aprender-ingles-no-instagram

Imagem Perfeita! 6 Maneiras Divertidas de Aprender Inglês no Instagram

Quando foi a última vez que você recebeu um cartão postal?

No passado, eles eram usados diariamente.

Soldados os enviaram para suas famílias com fotos do campo de batalha.

Turistas usaram para mostrar suas viagens para todos os seus amigos.

Eles foram usados até para ensinar o primeiros cursos de longa distância nos anos 1840!

Quase ninguém os usa hoje. Mas nós temos algo muito similar online.

É chamado Instagram.

Assim como cartões postais, as pessoas usam fotos com texto para compartilhar suas vidas com seus amigos e entes queridos. Muitos usuários também o usam para compartilhar informações educacionais. Você pode aprender muito navegando pelas belas imagens e lendo suas descrições.

Nós já falamos sobre como você pode usar o Twitter e outros sites de mídia social para melhorar o seu aprendizado de inglês. Nesta postagem, falaremos sobre como você pode usar o Instagram para levar sua prática de aprendizado de inglês ao próximo nível.

O que é o Instagram? 

Instagram é uma rede social que foi lançada em 2010. Seu principal objetivo é permitir que os usuários compartilhem fotos e vídeos curtos com seus amigos ou com o público em geral. Foi lançado pela primeira vez como um aplicativo móvel em dispositivos da Apple e, em seguida, expandido para os dispositivos Android.

Neste momento, a rede social tem mais de 800 milhões de usuários ativos. Isso faz com que seja uma plataforma perfeita para interagir com outras pessoas, especialmente falantes de inglês e alunos. O conteúdo principalmente visual também torna atraente e facilmente acessível a pessoas de todos os níveis de aprendizagem e origens, uma vez que você não precisa conhecer um idioma para entender as imagens.

Mas a enorme quantidade de conversas que acontece aqui também a torna uma das melhores maneiras de expandir suas habilidades no idioma e aprender instantaneamente o significado das palavras, relacionando-as a imagens.

Termos importantes do Instagram que você deve conhecer (traduções diretas entre parênteses, caso haja)

  • Feed: Esta é a área onde você verá imagens e vídeos postados por pessoas que você segue. Geralmente, as postagens mais recentes estão no topo, mas outras coisas, como o número de curtidas e compartilhamentos, também alteram esse pedido.
  • Hashtag: Simbolizado pelo símbolo #, estas são palavras que ajudam outros usuários a encontrar conteúdo relevante. Pense neles como tópicos ou breves descrições. Podem ter uma palavra ou ser frases completas. Alguns exemplos incluem #nofilter, #picoftheday e #fashion. Como você pode ver, você não usa espaços entre palavras e (geralmente) nenhuma capitalização é necessária em uma hashtag.
  • Profile picture (Foto de perfil): Esta é a imagem ligada à sua conta. É como se fosse o seu rosto online. Geralmente, as pessoas usam suas próprias imagens, mas você pode fazer upload de qualquer coisa. O Instagram geralmente corta a imagem para torná-la menor e circular.
  • Caption (Legenda): Aparece abaixo de uma foto ou vídeo enviado. É a descrição do que você está compartilhando e onde você digita as hashtags relevantes. Você também pode adicionar um link para outra coisa, como uma página da Web ou outra postagem aqui.
  • Tagging (Marcação): Marcar (“to tag“) uma pessoa nas redes sociais significa que você inseriu este perfil em uma postagem ou comentário. Isso possui muitos usos no Instagram. Se você estiver compartilhando uma foto em que seus amigos também aparecem, pode marcá-los para que seus seguidores saibam quem eles são.

Toda vez que um perfil é marcado, a pessoa recebe uma notificação em sua conta. Também é usado para responder especificamente a uma pessoa na seção de comentários. Se você quiser marcar uma pessoa, basta adicionar o símbolo @ antes do nome do perfil. Por exemplo, @instagram marcará a conta oficial da rede social para minha postagem.

