aprender-ingles-imersao

5 Opções Maravilhosas para Aprender Inglês Através da Imersão

Quer saber como você vai usar seu inglês no mundo real?

Aprender inglês é mais do que rever vocabulário e gramática.

Você precisa saber como usar a linguagem e ouça como os outros o usam.

Felizmente, há uma maneira de aprender inglês que irá ajudá-lo com essas duas coisas: imersão.

A imersão é uma maneira mais natural de aprender uma língua.

Isso não só te ajuda a aprender habilidades de idioma do mundo real, também torna o aprendizado divertido!

Também torna o aprendizado mais fácil, porque você pode aprender a língua de uma forma que se relaciona com sua própria vida e experiências. Isso faz com que o idioma pareça mais relevante, e te dá mais motivação para aprender.

Por exemplo, se você quiser usar seu inglês em seus negócios, talvez prefira aprender com o áudio comercial autêntico em vez de fazer um curso de inglês.

Se você está ficando entediado aprendendo vocabulário aleatório de comida, talvez você prefira aprenda o vocabulário de um programa de televisão em inglês sobre culinária.

Ou talvez você só gostaria de conversar sobre diferentes tópicos com um tutor em inglês, em vez de ficar sentado em uma sala de aula o dia todo.

Não importa quais sejam seus objetivos de aprendizado de inglês, a imersão pode te ajudar a alcançá-los.

Neste post, vamos explorar as muitas maneiras diferentes de aprender inglês por imersão.

O que é imersão?

Uma maneira de olhar para a imersão é que é uma maneira de se unir à cultura da língua que você está aprendendo. No caso do inglês, você pode usar a imersão assistindo a filmes em inglês, lendo livros em inglês e até comendo comida de países de língua inglesa.

Para ir ainda mais longe na imersão, você pode se mudar para um país de língua inglesa ou uma área onde moram muitos falantes de inglês. Você ouviria o idioma regularmente. Isso te ajudaria a ouvir a língua falada no mundo real, fornecendo exposição (acesso e experiência) além dos exercícios de livros didáticos.

Perguntas comuns sobre imersão

Preciso ir à algum lugar?

Qualquer aluno de idiomas dirá que eles aprendem melhor quando usam o idioma dia e noite. Mas é realmente necessário que você viaje para outra área se quiser aprender por imersão?

Viajar pode definitivamente ajudar, mas não, você não precisa ir a lugar nenhum. Você pode usar a imersão sem sair da sua terra natal. A internet tornou possível para nós experimentar o mundo ao nosso redor sem deixar nossas mesas. Por exemplo, se você tiver acesso ao YouTube, poderá procurar filmes, programas de TV e comerciais de países de todo o mundo.

Não é necessário deixar sua casa para imersão, mas se você tiver a chance de viajar para um país de língua inglesa, não a deixe passar. Nada ajuda você a aprender mais do que estar em torno de falantes nativos de inglês. Neste post, no entanto, discutiremos maneiras de você mergulhar em inglês, não importa onde você esteja.

Custa dinheiro?

Não necessariamente. Se você já tem acesso à internet, por exemplo, não precisa pagar nada extra para assistir a alguns programas em inglês. Você pode usar o YouTube para encontrar filmes, programas de TV e vídeos em inglês.

Se você quiser elevar o nível, você pode transformar seus vídeos em sua principal maneira de aprender através da imersão usando FluentU. FluentU é uma plataforma de aprendizado de idiomas desenvolvida para estudantes que desejam aprender um novo idioma e, ao mesmo tempo, obter uma experiência cultural completa.

Funciona com o seu computador, tablet e smartphone e é repleto de exercícios criativos e explicações úteis que você não encontrará em outras plataformas da ESL. Também tem uma grande coleção de vídeos do mundo real que destacam a cultura enquanto ensinam mais sobre o idioma. Você aprende com talk shows populares, vídeos de música cativantes e comerciais engraçados:

melhores apps inglês

O que você quiser assistir, provavelmente o FluentU tem.

O FluentU simplifica a visualização de vídeos nativos em inglês. Possui legendas interativas. Toque em qualquer palavra para ver uma imagem, definição e exemplos úteis.

melhores apps inglês

FluentU permite que você aprenda conteúdo interessante com celebridades famosas no mundo todo.

Ao tocar na palavra “brought“, você veria isso:

melhores apps inglês

FluentU permite tocar para procurar qualquer palavra.

Os vídeos tornam-se imersivas e autênticas lições de inglês. Com as perguntas do FluentU, você sempre pode ver mais exemplos da palavra que está aprendendo.

melhores apps inglês

FluentU ajuda você a aprender rapidamente com perguntas úteis e vários exemplos. Saiba mais.

A parte mais interessante? FluentU conhece o vocabulário que você está aprendendo. Ele recomenda exemplos e vídeos baseados nessas palavras. Você tem uma experiência 100% personalizada.

Comece a usar o FluentU no site com o seu computador ou baixe o aplicativo para aprender inglês de imersão em qualquer lugar.

Quem pode se beneficiar da imersão?

Qualquer um que esteja aprendendo uma língua com a intenção de atingir a fluência pode se beneficiar da imersão. Afinal, você não pode esperar dominar qualquer idioma sem falar e ouvir a prática. A imersão também permite que você ouça uma língua da maneira como ela é realmente falada.

