os alunos de inglês. Por exemplo, no episódio “Colours and Vision”, os palestrantes falam sobre como as cores diferentes significam coisas diferentes nas culturas inglesa e japonesa.

Alguns episódios também são dedicados a frases específicas em inglês como “the world is your oyster” e “don’t bite off more than you can chew.”

O estilo desta série é muito casual e de conversação. Os tópicos estão sempre relacionados a experiências pessoais e como a cultura impacta essas experiências. É uma boa fonte para aprender inglês informal.

Alunos intermediários podem aprender muito sobre os detalhes da cultura inglesa e da vida cotidiana. Os iniciantes podem se concentrar mais nos episódios que lidam com vocabulário e frases.

English at Home Is Fun

aprender inglês spotifyNível: Iniciante ao intermediário

Este programa é apresentado por Michael, Naho e Noriko. Michael é professor de inglês nos EUA e Noriko ensina inglês no Japão. Naho é a filha de nove anos de Noriko que é bastante fluente em inglês.

Cada episódio é uma discussão casual sobre festivais, jogos, comida, livros e dicas de aprendizado. Às vezes, outros professores de inglês também se juntam aos apresentadores.

O podcast é um ótimo recurso para aprender gírias e inglês casual . Também se concentra muito no aprendizagem cultural, por isso, se você está interessado em cultura americana ou japonesa, você vai adorar este show!

A maioria dos episódios tem 10 ou 15 minutos de duração e usa um vocabulário bastante simples.

Learning English Meditation

aprender inglês spotifyNível: Iniciante ao intermediário

Learning English Meditation é uma série de podcasts em inglês projetados para oferecer baixo nível de estresse. A série tem diferentes partes para aprender expressões idiomáticas, preparação para exames e gramática.

O áudio tem uma música de fundo suave que ajuda você a se acalmar e se concentrar nas palavras.

Você pode usar esse recurso de várias maneiras. Você pode escrever as frases e os idiomas para praticar a escrita e a ortografia. Você também pode repetir após o falante para praticar a pronúncia. Também é uma boa ideia anotar todas as palavras que você não entende e pesquisar o seu significado online.

The Living in English 365 Podcast

aprender inglês spotifyNível: Iniciante ao intermediário

O inglês é famoso por sua pronúncia confusa. Existem tantas palavras que são pronunciadas de forma diferente do que são escritas. Este podcast irá ajudá-lo a aprender algumas dicas básicas para torná-lo um melhor orador em inglês.

Hospedado por Ashley Rhone, o podcast muitas vezes fala sobre a cultura americana e a experiência de ser professora nos Estados Unidos. Por exemplo, ela fala sobre quando é aceitável abraçar uma pessoa na América. Ela também fala sobre as várias maneiras pelas quais os americanos se cumprimentam.

Os episódios têm cerca de 10 minutos de duração e são ideais para principiantes e intermediários.

Grammar Girl

aprender inglês spotifyNível: Iniciante ao avançado

Como o nome sugere, este podcast lida com tudo relacionado à gramática inglesa. Ele irá esclarecer conceitos gramaticais confusos e ajudá-lo a melhorar sua escrita. Ele também fala sobre como melhorar seu estilo de comunicação. Por exemplo, em um episódio, o hospedeiro explica quando os advérbios são bons de usar e quais advérbios são inúteis.

O programa também tem porções especiais para fatos ingleses gramaticais e interessantes, como por que os concursos de soletração são chamados de “spelling bees”.

No geral, Grammar Girl tem algo para cada aluno, independentemente do nível. Mas alunos intermediários serão os mais beneficiados com esse programa.

Plain English

aprender inglês spotifyNível: Intermediário

Este é um famoso podcast que não apenas ensina novas palavras e frases em inglês, mas também fala sobre eventos atuais. Cada episódio abrange uma notícia e uma nova palavra ou frase.