  • Bio: A descrição resumida do seu perfil, que pode ser vista por todos. Você pode usá-la para apresentar a si mesmo ou a sua empresa – ou até mesmo a sua causa – a todos os usuários que interagem com você no instagram.
  • Filtros: São efeitos visuais que você pode adicionar às suas fotos. Esta foi uma das principais razões pelas quais o Instagram se tornou famoso. Os efeitos podem variar de fazer uma foto em preto e branco ou até mesmo adicionar óculos ao seu rosto.
  • Stories: Este é um dos novos recursos da rede social. Os stories são postagens que desaparecem em 24 horas. Eles funcionam como apresentações de slides no sentido de que, em vez de rolar para cima ou para baixo para ver o próximo post, basta deslizar para a esquerda ou para a direita. O Instagram também permite fazer desenhos e adicionar texto ou emoticons às suas histórias.

Para uma lista mais abrangente de gírias da internet, leia este artigo.

Imagem Perfeita! 6 maneiras divertidas de aprender inglês no Instagram

1. Siga contas que se concentram no ensino da língua inglesa

Como pessoas de todo o mundo interagem nessa rede social, é natural que haja contas focadas em alunos de inglês. Estas contas te ajudam a se manter motivado, sempre postam atividades e desafios de vocabulário e também tiram dúvidas nas seções de comentários.

Claro, você também pode encontrar outros professores para ajudá-lo com a aprendizagem de línguas também. Muitas vezes eles estão procurando ativamente por um público e suas contas são preenchidas com materiais educativos que você pode usar para avançar seu aprendizado. Use a hashtag #englishteacher para encontrar professores de todo o mundo. Tente interagir com eles através de comentários e mensagens. Na minha experiência, a maioria fica mais do que feliz em esclarecer dúvidas e compartilhar dicas gerais sobre uma parte específica do aprendizado de inglês.

Todas essas são boas maneiras de encontrar uma comunidade de aprendizado em inglês que pode se estender além do Instagram também. Como a rede social é focada no compartilhamento de fotos, muitas pessoas compartilham sua vida cotidiana em suas contas. Como aprendizes de idiomas, essa é uma boa maneira não apenas de encontrar um parceiro de aprendizagem, mas também de fazer amigos e conversar sobre coisas interessantes.

Aqui estão algumas das contas mais úteis que você deve verificar:

English Tea Break

Esta conta é gerida pela professora de inglês Natalie Christine. Ela geralmente publica imagens de expressões idiomáticas e frases comuns usadas em inglês.

As postagens abrangem tanto expressões formais usadas no idioma inglês quanto algumas frases populares usadas em ambientes menos formais, como “recadinhos calorosos”. Essa conta é melhor para alunos intermediários a avançados, pois as descrições geralmente usam palavras complexas como “repreensão”, o que pode confundir os iniciantes.

Seu post sobre o acrônimos comumente usados em conversas on-line é um dos posts mais úteis que tenho visto no instagram.

BBC Learning English

A gigante internacional de radiodifusão tem tentado ativamente envolver os seus utilizadores em vários espaços online. Esta iniciativa está focada no seu programa de aprendizado de inglês, que já tem uma boa reputação.

Eles geralmente postam uma imagem com um exercício na legenda. Você precisa dar a resposta correta na seção de comentários. É melhor praticar leitura, audição, gramática e vocabulário. Ele também fornece a resposta certa em um link separado para que você possa verificar instantaneamente se o adivinhou corretamente ou não.

Este post mostra um pequeno vídeo onde eles entrevistam várias pessoas em Londres para definir a frase “roubar o trovão de alguém”. Na legenda, eles também vincularam um teste em que você pode testar seus conhecimentos ainda mais. É exatamente esse tipo de material que torna essa conta tão valiosa para aprender inglês.

English Teacher Joe

Essa conta é gerenciada por outro professor de inglês chamado Joe Crossman. Ao contrário das duas últimas contas, ele gosta de colocar um toque pessoal em seus posts, gravando-se em vez de usar imagens aleatórias.

A maioria de seus posts são exercícios de preencher os espaços em branco. Esses posts geralmente têm muitas fotos em série onde não só dizem a resposta certa, mas também porque está correto. Além disso, ele lista o uso correto de todas as opções do exercício.

Além disso, ele também gosta de fazer vídeos curtos, onde dá instruções para um exercício de aprendizagem e pede para postar suas respostas na seção de comentários. Ele gosta de verificar individualmente as respostas de todos e ajuda os alunos a corrigir seus erros.

Joe é muito interativo com seus seguidores e muitas vezes os incentiva a ter conversas.

English Without Tears

Esta conta do Instagram é uma mistura de humor e conteúdo sério. Gerenciada pela professora Gabriela Torrens, você verá muitos tipos diferentes de postagens nesta conta.

