aprender-ingles-lendo

Aprender Inglês Lendo Filmes? 7 Livros Incríveis em Inglês com Adaptações Cinematográficas

Gosta de ofertas do tipo “leve dois, pague um”? 

Então você vai adorar ler livros em inglês que foram transformados em filmes incríveis!

Uma das maneiras mais rápidas de aprender e lembrar uma língua é lendo.

E uma das formas mais divertidas de aprender uma língua é assistindo a filmes.

Junte estes dois métodos de aprendizado e o resultado é algo realmente especial.

Ao escolher livros com adaptações para a telona, você transforma o livro e o filme em ferramentas de aprendizado ainda mais poderosas.

Você vai entender a história, conhecer os personagens como se fossem velhos amigos, aproveitar cada minuto de estudo — e será capaz de se concentrar em aprender o idioma, em vez de tentar entender o que está acontecendo.

Este post irá compartilhar técnicas específicas que você pode usar com estas combinações de livro/filme para expandir o seu vocabulário, dominar a gramática e melhorar seu inglês falado.

Como Aprender Inglês Rapidamente usando a Leitura: 7 Livros Incríveis em Inglês com Adaptações para o Cinema

Temos dois materiais de aprendizado para discutir aqui, mas vamos usá-los juntos, em combinação. Primeiro, vamos analisar os livros. Em seguida, aprenderemos mais sobre como usar as adaptações em filme baseadas nesses livros.

Por que os romances ajudam a aprender inglês rapidamente?

Você provavelmente já viu crianças indo dormir com suas “histórias de ninar”. É quando lêem histórias para adormecer à noite ou quando seus pais lêem para eles.

Essas histórias são grande parte de como as crianças aprendem sua língua nativa. É como a maioria dos falantes nativos aprende.

Você é encorajado a ler livros o máximo que puder, porque é isso que te faz inteligente. Isso porque ler te educa e ajuda a ter um vocabulário maior.

Quando você pára de ler, é muito mais difícil para o seu vocabulário crescer.

Ler romances ajuda você a obter um vocabulário maior e melhor em inglês, de forma mais rápida.

Se tudo o que você lê são livros didáticos, seu inglês pode soar estranho e seco. Os livros didáticos têm muita estrutura e escolhem quando e como ensinar determinado vocabulário básico. Já os romances constantemente te desafiam e apresentam novo vocabulário em todas as páginas.

Além disso, livros didáticos não são muito divertidos de ler. Romances têm histórias empolgantes que fazem você querer ler mais e mais, cada vez mais rápido.

Um benefício de ler um monte de romances é que você aprende uma ampla gama de palavras e frases. Fantasia, mistério, ficção para jovens adultos, não ficção, ficção científica e biografias usam diferentes tipos de frases, vocabulário e gramática.

Cada escritor tem seu próprio estilo, que é como um sotaque ou a maneira como falam. Isso pode ajudá-lo a entender os diferentes tipos de pessoas com quem você pode conversar na vida real.

Além disso, livros são uma ótima maneira de fazer conversa fiada com novas pessoas. Se você ler um livro bem conhecido, pode conversar sobre ele. Pode continuar ou iniciar conversas dizendo coisas como:

“I’m currently reading ___.”

“I’m reading ____ right now too!”

“I also read that a few years ago.”

“What did you think about that book?”

Essa é uma maneira fácil de começar a conversar mais com alguém, especialmente em situações mais formais em que as pessoas são bem cultas. Mesmo que a outra pessoa não tenha lido o mesmo livro, se também for um filme que tenham visto, você pode continuar falando sobre. (“I didn’t read the book yet, but I watched the movie. How is the book?”)

Ser capaz de discutir livros e filmes populares é apenas mais uma razão pela qual assistir filmes baseados em livros é uma das maneiras mais rápidas de aprender.

Por que assistir filmes baseados em livros?

Quando um livro se torna filme, as falas (conversas e descrições), o enredo (história) e os personagens estão todos juntos na tela.

Às vezes é muito mais fácil entender um filme do que um livro, pois você pode ver tudo. Você pode ler expressões faciais para entender melhor o que o personagem está dizendo.

Mesmo se você for um iniciante no idioma, poderá adivinhar mais facilmente o que está acontecendo no filme.

Ao ler um livro, você está praticando a leitura nesse idioma, e com filmes você também pode praticar sua audição. Também é mais fácil lembrar temas do enredo, pois são mencionados com mais frequência em um filme do que seriam em um livro. Isso te ajuda a lembrar coisas que você ouve e vê.

Ao assistir a um filme baseado em um livro, você pode ouvir as falas em voz alta e entender melhor a pronúncia das palavras.

Como aprender com filmes baseados em livros

Existem duas estratégias principais para lidar com esses combos de livro/filme:

  • Assistir ao filme primeiro. Quando assistir ao filme primeiro, você entenderá o que acontece no livro com muito mais facilidade. Você já conhece algumas das falas, entende a história e conhece os nomes e personalidades dos personagens. Você sabe o que vai acontecer. Isso significa que, quando ler o livro, todas as partes difíceis são tiradas de letra, e você pode se concentrar em entender as frases e palavras individuais do livro. Você também tem uma visão diferente do que está acontecendo no livro, por isso pode ser uma experiência divertida!
  • Ler o livro primeiro. Se você ler o livro primeiro, assistir ao filme depois ainda pode ajudar. Talvez haja partes que você não entendeu completamente, ou palavras que você não sabe pronunciar corretamente. Quando você assiste ao filme, consegue descobrir essas coisas facilmente.

