aprender-ingles-podcast

3 Maneiras Originais de Melhorar seu Inglês Falado com Podcasts

Você já ouviu um podcast em inglês?

Se sim, você provavelmente estava praticando suas habilidades de escuta (listening), certo?

Bem, você também pode usar podcasts para melhorar seu nível de fala!

Sério! E vamos mostrar três maneiras diferentes de usar podcasts para melhorar seu inglês falado.

Usando podcasts destas maneiras, você se lembrará de palavras e frases úteis, se tornará um melhor ouvinte e também será capaz de falar mais fluentemente.

Tudo bem se você não tem um amigo para praticar, porque esses exercícios podem ser feitos sozinho!

Antes de começarmos, é importante conhecer os dois tipos diferentes de fala que você ouvirá nos podcasts e como são diferentes.

Dois tipos de fala em podcasts

Você já percebeu que você fala de forma diferente em certas situações? Às vezes você precisa falar sobre algo por bastante tempo, como quando está contando uma história sobre algo engraçado que aconteceu com você.

Mas outras vezes, você pode estar conversando com um amigo, se revezando ao dizer frases curtas e fazer perguntas uns aos outros.

Temos palavras chiques para descrever cada uma dessas situações: monologue e dialogue (monólogo e diálogo).

Monólogo vs. Diálogo

A primeira situação, contar uma longa história, é um monólogo. É quando você passa a maior parte do tempo conversando. Você pode estar compartilhando o que fez no fim de semana, como você passou suas férias de verão, que livros você gosta de ler, etc.

O segundo exemplo — a conversa com o seu amigo — é um diálogo. Isso acontece quando não estamos falando apenas de nós mesmos. Em vez disso, fazemos perguntas e obtemos respostas. Em um diálogo você não fala por muito tempo, porque outra pessoa fala também, e você usa mais gírias e frases de conversação.

(Uma dica rápida para lembrar a diferença: Em muitas palavras em inglês, “mono-” significa “um” e “di-” significa “dois”.

Então, por que estou trazendo essas duas palavras? Porque é importante saber como falamos, já que não é o mesmo em todas as situações, e você ouvirá ambos em podcasts.

Monólogos e Diálogos em Podcasts

Em um monólogo você usa gramática correta, frases mais longas, menos gírias e fala por um longo período de tempo.

Um diálogo às vezes é mais fácil porque você usa frases e respostas mais curtas, você pode cometer erros gramaticais e usar palavras mais fáceis em geral.

Assim, os podcasts que você ouve podem ser uma pessoa falando sobre algo (um monólogo) ou duas ou mais pessoas conversando (um diálogo). Ambos os tipos de podcasts terão diferentes tipos de palavras, frases e expressões que você pode praticar para diferentes situações.

Vejamos um pequeno exemplo para mostrar por que a diferença é importante.

Um exemplo real de tipos de fala

Pedi a um dos meus alunos para falar sobre aprender inglês. Eu esperava um monólogo (talvez um pequeno discurso). Mas esta foi sua resposta:

I like learning English because it’s cool. Don’t know why some people don’t dig it. But I have my own method of learning, and I’m fed up with teachers that tell me they can teach me something, but then they fail.

O que há de errado com este monólogo? Bem, nada realmente, exceto que as palavras em negrito são frequentemente usadas em um diálogo. Parece que esse aluno está conversando com um amigo, já que ele usa frases mais curtas e muitas gírias.

É errado usar gírias em um monólogo? Bem, soa um pouco estranho.

Pegue a língua portuguesa como exemplo. Você fala de maneira diferente quando está na frente de uma turma ou com colegas de trabalho do que quando está falando com um amigo no telefone?

Conheça essas diferenças antes de usar podcasts para melhorar sua fala. Tente pensar em quais palavras podem ser usadas em certas situações, e suas habilidades de fala serão excelentes!

Aqui estão três maneiras interessantes de melhorar sua fala com podcasts.

