aprender-ingles-lendo-contos

8 coleções de contos perfeitas para aprender inglês

Você pode ter ouvido que a leitura é uma boa maneira de aprender inglês.

Mas e se você não estiver pronto para encarar um livro completo em inglês? Talvez seja legal tentar algo mais rápido e conveniente de se trabalhar.

Quando você quer algo curto, bem escrito e divertido para aprender inglês, você não pode errar com contos.

Contos vêm em todos os tamanhos e tipos, o que torna mais fácil encontrar algumas histórias do seu interesse.

A maioria não tem mais do que 30 páginas, e muitos possuem até menos que isso. Em apenas 2-3 páginas, você pode aprender uma grande quantidade de inglês!

Contents

8 coleções de contos perfeitas para aprender inglês

Life Is a Circus Run by a Platypus” — Allison Hawn

Gênero: Comédia

Duração média por história: 3 a 5 páginas

Nível de inglês: Iniciante ao intermediário

Esses contos seguem a estranha vida do autor, que teve que enfrentar tudo, desde iguanas gigantes até palhaços dançantes. Suas histórias bobas são divertidas e fáceis de ler, e são o ponto de partida perfeito para alunos de inglês que querem usar contos para aprender.

Winnie-the-Pooh” — A. A. Milne

Gênero: Fantasia infantil

Duração média por história: 10 a 15 páginas

Nível de inglês: Iniciante a intermediário

Você provavelmente já conhece este: “Winnie-the-Pooh” é uma coleção de histórias infantis encantadoras sobre as aventuras de um menino, seu urso de pelúcia e todos os seus amigos de Hundred Acre Wood.

Zombies vs. Unicorns” (compilados por Holly Black e Justine Larbalestier)

Gênero: Comédia

Duração média por história: 20 a 50 páginas

Nível de inglês: Iniciante a intermediário

Essas histórias curtas vão fazer você rir, pensar e, mais importante, escolher um lado entre o unicórnio e o zumbi. Qual é o melhor? Essas histórias únicas mostram um lado diferente dessas duas criaturas de fantasia.

Pretty Monsters” — Kelly Link

Gênero: Fantasia

Duração média por história: 50 páginas

Nível de inglês: Intermediário

Coisas fantásticas acontecem com os personagens dessas histórias. A avó de uma menina carrega uma aldeia inteira em sua bolsa. Um jogador de futebol espera que os alienígenas cheguem.

My True Love Gave to Me” (compilado por Stephanie Perkins)

Gênero: Romance (realista em sua maior parte)

Duração média por história: 20 a 50 páginas

Nível de inglês: Intermediário

Doze jovens autores contribuem para esta coleção de histórias de amor com temas de férias. Do Natal ao Hanukkah e Ano Novo, o amor floresce em todos os lugares para os personagens adolescentes desses contos.

The Bazaar of Bad Dreams” — Stephen King

Gênero: Terror

Duração média por história: 20 a 50 páginas

Nível de inglês: Intermediário

Prepare-se para se assustar com estes contos de Stephen King, o mestre do terror. King faz você pensar sobre a morte, a vida após a morte e o passado através de uma série de histórias assustadoras.

The Adventures of Sherlock Holmes” — Sir Arthur Conan Doyle

Gênero: Mistério

Duração média por história: 20 páginas

Nível de inglês: Intermediário-avançado a avançado

O lendário detetive Sherlock Holmes resolve crimes que nem a polícia consegue resolver. Ele olha atentamente para as pistas e usa sua genial habilidade de dedução. Alunos de inglês iniciantes e intermediários podem achar o inglês mais antigo desafiador.

The Great Automatic Grammatizator” — Roald Dahl

Gênero: Fantasia realista

Duração média por história: 10 a 40 páginas

Nível de inglês: Intermediário-avançado a avançado

Roald Dahl é um amado autor infantil (que escreveu”James and the Giant Peach”, “Matilda” e muitos outros livros), mas também escreveu para adultos. Esses contos são coletados de seus trabalhos adultos com adolescentes em mente, e têm um senso de humor negro e algumas reviravoltas interessantes. Essas histórias também são mais antigas, então pode ser um desafio para alguns leitores.

Por que os contos são uma ótima ferramenta de aprendizado 

Como mencionamos acima, existem muitos tipos diferentes de contos. Você pode encontrar histórias com alguns parágrafos e outras com até 50 páginas. No final deste artigo, você encontrará uma lista de coleções de contos no formato de livros impressos. No entanto, você também pode encontrar diversas opções em sites e revistas.

Por mais convenientes que sejam, você também pode encontrar muitas histórias curtas online ou em outros formatos digitais. Muitos sites de venda de livros como Amazon e Barnes & Noble têm versões em e-book que você pode ler em seu celular ou tablet. Algumas coleções de contos estão disponíveis como audiolivros, para que você possa ouvir a história lida para você.