Caso não tenha certeza do que ler, abaixo listamos diversos livros que também são filmes para você começar!

7 Romances Incríveis em Inglês com Adaptações para o Cinema

1. A série “Harry Potter” — J.K. Rowling

A maioria das pessoas já leu livros de “Harry Potter” em sua língua nativa, o que tornará divertido ver como as coisas são escritas na versão original.

Os livros foram escritos para crianças, por isso são mais fáceis de ler, no entanto, à medida que você lê mais livros da série, a dificuldade aumenta.

Você também deve saber que o livro original em inglês britânico é um pouco diferente da versão em inglês americano. Pense em qual tipo de inglês você precisa aprender antes de comprar os livros!

Enredo: “Harry Potter” se concentra em um menino órfão, com uma cicatriz que se parece com um raio, que descobre que é um bruxo. Após ser levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para estudar magia, sai em aventuras com seus amigos e, eventualmente, tem que lutar contra o feiticeiro do mal, Lord Voldemort.

Nível: Iniciante ao Intermediário

2. “How to Train Your Dragon” — Cressida Cowell

Outra série de livros infantis. Foi recentemente transformada em dois filmes de animação. Os livros falam sobre diferentes tipos de dragões e o que eles podem fazer. Isso torna uma leitura fácil e divertida para iniciantes.

Enredo: A história é sobre Vikings e um pequeno garoto chamado Hiccup, que se torna amigo de dragões, mesmo eles sendo perigosos. Ele doma seu dragão, chamado Toothless, e ajuda a acabar com as lutas entre dragões e humanos.

Nível: Iniciante

3. “The Hunger Games” — Suzanne Collins

Esta é uma trilogia de romances de ficção para jovens adultos (“YA Novels”), que ficou muito popular recentemente pois os filmes foram lançados nos últimos anos. Você encontrará ação, romance e questões políticas discutidas nesses livros.

Enredo: Em uma sociedade distópica, há uma competição anual chamada “Hunger Games” por razões de entretenimento e política, onde duas crianças de cada distrito devem lutar até a morte. A heroína, Katniss, entra no lugar de sua irmã e se une ao filho do padeiro, Peeta.

Nível: Intermediário

4. “The Fault in Our Stars” — John Green

Se passa nos tempos atuais e é outro livro “YA” com romance, comédia e uma história séria. Há milhões de fãs deste livro e filme extremamente populares. Como não é fantasia, são usadas muitas frases cotidianas.

Enredo: Dois adolescentes foram diagnosticados com câncer e se conhecem em um grupo de apoio. Ao se apaixonarem, eles lutam contra suas doenças juntos.

Nível: Intermediário

5. “The Color Purple” — Alice Walker

O filme baseado neste livro foi dirigido por Steven Spielberg e ganhou muitos prêmios. É mais adequado para leitores adultos pelo seu enredo sério. O inglês usado neste livro é mais antigo e meridional por causa do tempo e do lugar sobre os quais foi escrito.

Enredo: A história se concentra na vida de Celie e as lutas que ela atravessa enquanto vive no sul dos Estados Unidos. Tem temas de racismo e abuso, e também é considerado um romance americano clássico.

Nível: Avançado

6. “The Shining” — Stephen King

Caso esteja mais interessado em livros e filmes de terror/suspense, esta é uma ótima escolha. O livro é bem longo, como a maioria dos romances escritos por King, mas você ficará feliz em ler este livro por um longo tempo.

Talvez seja o mais famoso de todos os romances deste autor popular. É muito divertido e, para muitos, é uma história muito assustadora.

Enredo: Uma família se muda para um hotel enquanto o pai tenta superar seu bloqueio de escritor (quando um escritor não tem novas idéias). No entanto, ele lentamente fica louco no misterioso hotel.

Nível: Avançado

7. “Pride and Prejudice” — Jane Austen

Esta é considerada uma das mais belas histórias de amor de todos os tempos. Por ter sido escrito em 1813, a linguagem é muito antiga e sofisticada.

Há sempre várias adaptações para assistir quando você lê algo de Austen. Todo mundo tenta transformar esses livros clássicos em filmes!

Existem até versões cinematográficas muito modernas desta história em particular, como “O Diário de Bridget Jones”.

Enredo: Elizabeth Bennet encontra o Sr. Darcy e seus amigos quando eles se mudam para a cidade. Embora Elizabeth e o Sr. Darcy estejam atraídos um pelo outro, eles primeiro precisam lidar com questões como classe social, boas maneiras, família, sociedade e dinheiro para estarem juntos.

Nível: Avançado

Você pode encontrar centenas de adaptações de filmes, se quiser mais, procurando online, ou pode escolher um filme que já ama e ler o livro.

Quando terminar o livro, pode assistir ao filme novamente para aprofundar ainda mais o seu entendimento.

Agora que você tem vários gêneros, níveis e combinações para escolher, é hora de começar a ler!


Christine McGahhey é uma escritora americana atualmente vivendo na Coreia do Sul. Foi voluntária por vários anos ensinando inglês para estudantes e adultos.

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Enter your e-mail address to get your free PDF!

We hate SPAM and promise to keep your email address safe

Close