aprender-ingles-legendas

Já está aprendendo inglês com legendas? Comece hoje mesmo!

Você se lembra da primeira vez que assistiu a um filme com legendas?

Você provavelmente estava um pouco confuso sobre como ler as legendas e ainda prestar atenção ao que estava acontecendo no filme!

Legendas traduzem o diálogo em um vídeo.

Eles também podem transcrever o diálogo na mesma língua falada em um vídeo.

Existem legendas e closed captions: São um pouco diferentes um do outro. Closed captions não apenas transcrevem o diálogo, mas também descrevem os sonstrilha sonora que acompanham a ação nos filmes. Closed captions são muito úteis para pessoas com deficiências auditivas.

Ambas são ótimas ferramentas de aprendizado de inglês.

Seja para traduzir o diálogo para o seu idioma nativo ou para entender melhor o áudio em inglês, adicionar legendas à sua rotina de estudo é uma ótima ideia!

Por que alunos de inglês devem usar legendas?

As legendas oferecem uma maneira única de melhorar suas habilidades de compreensão de inglês. Quando você assiste a um filme ou a um programa com legendas em inglês, seu cérebro está formando uma conexão entre o que você ouve e o que você lê. As legendas são texto e você deve lê-las rapidamente para entender o que está acontecendo no filme. Então seu cérebro aprende a associar os sons com palavras escritas mais rapidamente.

Não só isso, mas as legendas também podem ser uma excelente ferramenta de aprendizado de vocabulário. Quando você quer dominar um determinado tópico do vocabulário de inglês (por exemplo, inglês de negócios, inglês de hospitalidade ou inglês para viagens aéreas), você pode aprender novas palavras assistindo a um documentário em inglês com legendas.

Há tanta variedade na programação com legendas, suas escolhas são praticamente ilimitadas. Há filmes e programas de TV com legendas, programas de notícias com closed captions e até aplicativos educacionais que ensinam inglês com vídeos legendados!

Onde encontrar vídeos legendados em inglês

Filmes em inglês, programas de TV e documentários são as melhores fontes para estudar com a ajuda de legendas. Há muitos recursos para assistir filmes online gratuitamente. Infelizmente, muito poucos deles oferecem conteúdo com legendas ou uma maneira de pesquisar conteúdo que tenha legendas. Abaixo estão dois ótimos recursos que oferecem essas opções.

PBS

A PBS é uma incrível empresa de radiodifusão americana que produz documentários e séries de TV extremamente interessantes. Você pode navegar pela coleção deles clicando nas abas Shows e Video. Procure por um sinal de ‘CC’ na parte inferior da janela de vídeo – isso significa que o programa tem closed captions!

BBC America

A BBC America tem muitos programas de TV novos e populares lançados pela BBC em todo o mundo. Assim como acontece com outras emissoras altamente respeitadas, ela oferece closed captions em todo o seu conteúdo. Tudo o que você precisa fazer é clicar no botão CC em cada vídeo. Você não precisa fazer login para assistir aos programas, e eles são gratuitos!

Se você preferir assistir vídeos mais curtos com legendas, abaixo estão suas melhores apostas.

YouTube

O YouTube é uma resposta fácil às suas necessidades de estudo. A variedade de conteúdo no YouTube é impressionante: você pode encontrar vídeos sobre qualquer assunto, seja comédia, trailers de filmes, tutoriais ou vlogs (blogs de vídeo).

Muito do conteúdo mais popular virá com legendas ocultas. Tudo o que você precisa fazer é clicar no botão CC abaixo do vídeo para ativar a função. Infelizmente, nem todos os vídeos os têm, porque os criadores de vídeo precisam ativar essa opção quando enviam conteúdo para seus canais. A boa notícia é que cada vez mais canais do YouTube contam com a função CC!

FluentU

Caso queira ter 100% de certeza de que qualquer vídeo que você queira assistir possua legendas, FluentU é para você. FluentU captura vídeos do mundo real – como videoclipes, trailers de filmes, notícias e palestras inspiradoras – e os transforma em lições personalizadas de aprendizado de idiomas.

Sua biblioteca de vídeos é enorme e contém vídeos autênticos. Isso significa que você pode assistir aos mesmos tipos de vídeos que os falantes nativos. Além disso, ao contrário dos serviços acima, o FluentU te ensina inglês ativamente. Cada vídeo da coleção tem legendas, explicações, testes e notas de vocabulário. Experimente no site ou com nos apps para iOS e Android!