O apresentador fala em voz firme e lenta para que os alunos possam acompanhar o que está sendo dito. Além disso, o site Plain English também tem a transcrição de cada episódio. Assim, os alunos podem praticar ouvir e ler ao mesmo tempo!

O podcast é melhor para estudantes e pessoas interessadas no que está acontecendo no mundo. Mas como os episódios têm cerca de 20 minutos, eles podem ser um pouco esmagadores para iniciantes.

Premier Skills English

aprender inglês spotifyNível: Intermediário

Você é um estudante de inglês que ama futebol? Se sim, então este é o podcast que você sempre desejou.

Cada episódio deste programa fala sobre os jogos de futebol da temporada da Premier League. E, além de falar sobre as partidas, explicam regularmente as frases e palavras em inglês usadas.

Alguns episódios são mais focados em certas habilidades como fala, audição, gramática e vocabulário. Mas nesses episódios também eles usam conversas sobre futebol como exemplos para explicar os tópicos.

O podcast é em inglês britânico, pois é produzido pelo British Council. Este é um ótimo recurso para treinar escuta para todos os níveis, já que as conversas são naturais e se concentram em palavras e frases que todo falante de inglês usa em sua vida diária. Isso também é ótimo para aprender sobre palavras específicas para o futebol.

English Language Course

aprender inglês spotifyNível: Intermediário a avançado

Este minicurso é um resumo rápido das regras de pontuação em inglês. O estilo de inglês usado neste curso é bastante acadêmico e não é adequado para iniciantes.

Este curso é melhor para alunos que já têm um bom conhecimento do vocabulário e da fala em inglês, mas ainda lutam com a gramática. Isso também é bom para os alunos que conseguem falar e ouvir bem, mas que acabaram de começar a ler e escrever em inglês.

O curso é um ótimo exemplo de inglês acadêmico ou formal. É realmente útil para todos os alunos que estão aprendendo inglês para estudar em uma universidade inglesa. Além de ser uma introdução à pontuação, este curso também pode ser visto como uma introdução ao inglês formal.

The Language Learning Show

aprender inglês spotifyNível: Intermediário a avançado

The Language Learning Show é um podcast mais geral destinado a todos os alunos de línguas. Mas como o podcast é em inglês, é mais relevante para falantes de inglês.

É apresentado por Azren, que é professor de línguas e fala cinco idiomas. Ele fala sobre dicas e truques para aprender novas linguagens , assim como os problemas e desafios que a maioria dos alunos enfrenta.

Por exemplo, no episódio “Por que algumas pessoas progridem e outras não”, ele fala sobre a mentalidade necessária para aprender com sucesso novos idiomas. Ele também fala sobre sua própria vida naquele episódio e quais desafios ele está enfrentando.

Você pode querer pular para o meio do episódio, já que no começo ele geralmente fala sobre sua vida pessoal. Alunos intermediários e avançados também podem ouvir este podcast em geral, já que é bastante compreensível para todos os alunos.

The Actual Fluency Podcast

aprender inglês spotifyNível: Avançado

Assim como o podcast anterior, este programa fala sobre o aprendizado de idiomas em geral. Cada episódio é uma entrevista com um especialista em aprendizagem de línguas. As conversas geralmente são sobre as coisas necessárias para se tornar fluente em um idioma.

Os tópicos incluem motivação, técnicas, hábitos, cultura, viagens e até psicologia! Alguns episódios também falam sobre países específicos como a Espanha e a Indonésia e os desafios para aprender inglês nesses países.

Como os episódios costumam durar uma hora, pode ser realmente difícil para os alunos de nível inferior se concentrarem no conteúdo.

The Fluent Show

aprender inglês spotifyNível: Avançado

“The Fluent Show” é apresentado pela Kerstin Cable e fala sobre todos os aspectos de se tornar fluente em vários idiomas.