Há quadrinhos engraçados que fazem piadas sobre os equívocos comuns na língua inglesa.

Depois, listas simples, práticas e diretas sobre idiomas, palavras e gramática. Você também encontrará material de referência, como este gráfico mostrando a diferença entre fala direta e relatada.

Por fim, pequenas lições em vídeo que abordam detalhadamente um tópico específico usando exemplos.

English Outside the Box

Além da tutora Jennifer Nascimento, você também conhecerá toda a sua família. Ela mistura sua vida pessoal com seu perfil público e os exercícios de aprendizado de inglês são sempre anexados a um post em que você sente que Jennifer está compartilhando uma parte de sua vida com você.

A maioria das fotos está adivinhando jogos em que você deve adivinhar e comentar sobre o objeto que está sendo retratado no post. Ela também tem vídeos onde publica desafios de escuta de linguagem ou atividades para seus espectadores.

2. Leia poesia curta

A leitura de poesia é muitas vezes extremamente difícil para os alunos de inglês, porque eles têm palavras muito difíceis, metáforas específicas da cultura e seu significado não é óbvio para ninguém, nem mesmo para falantes nativos. Há poemas publicados fáceis por aí, mas eles são raros ou destinados a crianças.

O Instagram é um desses poucos lugares onde você pode encontrar poesia simples, mas boa. Como os escritores têm que compartilhar seus poemas através de fotos pequenas, a duração desses poemas é geralmente curta também. Isso faz com que seja ideal para os alunos satisfazerem suas necessidades poéticas sem ficarem confusos e frustrados.

Aqui está uma lista de poetas no Instagram que recomendamos:

Rupi Kaur

aprender inglês no instagramEla é uma das histórias de sucesso do Instagram. Ela promoveu seu primeiro livro de poemas, “Milk and Honey”, na rede social e vendeu mais de 2 milhões de cópias. Ela se tornou uma escritora famosa desde então. Publica seus poemas online regularmente e tem seguidores leais. Seus poemas são na maior parte quatro ou cinco linhas longas e falam sobre seus medos, desejos, inseguranças e sua vida em geral.

É bastante fácil entender sua poesia, uma vez que os sentimentos descritos são muito comuns. Ela também criou uma comunidade em torno de seus poemas, desta forma, estudantes de inglês poderão ter conversas profundas com muitas pessoas online e offline. Isso cria uma nova oportunidade para usar suas habilidades em inglês e melhorá-las.

aprender inglês no instagramAtticus Poetry

A poesia de Atticus é mais direta e literal que a de Rupi. Este pode ser um bom ponto de partida para iniciantes, já que a maioria de seus poemas têm uma ou duas frases longas, divididas em muitos versos. Ele escreve principalmente sobre o amor e a dor de um relacionamento fracassado. Seu livro “Love Her Wild: Poems” foi recentemente publicado e nomeado para o Goodreads Choice Awards 2017.

Tyler Knott

Tyler Knott Gregson é um fotógrafo e poeta que gosta de escrever sobre romance. Seus poemas estão no lado mais longo e são ideais para aprendizes intermediários que gostam de ler textos de tamanho médio. Seus poemas também são ideais para exercícios de preencher os espaços em branco onde você imprime a imagem, memoriza todas as palavras difíceis, apaga com um marcador e tenta adivinhá-las corretamente.

Makeblackoutpoetry

Isso leva uma abordagem completamente única à poesia. Os poemas são feitos usando textos existentes e os criadores apagam todas as palavras, exceto as que desejam manter. As palavras restantes devem formar um verso de um poema.

Ao contrário das outras contas, isso não é feito por uma pessoa. É um esforço conjunto da comunidade, e até você pode enviar um poema fazendo um post e usando a hashtag #makeblackoutpoetry em sua legenda.

Isso também é um exercício exclusivo para estudantes, onde podem testar suas habilidades de entender palavras individuais e usá-las em um contexto diferente para criar novas frases.

3. Faça o desafio da legenda

Esta é uma atividade muito famosa na comunidade Instagram. No desafio da legenda, uma foto é postada por um usuário usando a hashtag #captionthis e diferentes pessoas criam legendas engraçadas e inteligentes para essa foto e a publicam na seção de comentários. Este post é um bom exemplo.