Ao escolher um conto ou uma coleção para estudar, preste atenção nestas coisas:

  • O gênero, ou tipo (como fantasia, ficção científica, romance) e conteúdo: Você quer uma história que realmente goste de ler. Você costuma gostar de mistérios? Histórias assustadoras? Histórias de amor? Escolha algo que você acha que vai querer ler até o final.
  • O comprimento: Quanto tempo você tem para dedicar à leitura? Você quer uma história que possa terminar em uma só sessão? Ou você gosta de poder voltar a algo que estava lendo no dia anterior?
  • O nível de inglês: Você quer uma história que possa entender, mas que ainda te desafia um pouco.

Se você considerar todas essas coisas, com certeza encontrará alguns grandes contos. Mas como você pode aprender inglês com contos?

Como aprender inglês lendo contos

Contos são definidos por serem curtos. Isso significa que você pode gastar mais tempo com eles. Você pode usar esse tempo extra para preparar, reforçar seu aprendizado e muito mais. A ótima notícia é que todos os métodos de estudo que você aprenderá lendo contos podem ser aplicados a praticamente qualquer tipo de leitura.

Aqui estão algumas coisas que você pode (e deve) fazer antes de começar a ler seu conto:

  • Passe os olhos sobre o texto. Isso significa olhar o texto sem ler todas as palavras. Tente ter uma ideia geral do que se trata a história. Identifique ideias importantes, nomes, o cenário e outras informações. Isso te ajudará a entender melhor a história quando realmente lê-la, já que estará começando com uma boa ideia do que esperar.
  • Procure por palavras desconhecidas. Examine a história em busca de palavras desconhecidas. Pesquise o significado de cada uma delas. Ao se deparar com a palavra em sua leitura, você não terá que parar, pois você já saberá sua definição.
  • Observe a forma da história. Possui parágrafos curtos ou longos? Possui bastante diálogo ou nenhum? A forma do texto pode dizer muito sobre uma história antes mesmo de começar. Por exemplo, uma história com muitos parágrafos longos provavelmente significa que é uma história descritiva ou lenta, enquanto uma história com muitos parágrafos curtos é provavelmente mais rápida e pode ter um pouco de ação.

Ótimo, você está pronto para começar a ler! Aqui estão algumas coisas para manter em mente ao ler:

  • Não pare muito. Enquanto você está lendo, pode encontrar uma palavra que você não pesquisou de antemão, ou até mesmo uma frase inteira que você realmente não entende. Você pode querer parar e procurar, mas tente não o fazer! Quanto mais você pára enquanto está lendo, mais difícil será entender a história como um todo (pense em como iniciar e parar um carro no trânsito dificulta a direção). Simplesmente marque o que você não entende e retorne quando terminar de ler.
  • Busque momentos e informações importantes Contos não perdem muito tempo com informações desnecessárias, pois não possuem espaço para desperdiçar. Isto torna mais fácil encontrar a ideia principal, o tema (o significado geral ou a mensagem) e o enredo. Ao ler, esteja ciente dos pontos e momentos importantes. Você pode adicionar uma marca para encontrá-los novamente mais tarde. Este hábito te ajudará a entender melhor a história.

Completar uma história não significa que você deva passar imediatamente para a próxima. Passe algum tempo repassando o que acabou de ler. Esse tempo extra te ajudará a entender e lembrar melhor o que acabou de ler. Use estas dicas ao de terminar de ler:

  • Resuma o que você lê. Tente explicar o que você acabou de ler em poucas frases curtas. Você não precisa escrever ou falar em voz alta (embora ambos ajudem bastante!) Imagine que você está contando a um amigo sobre a história. Quais são as pessoas e momentos mais importantes? Sobre o que era?
  • Pense nos temas da história. Muitos contos são divertidos, mas muitos também têm uma lição ou ideia que eles querem que o leitor aprenda. Você deve ter notado um lugar, uma palavra ou outra coisa repetida na história. Você pode sentir que um momento na história em que uma coisa acontece tem outro significado, na verdade. Você sabe o que aconteceu na história, mas qual seu real significado? Pensar sobre o significado mais profundo e oculto por trás das palavras escritas pode facilitar a compreensão das muitas coisas diferentes que as pessoas querem dizer quando falam.
  • Releia a história. Você leu a história uma vez e absorveu o básico. Agora você está familiarizado com os temas, o significado real e todas as palavras e frases que não entendeu da primeira vez. Leia a história mais uma vez e perceberá que teve uma compreensão ainda melhor na segunda vez. Você pode até perceber coisas que não viu na primeira vez!

Agora que você está armado com todas essas poderosas dicas de aprendizado, está pronto para lidar com um ou dois contos. Fizemos uma lista de algumas das nossas coleções favoritas de contos. Encontre um ideal para atender aos seus interesses e nível de habilidade!

Qual coleção de contos é perfeita para você?

Explore as opções e você certamente encontrará algo que adorará ler (e usar para aprender inglês).

Mergulhe em um conto em inglês hoje mesmo!

 

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close