aprender-ingles-no-twitter

#learnenglish: 6 Maneiras Legais de Aprender Inglês no Twitter

Você tweeta?

Em inglês, a palavra “tweet” simboliza o som que um pássaro faz, mas também é o nome das mensagens no site da mídia social Twitter.

O Twitter tem mais de 300 milhões de usuários, se você não é um deles, deveria ser!

Caso esteja procurando um lugar para ter conversas por escrito com falantes nativos, saber mais sobre o inglês do mundo real, descobrir o que está acontecendo no mundo e conhecer outros alunos de inglês como você, o Twitter é o lugar para você.

Usar o Twitter é gratuito e pode te ensinar muito sobre como as pessoas realmente usam o inglês.

Portanto, deixe os livros de lado por alguns minutos e aprenda um pouco de inglês no Twitter, 280 caracteres por vez.

O que é o Twitter?

Twitter é um site de mídia social que se concentra apenas em conversas e compartilhamento por meio de mensagens curtas. Você pode usar o Twitter para conhecer e conversar com novas pessoas, manter contato com amigos, promover produtos e postagens em blogs e muito mais.

A maioria das conversas é pública e qualquer pessoa pode se juntar a elas. Isso faz do Twitter um ótimo lugar para praticar inglês com muitas pessoas diferentes, falando sobre uma enorme variedade de tópicos.

O Twitter tem um limite no tamanho de cada tweet (mensagem) que você publica. Tweets podem ter apenas 280 caracteres. Isso significa que as mensagens podem ter no máximo 280 letras, números, símbolos e até espaços. Graças a este limite muito curto, o site realmente coloca o foco em conversas, atualizações curtas e pensamentos.

O Twitter mudou recentemente, pois anteriormente esse limite era de apenas 140 caracteres. E o Twitter ainda é um excelente lugar para os alunos de inglês se comunicarem com falantes nativos. Você não precisa se preocupar em cometer erros ou ficar de fora da conversa; todos são bem-vindos para participar!

Se você não tem uma conta no Twitter, você pode criar uma gratuitamente aqui. Certifique-se de definir seu idioma para o inglês, seguindo estas etapas e selecionando “Inglês”. Dessa forma, você pode aprender inglês simplesmente por entrar no Twitter.

Vocabulário essencial do Twitter em inglês

Devido ao limite curto do Twitter, os usuários se tornaram criativos sobre como eles o usam. Isso levou a muitas novas palavras e abreviações do vocabulário. Algumas dessas novas palavras são usadas até mesmo em outros sites de mídia social (como “hashtag”).

Aqui estão alguns termos que talvez você precise saber para aprender inglês no Twitter:

  • Hashtag: É o símbolo ‘#’ seguido por uma palavra ou frase – sem espaços entre as palavras. Aqui estão alguns exemplos de hashtags:
    • #TGIF – (“Thank God It’s Friday” – Graças a Deus é Sexta-feira) Usado por alguém ansioso pelo fim de semana.
    • #firstworldproblems – (“First-world problems” – Problemas do primeiro mundo) Usado para falar sobre problemas que mostram que você é privilegiado, como não ter o celular mais moderno.
    • #learnenglish – Para tweets sobre aprender inglês.

Hashtags são usadas como palavras-chave, para que seus tweets sejam mais fáceis de encontrar. Também podem ser usadas para falar sobre tópicos específicos ou em certos eventos (por exemplo, uma conferência, um jogo de esportes).

  • Tweet: Como um substantivo, são as mensagens no Twitter. (i.e. Did you see Beyonce’s latest tweet?) (Você viu o último tweet da Beyoncé?) Você também pode usar a palavra como um verbo, que é a ação de postar um tweet (i.e. I tweeted a lot today) (por exemplo, tweetei muito hoje).
  • DM: Direct Message. – Mensagem direta Uma mensagem privada que você pode enviar para alguém que ninguém mais verá. Você só pode enviar uma DM para um usuário se vocês seguirem um ao outro.
  • RT: Retweet. Retweet é quando você compartilha o tweet de alguém em seu perfil (para seus seguidores). Você pode retweetar um tweet para mostrar que concorda com ele.
  • Mention: Você pode incluir pessoas em conversas mencionando-as. Para fazer isso, você escreve o símbolo @ seguido do nome do Twitter, como @FluentUEnglish.
  • Feed: A lista de tweets de todas as contas que você segue no Twitter.