O show abrange uma gama diversificada de tópicos. Você pode aprender sobre ferramentas que você pode usar para melhorar suas habilidades, ouvir perguntas e responder a sessões, aprender como se motivar, descobrir como a cultura afeta seu aprendizado e ouvir entrevistas com especialistas em idiomas.

Como esse podcast tem mais de 90 episódios, os alunos devem pensar em seu objetivo antes de ouvir o programa. Se você quiser melhorar suas habilidades de conversação, é melhor escolher os episódios que tenham entrevistas. Para novas ferramentas para praticar inglês, ouça um episódio que lista as mais novas ferramentas de aprendizado de idiomas. Caso queira aprender novas técnicas, percorra os títulos dos episódios e escolha um que considere relevante para você.

Este podcast é melhor para alunos avançados, pois as conversas envolvem vários assuntos e alguns alunos podem achar difícil entender.

Audiobooks gratuitos no Spotify para atividades de listening

Kids’ Audiobooks

aprender inglês spotifyNível: Iniciante ao intermediário

Esta coleção de audiolivros reconta as histórias de animações infantis famosas. Inclui os contos de fadas de “Cinderela” e “Peter Pan”, o mito de Hércules e novos filmes como “Monstros SA” e “Procurando Nemo”.

A coleção é boa para alunos iniciantes e intermediários, pois a maioria dos audiobooks é bastante curta (cerca de 15 minutos de duração). A maioria desses filmes foi traduzida para vários idiomas, então você já pode estar familiarizado com eles. Isso torna mais fácil acompanhar o que está acontecendo.

Para treinar sua audição, você pode pausar após algumas frases e tentar repetir o que acabou de ouvir. Ou eles também podem escrever algumas das palavras difíceis como um exercício de construção de vocabulário.

Self-improvement Audiobooks

aprender inglês spotifyNível: Intermediário a avançado

Livros de auto-aperfeiçoamento são destinados a ajudar a melhorar sua vida e superar dificuldades. Estes livros têm uma longa história em literatura inglesa e mundial. Na maioria das vezes, esses livros tentam tornar uma pessoa independente, desenvolvendo habilidades que podem ser usadas em quase toda parte.

Nesta coleção, muitos livros clássicos estão incluídos, como “Think and Grow Rich” e “The Art of War.” Cada capítulo de um livro tem uma gravação separada, o que o torna ideal para a prática de ouvir.

Esta coleção é especialmente útil para alunos que querem entrar no negócio ou que querem melhorar suas carreiras.

Horror and Sci-fi Audiobooks

aprender inglês spotifyNível: Avançado

Você ama histórias sobre fantasmas e monstros? Ou você prefere histórias sobre o futuro distante no espaço e em outros planetas?

Esta coleção tem todas as histórias que você pode imaginar sobre essas coisas estranhas. Tem histórias dos mais famosos escritores de ficção científica como H.P. Lovecraft, Isaac Asimov, Kurt Vonnegut, George Orwell entre outros.

Para a prática de listening, é interessante ouvir os contos desta coleção como “The Quince Tree” ou “A Hunger Artist”. Como essas histórias são algumas das mais famosas do mundo, você também pode discuti-las com falantes nativos de inglês.

Classic Audiobooks

aprender inglês spotifyNível: Avançado

Esta coleção inclui as histórias mais famosas e lembradas em inglês. Já que a leitura destas obras requer muita habilidade, os alunos podem achar muito mais fácil ouvi-las.

Inclui romances como “Dracula,” “Moby Dick,” “The Invisible Man” e “1984”. Esta coleção é para alunos avançados, pois a linguagem dessas histórias é bem diferente do inglês de hoje.

Então, da próxima vez que você colocar seus fones de ouvido, lembre-se de que você pode usá-los para aprender e se conectar com o mundo, em vez de apenas se destacar dele. O acervo do Spotify é grande e diversificado — não se esqueça de aproveitá-lo ao máximo.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close