3 maneiras originais de melhorar seu inglês falado com podcasts

1. Resuma o que você ouve em podcasts

Para este primeiro exercício, você precisará de um fone de ouvido com microfone (se estiver usando um computador), um programa de gravação de voz (qualquer computador terá um) e um pedaço de papel (onde depois escreveremos algumas palavras-chave). e frases).

Primeiro, ouça um pequeno podcast.

Enquanto estiver ouvindo, você vai escrever algumas palavras e frases que você ouve nesse pedaço de papel. Quais palavras você deve anotar?

Anote as palavras e expressões que:

  • Sejam novas: Você nunca tenha ouvido antes.
  • Não seja nova, mas você já esqueceu: Você já ouviu a palavra antes, mas esqueceu o que significa.
  • Familiar, mas usado com um significado diferente: Você já ouviu a palavra antes, mas ela é usada de uma maneira diferente.

Não escreva as palavras sozinhas se elas forem usadas com outras palavras. Por exemplo, para a palavra “launch“, escreva uma frase inteira “launch a campaign.”

Quando terminar de ouvir, procure as palavras desconhecidas em um dicionário para saber o que elas significam.

Em seguida, resuma o podcast em voz alta.

Use suas palavras-chave e frases como um esboço que o ajudará a passar de um ponto a outro. Esta atividade de conversação ajudará suas habilidades de monólogo.

Agora, defina um timer por cinco minutos e tente dizer seu resumo neste período de tempo. Boa? Em seguida, defina seu timer por três minutos! Você falará mais rápido toda vez que você resumir o podcast.

Quando estiver pronto, o próximo passo é se registrar resumindo o podcast.

E depois de gravar… ouça você mesmo! É sempre difícil ouvir uma gravação de sua própria voz, mas isso realmente vai ajudar você! Ouça qualquer erro ou má pronúncia e anote-os.

Nesta atividade, é importante que você observe apenas o esboço de palavras-chave e frases quando fala. Não ajudará a escrever um resumo inteiro e lê-lo. Por que não?

Por que é importante usar apenas um esboço com palavras-chave?

Bem, quando as crianças começam a falar, elas usam palavras isoladas. Dirão, “Milk, mama, please!”, por exemplo — usando palavras isoladas para formar uma frase.

A mãe provavelmente diria: “Would you like some milk?” ou “Do you want some milk?” Esta mãe está usando as palavras únicas da criança para fazer uma sentença. Aí a criança repete e pronto! É assim que aprendem a falar.

Então estamos fazendo a mesma coisa aqui: Olhe para as palavras e frases e tente juntá-las, sem escrever um texto. Vai demorar muito no começo,  e pode ser difícil, mas no final você aprenderá a falar.

Você começará a falar fluentemente pois tentará usar todas as palavras em voz alta de forma repetida, de modo que essas palavras permanecerão com você para sempre.

2. Repita (em voz alta) as frases que você ouve em um podcast

Este método consiste em repetir o que você ouve em um podcast de diálogo. Irá ajudá-lo a aprender e lembrar de gírias e frases informais que as pessoas usam em suas conversas reais e espontâneas.

Então, aqui estão alguns passos para tornar este exercício ótimo:

  • Escolha o podcast certo. Podcasts de monólogos não funcionarão para este exercício pois têm uma estrutura completamente diferente. Então, escolha uma entrevista ou um podcast que tenha uma conversa (veja minha lista de podcasts sugeridos no final do post). Ouça o podcast.
  • Selecione um trecho (algumas perguntas e respostas) e anote todas as frases. Anote exatamente o que todos dizem (palavra por palavra). Se você quiser repetir um diálogo da vida real, precisa lembrar (memorizar) as frases exatamente como elas são . Escrevê-las realmente ajudará você a aprender as frases.
  • Repita essas frases. Frase por frase, ouça o podcast e, em seguida, faça uma pausa e repita. Tente dizer da mesma maneira que você ouve no podcast. Repita uma e outra vez sentir que pode falar naturalmente. Então, pode até gravar e escutar!