Se você nunca usou o Twitter antes, pode demorar um pouco para se acostumar, mas experimente! Se você já usa o Twitter em sua língua nativa – fantástico! Agora você também pode usar o site como uma ferramenta de aprendizado de inglês.

Há muito o que aprender no Twitter, então essas oito dicas te ajudarão a começar.

6 maneiras legais de aprender inglês no Twitter

1. Siga contas educacionais

Uma das melhores e mais fáceis coisas que você pode fazer para começar a aprender inglês no Twitter é seguir contas educacionais. Existem muitas contas no Twitter que publicam dicas diárias, truques e palavras de vocabulário. Muitas dessas contas também incentivam você a praticar ali mesmo no Twitter. Esta é uma ótima maneira de experimentar novas palavras, porque é rápido e você pode obter feedback direto.

Outras contas educacionais compartilham seus próprios posts e outros interessantes para alunos de inglês. Você pode usá-las quando tiver mais tempo para praticar sua leitura de inglês e descobrir novas dicas de aprendizado.

Algumas contas educacionais que você pode seguir no Twitter são:

  • @EspressoEnglish – Compartilha tweets diários com links para lições de inglês rápidas e páginas de construção de vocabulário.
  • @FluentEnglish – Compartilha todas as postagens de blog publicadas no Blog English Language and Culture.
  • @ WoodwardEnglish –  Tweeta palavras do dia, junto com exemplos de frases sobre como usá-las.
  • @PhraseMix – Compartilha links para aulas e dicas diárias de inglês.
  • @LearnEnglish e @LearnEnglish_BC – Compartilha expressões idiomáticas, palavras e outros recursos de vocabulário usando inglês australiano e britânico.

Depois de seguir algumas contas de aprendizado de inglês no Twitter, você começará a ver dicas e truques em seu feed todos os dias. Agora você precisa organizar tudo isso.

2. Crie listas para diferentes tipos de aprendizado

Fazer listas é uma maneira de organizar as contas que você segue no Twitter. Por exemplo, isso pode permitir que você agrupe todas as palavras do vocabulário diário em uma lista, todas as postagens em outra lista, etc.

Para fazer uma lista, basta visitar uma conta no Twitter, clicar no ícone da engrenagem no canto superior direito da página da conta e selecionar “Add or remove from lists.” Você pode ter quantas listas quiser, e elas podem ser públicas (compartilhadas com todos, como esta lista de ESL) ou privada (apenas para você).

Em seguida, vá para https://twitter.com/ [SeuNomeNoTwitter]/lists (apenas substitua “[SeuNomeNoTwitter]” pelo seu nome de usuário real do Twitter) e você verá todas as suas listas em um só lugar. Você também pode usar um serviço como TweetDeck, que permite criar colunas para diferentes listas.

3. Entre em conversas casuais

Uma das melhores coisas do Twitter é que você pode entrar em qualquer conversa. Você pode participar de conversas de seus amigos, conversar com outros alunos de inglês ou até mesmo pedir conselhos de inglês para falantes nativos.

Algumas hashtags úteis para entrar em conversas casuais são #twinglish, que é um lugar para praticar seu inglês e #grammarhelp, que é uma maneira de pedir ajuda para corrigir sua gramática. Você também pode tweetar para (ou mencionar) uma conta específica no seu tweet; muitas das contas educacionais estão felizes em ajudar alunos de inglês.

Outra ótima maneira de entrar em conversas no Twitter é encontrar algo que você está interessado – como um hobby ou um filme recente – e encontrar outras pessoas falando sobre isso. Para fazer isso, use a barra de pesquisa para procurar o título de um filme, o nome de uma celebridade, um hobby geral ou qualquer outra coisa em que você esteja interessado.

Depois de pesquisar, você poderá classificar todos os resultados por várias categorias, como fotos, vídeos e contas. A seção “Top” mostrará os tweets recentes mais populares, enquanto a seção “Live” fornecerá todos os tweets recentes sobre sua pesquisa. Todos esses resultados mostram o que as pessoas têm a dizer sobre seu interesse e oferecem algumas conversas em potencial para você participar.

Finalmente, keep an eye on (fique de olho) na lista “trending” no lado esquerdo da sua página do Twitter. Estas são hashtags atualmente populares no Twitter. A lista terá termos populares em sua localização atual. Você pode alterar a lista para exibir termos populares em uma cidade ou país que fala inglês clicando na palavra “change” na parte superior da caixa de tendências e escolhendo um novo local.