Vimeo

Vimeo é outro ótimo recurso para vídeos, clipes e até filmes de ação de curta duração. No entanto, como o YouTube, embora grande parte do conteúdo tenha legendas ou closed captions, muitos vídeos não contam com essas opções.

Não há opção de classificar vídeos por disponibilidade de legendas. Se o vídeo que você deseja assistir possuir essa opção, você verá o ícone CC abaixo dele – clique e você poderá começar sua sessão de estudos!

Canais de televisão

Se você quiser ficar longe da internet enquanto estuda, confira seus canais de TV. Os principais canais americanos de língua inglesa como CBS, NBC, ABC e Fox oferecem closed captions em seu conteúdo, incluindo nos noticiários e programas de TV que transmitem.

Ativar closed captions na sua TV pode ser um pouco complicado, porque depende do tipo de TV que você possui. Na maioria dos casos, você poderá fazê-lo em seu controle remoto acessando configurações ou opções de vídeo ou canal.

Como aprender inglês com legendas

Agora que você conhece as muitas vantagens das legendas e onde encontrar conteúdo com legendas, você pode começar a usar legendas em suas sessões de estudo!

Aqui estão algumas idéias práticas sobre como fazer isso.

Iniciante

Se você é um aluno de inglês iniciante, comece com vídeos mais curtos que você pode facilmente pausar e assistir novamente. Legendas ocultas serão as mais úteis para você como iniciante. Você estará lendo não apenas diálogos, mas também aprendendo adjetivos usados para descrever sons e humores. Lembre-se de que ler as legendas e ouvir o diálogo de uma só vez não é fácil, então seja paciente consigo mesmo!

Intermediário

Como um aluno de inglês intermediário, você tem muitas opções. Por exemplo, encontre um programa mais longo que você possa assistir em uma ou duas horas. Pode ser um filme, documentário ou programa de TV em inglês, com legendas em inglês ou closed captions. Legendas irão ajudá-lo a entender o que está acontecendo na história, enquanto você se acostuma a ouvir fala e diálogos em inglês de tamanhos variados.

Este exercício, embora divertido, é completamente sobre imersão! Melhorará suas habilidades de escuta rapidamente. Ouvir inglês falado e usar legendas como ajuda permitirá que você fique confortável com a língua inglesa fluindo ininterruptamente.

Avançado

Se você é um aluno de inglês superior a intermediário, as legendas te ajudarão a praticar habilidades de escuta para um tópico específico (por exemplo, medicina, política, finanças). Comece escolhendo um programa que corresponda a um certo tópico. Pode ser um documentário, um programa de informação ou um segmento de notícias. Se você já possui uma lista de vocabulário para o tópico, mantenha-a por perto. Após começar a assistir ao vídeo, preste muita atenção nas legendas para capturar as palavras da sua lista de vocabulário e ouvir como elas são usadas na narração ou diálogo. Retroceda ou reinicie o vídeo conforme necessário.

Se você é um aluno de inglês avançado, pode se concentrar no desenvolvimento de vocabulário com a ajuda de legendas. Por exemplo, se houver um tópico que você ainda não conhece bem, provavelmente terá problemas para entender artigos, livros ou outros materiais sobre esse tópico.

Encontre um vídeo legendado sobre o mesmo assunto – pode ser um filme longo ou um vídeo curto – e assista-o, concentrando-se em ouvir e identificar palavras desconhecidas. Ao se deparar com uma, anote-a para praticar mais tarde. Passo a passo, com a ajuda do vídeo, você criará uma lista de vocabulário que poderá estudar a qualquer momento. Você também se tornará muito mais confortável com o tópico que você está estudando em geral.

Em suma…

Estas são apenas algumas ideias sobre como tornar as legendas parte do seu processo de aprendizado de inglês. Há muito conteúdo disponível para você, tanto online quanto offline. Com algumas pesquisas, você poderá encontrar vídeos que o ajudarão a progredir mais rápido do que você imaginou.

Ser capaz de prestar atenção às legendas é uma habilidade muito útil em geral, e isso ajudará muito nos seus estudos de inglês.

Feliz maratona – enquanto lê!

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.