Estudantes de inglês podem testar com que facilidade são capazes de descrever uma foto sem dicas textuais e usar seu conhecimento para criar uma frase expressando seus próprios pensamentos sobre ela. Na seção de comentários, eles também podem ver quantas palavras diferentes podem ser usadas para legendar a mesma imagem e se elas podem conectá-las à foto ou não.

Caso tenha algum problema em entender como uma legenda está relacionada à foto, não hesite em perguntar a outros usuários. A maioria das pessoas ficará feliz em ajudá-lo, especialmente se você mencionar que é um aluno de inglês.

4. Siga suas estrelas favoritas de língua inglesa

A mídia social é o lugar para seguir todas as pessoas famosas que você ama. Então, por que não melhorar seu inglês?

A maioria das celebridades em Hollywood ou em outros países de língua inglesa tem contas ativas no Instagram. Você verá que eles provavelmente postam fotos quase que diariamente e às vezes também respondem aos comentários dos fãs.

Como exercício de escrita, você pode seguir suas estrelas favoritas e postar um comentário em suas fotos todos os dias. Não precisa ser mais do que uma linha longa, mas você não deve escrever apenas uma palavra. Antes de postar, certifique-se de que a gramática está correta (você pode usar um verificador de gramática) ou talvez possa perguntar a um parceiro de aprendizagem se a sentença faz sentido ou não.

Celebridades costumam postar vídeos curtos sobre sua vida cotidiana. Estes não são apenas fascinantes para os fãs, mas também são valiosos para o aprendizado de idiomas.

Algumas das melhores celebridades que você pode seguir no Instagram incluem Taylor Swift, Millie Bobby Brown e Nick Jonas Todas essas pessoas são muito ativas e postam vídeos regularmente e interagem com seus fãs.

5. Desfrute de conteúdo educacional

Aprender inglês não deve se limitar a aprender gramática e vocabulário. Você pode melhorar suas habilidades de inglês enquanto se torna mais inteligente e se educar sobre assuntos que lhe interessam.

Essas contas populares do Instagram fornecem pequenos fatos interessantes, uma imagem por vez:

National Geographic

A icônica revista conhecida por suas fotos fantásticas e seu jornalismo científico também tem uma linda conta no Instagram. Eles geralmente postam fotos com uma longa descrição na legenda. Se você quer ter uma experiência de revista on-line, então este é o lugar que você deve ir.

Todos os alunos de inglês que amam a natureza e a cultura desfrutariam dessa conta!

NASA

A agência espacial americana não precisa de introdução. Eles postam fotos sobre o espaço e foguetes, com fatos pouco conhecidos. Eles postam pelo menos uma vez por dia, o que significa que você terá muito material para praticar inglês.

WTF Fun Facts

Ao contrário de outras contas, este perfil publica seus fatos como fotos. Normalmente, eles escrevem duas ou três linhas sobre o fato divertido e, em seguida, adicionam uma foto relevante. Esta pode ser uma conta mais adequada para alunos intermediários, pois a linguagem é mais simples e o texto é mais curto.

History In Pics

Este é provavelmente o melhor lugar para encontrar fotos únicas que tenham importância histórica. O foco é principalmente no século XX, desde aquela época em que a fotografia se tornou popular. As descrições são na maioria frases simples, e os iniciantes podem achar essa conta útil para a prática de leitura.

6. Encontre Memes Engraçados

Um meme é geralmente uma imagem com texto engraçado que é copiada e espalhada por toda a internet. Como o Instagram é baseado em imagens, não é de surpreender que você encontre muitos memes engraçados em várias contas.

O meme é a maneira perfeita de obter uma prática rápida de leitura de inglês, especialmente se você estiver aprendendo inglês informal. Geralmente há apenas quatro ou cinco palavras em um único meme e são extremamente divertidas.

Você pode encontrar vários memes no Instagram usando hashtags como #memestagram. Existe uma hashtag específica chamada #grammarhumor para memes relacionados à gramática inglesa. Se você não entende um meme, não hesite em pedir uma explicação na seção de comentários.

E se você é fã de memes de cães e gatos, tenha certeza de seguir catmeme.s e dogmeme.s para milhares deles.

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Eu acho que o Instagram é a prova de que às vezes as fotos podem te ajudar a aprender mil palavras.

Então continue navegando, praticando e aprendendo todos os dias.


Dhritiman Ray é escritor de ficção, poesia e não-ficção. Ele é especialista em tópicos como educação, psicologia e estilo de vida. Para saber mais clique aqui.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.