Você pode participar da conversa escrevendo seu tweet sobre esse tópico e incluindo a hashtag. Se você não tiver certeza do significado de uma hashtag ou de sua popularidade, clique nela para ver exemplos do que os outros estão escrevendo ou pesquise por ela no Google.

4.  Participe de discussões em inglês em seu campo profissional

O Twitter não é apenas um bom lugar para conversas casuais. É também um ótimo lugar para se conectar e aprender com outras pessoas em seu campo. Embora as pessoas usem linguagem casual online, você pode aprender um pouco de inglês profissional no Twitter apenas acompanhando notícias, encontrando postagens e artigos de blog e participando de conversas sobre o campo ou indústria em que trabalha ou estuda.

Por exemplo, se você estiver interessado em trabalhar em um hotel ou qualquer outra parte da indústria da hospitalidade, poderá encontrar alguns artigos interessantes procurando por #hospitality. Se você espera um dia ser um gerente de hotel (ou já é um), pode encontrar conselhos para líderes em #leadershipadvice.

Você pode encontrar comunidades e hashtags do Twitter para o seu setor apenas procurando no Twitter por uma hashtag ou usando um serviço como Rite Tag, que permite procurar hashtags.

5. Faça perguntas a falantes e especialistas nativos

Não tenha medo de tweetar para alguém no Twitter. Lembre-se, o Twitter é sobre conversas! É claro que nem todos no Twitter responderão a todas as suas mensagens e não é legal fazer muitas perguntas para a mesma pessoa.

Você pode dizer se alguém frequentemente responde às mensagens verificando quantas respostas elas publicam. Basta visitar a a conta e selecionar a guia “Tweets & Replies” na parte superior da página.

Alguns especialistas em inglês que ficariam felizes em ajudar com seu aprendizado de inglês são:

  • Benny Lewis é o fundador do site Fluent In 3 Months. Você pode pedir dicas de estudo, recomendações e outras perguntas sobre recursos de aprendizado de inglês.
  • Terry Fredrickson é um ex-professor de ESL que agora adapta artigos de notícias para alunos de inglês em Bangkok Post. Ele recebe discussões sobre os artigos que publica, então leia um artigo e compartilhe sua opinião ou pergunta.
  • Grammarly é um site de ajuda gramatical. Eles podem ajudá-lo a encontrar recursos de aprendizado ou responder perguntas gramaticais.

Se você não tem certeza se alguém pode ajudá-lo, basta perguntar. Veja se eles se importariam em responder a uma pergunta gramatical em inglês, por exemplo. Muitas vezes, se alguém não puder ajudá-lo, indicará a conta de alguém que pode.

6. Explore seus interesses

Mencionamos anteriormente que você pode usar o Twitter para acompanhar as coisas de que gosta ou está interessado. Essa é uma parte importante e incrivelmente divertida do Twitter. Muitas pessoas usam o Twitter para encontrar pessoas falando sobre tudo e qualquer coisa.

Suas marcas, celebridades, comediantes, atores e até políticos favoritos provavelmente estão no Twitter. Seu café local pode estar no Twitter. Algumas contas usam o Twitter para ficar em contato com seus fãs. Alguns usam o Twitter como um diário, postando seus pensamentos sobre o mundo ou seu dia. Outros usam apenas para serem engraçados.

Ao usar mais o Twitter, você encontrará contas que você gosta de ler e visitar. Aqui estão algumas excelentes contas para você começar:

  • Se você gosta de fatos interessantes, siga @qikipedia, que posta curiosidades e fatos interessantes.
  • Muitos cantores populares estão no Twitter, como @ Adele e @katyperry. Se você quiser saber onde seu cantor favorito irá se apresentar, ou ver suas fotos e pensamentos, pode segui-los.
  • Alguns funcionários e agências do governo também estão no Twitter, como a agência espacial norte-americana @NASA e até o presidente dos Estados Unidos, @realDonaldTrump.

Tenha em mente que muitos tweets, até mesmo de celebridades, podem ter gramática e ortografia incorretas. Em alguns casos, tweets são formais e adequados (como os tweets de Adele), e em outros casos são muito casuais (como os de Katy Perry).

Ao aprender inglês no Twitter, mantenha seus objetivos de aprendizado em mente. Lembre-se de que até mesmo falantes nativos de inglês podem cometer (e cometem) erros. Encontre contas que te interessam e com as quais você curta aprender. E o mais importante… Divirta-se!

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.