3. Pesquisa por voz

Se você não tiver o script do podcast (a transcrição), pode ser difícil procurar novas palavras. Como elas são soletradas?!

Esta última atividade mostrará a você como se divertir descobrindo as novas palavras! Usando o seu conhecimento, o contexto do podcast e seu dicionário, você pode brincar de detetive para resolver o enigma.

Existem duas maneiras de fazer isso, e a segunda maneira também melhorará suas habilidades de fala/pronúncia:

  • Use as informações no podcast para adivinhar o significado da palavra .

Por exemplo, algumas semanas atrás, uma aluna estava trabalhando em um podcast e não conseguia descobrir a palavra “demolish“. Ela estava ouvia “molish“, mas não a palavra inteira.

Em vez de soletrar a palavra para ela, perguntei o que ela achava que a palavra significava. O tópico do podcast era sobre destruir um prédio para construir outro, então ela adivinhou que a palavra significava “destruir”.

Então, procuramos “destruir” no dicionário e vimos que uma palavra semelhante era “demolish

  • Use a Pesquisa por voz do Google para encontrar a palavra.

Este é um ótimo método que um dos meus alunos compartilhou comigo. Passei uma tarefa que era um pouco difícil demais para ele mas, quando nos encontramos novamente, ele entendeu todas as palavras! Fiquei surpreso, então perguntei como ele fez isso.

Sua resposta: Ele ouviu o podcast e ouviu as novas palavras. Ele escutou novamente para ter certeza de que ele poderia repetir   a palavra em voz alta.

Em seguida, foi até o Google e clicou na pequena imagem de um microfone no lado direito da barra de pesquisa. Isso permite pesquisar por voz! Então ele disse a palavra em voz alta e, na maioria das vezes, a palavra correta aparecia no Google.

Este método irá certamente reforçar as suas capacidades de audição, assim como a sua pronúncia em inglês — além disso, é divertido!

Escolhendo o podcast ideal para você

Agora que você conhece esses métodos, chegou a hora de começar a praticar! Vou compartilhar com vocês alguns dos principais recursos que tenho usado com meus alunos por mais de cinco anos.

Abaixo você encontrará os links e as minhas breves dicas finais sobre como escolher o podcast certo.

Podcasts de monólogos:

Podcasts de Diálogo:

Podcasts de diálogo e monólogo

Comprimento

Quando você está apenas começando, certifique-se de que seus podcasts não sejam muito longos (não mais do que cinco minutos) .

Sugiro usar Podcasts in English   para praticar diálogos (podcasts são 3-4 minutos) e American Scientific para monólogos (os podcasts são de 1 minuto).

A variedade do inglês

Obviamente, se você precisa praticar Inglês Britânico, pode preferir somente podcasts de inglês britânico, embora tente não se limitar a uma só variedade da língua inglesa.

Como o inglês é uma língua global, existem várias variedades que você ouvirá aonde quer que vá, assim aceite esse desafio e ouça muitos tipos!

Tema

Escolha temas que sejam interessantes para você! Você tem seu trabalho e seus hobbies, e é legal poder discutir esses tópicos quando conhecer pessoas que falam inglês.

Transcrição

Como já mencionamos, é bom ter uma transcrição para que você possa voltar a ela e aprender facilmente as palavras que não conseguiu ouvir bem. Transcrições também funcionam muito bem se você precisa praticar o método de repetição, porque não precisará anotar todas as frases que deseja praticar.

Espero que estas dicas ajudem você a começar a praticar suas habilidades de fala sozinho! Trabalhe duro, grave, ouça a si mesmo e depois pratique novamente, e verá alguns ótimos resultados em 2-3 meses!


Elena Mutonono é a autora dos cursos LinkedEnglish Pronunciation. Seus métodos de treinamento de pronúncia ajudaram alunos a obter um discurso claro, confiante e rápido, bem como melhorar sua compreensão auditiva. Ela dá aulas de fluência em inglês online e treina professores de inglês na área de empreendimento de professores online.

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.