Por que isso é importante? Bem, livros didáticos são bons para te ensinar gramática e estrutura, mas nativos em lugares diferentes geralmente têm seu próprio vocabulário e pronúncias exclusivos.

Mesmo que você esteja aprendendo inglês como uma exigência para a escola e o trabalho, a imersão ainda pode ajudar. Você pode pensar que não usará o inglês na vida cotidiana, mas a imersão lhe dará a chance de ver o inglês sob uma nova luz. Ele irá tirá-lo da sala de aula e permitir que você o veja como é usado por pessoas reais, na vida real.

Por que você deve aprender inglês por imersão

  • Você terá a chance de aprender sobre outra cultura. O uso da imersão o ajudará a aprender sobre a cultura da língua que você está estudando. O inglês é um idioma com uma grande variedade de culturas. Isso ajudaria especialmente a mergulhar na cultura da área onde você espera usar seu inglês. Por exemplo, se você planeja morar na Austrália, pode tentar assistir televisão australiana e cozinhar receitas australianas.

É importante pensar em que cultura de língua inglesa você quer mergulhar, porque eles podem ser bem diferentes. Por exemplo, falantes nativos de inglês dos Estados Unidos viajaram para outros países de língua inglesa e tiveram problemas para se comunicar devido a diferenças locais. Pegar novas gírias pode ser como aprender uma nova língua!

  • Você superará inseguranças. Os moradores geralmente ficam felizes em ver alguém tentando aprender sua língua nativa. Isso mostra que você se preocupa com eles o suficiente para trabalhar para se comunicar com eles. Podemos pensar que alguém está rindo de nossos erros, mas eles estão sempre ansiosos para ajudar. Pode ser difícil cometer erros, mas a imersão ajuda você a aprender a rir de si mesmo e a não levar o idioma tão a sério.
  • Você exercitará sua mente e aprenderá mais rápido. Uma coisa é completar o seu dever de casa e passar o resto do dia. Outra coisa é dedicar completamente sua vida a dominar o idioma. Um estudo realizado pela Psychology Today mostrou que as crianças em cursos de imersão em segunda língua têm um desempenho melhor do que os alunos que não estão nesses cursos. Isso vai além das habilidades linguísticas. Os alunos mostraram melhora cognitiva (pensamento e raciocínio).

A melhor maneira de dominar uma segunda língua é usando-a. É isso que a imersão vai ajudar você a fazer.

  • Você aprenderá como um nativo. Gírias e linguagem falada são uma parte importante de soar natural quando você fala. Os instrutores de idiomas geralmente são rigorosos quanto à gramática correta, mas a maioria das pessoas não fala com gramática perfeita o tempo todo. A gramática inglesa é tão complexa que até mesmo falantes nativos de inglês lutam com ela e usam o inglês o dia todo, todos os dias!

Ao usar a imersão, você aprenderá o idioma como uma criança. Sem regras. Sem exercícios. Você apenas fala e ouve a língua em sua vida cotidiana. E assim você se tornará fluente. Não vai acontecer da noite para o dia, mas o aprendizado requer paciência.

5 maneiras eficazes de aprender inglês através da imersão

Agora que sabemos como a imersão é ótima, quais são algumas maneiras de alcançá-la? Aqui estão algumas idéias.

1. Faça passeios culturais

Em seu país de origem, procure restaurantes, lojas e filmes para aprender inglês. Se você mora em um país onde o inglês não é o idioma dominante, busque áreas turísticas.

Os hotéis são frequentemente localizados perto de atrações que os viajantes gostam de visitar. Os centros das cidades ou praças públicas terão muitas lojas e lugares onde os viajantes estarão. Os falantes de inglês adoram viajar e muitos países têm áreas dedicadas onde se encontram.

Restaurantes e lojas nessas áreas terão comida e produtos americanizados para tornar os viajantes mais confortáveis. Muitos dos funcionários desses restaurantes e lojas falam inglês. Visite esses locais e pratique pedidos e pergunte sobre produtos em inglês. Se você está se sentindo corajoso, aproxime alguns viajantes e praticar conversas em inglês.

Além disso, algumas organizações, como igrejas, podem realizar algumas reuniões e serviços em inglês se houver um grande número de falantes de inglês na área.

Consulte clubes e organizações locais para ver se algo assim está disponível. Ao passar o tempo em eventos que falam inglês, você se desafiará a ouvir seu novo idioma. Você pode até criar novos amigos que falem inglês ao mesmo tempo.

2. Planejar Dias de Imersão

Um dia de imersão vai um passo além da viagem de campo cultural. É uma boa opção se não houver grandes áreas de língua inglesa no seu país de origem. Você pode mergulhar sem sair de casa.

Decida com antecedência que você só ouvirá e falará em inglês por um dia inteiro. Vai ser desconfortável no início, mas no final do dia, você ficará feliz que aceitou o desafio.

Aqui estão algumas ideias para o seu dia de imersão:

  • Comece por obter um livro de frases em inglês. Toda vez que você não tiver certeza do que dizer, vá ao seu livro de frases. Deixe seus amigos saberem que você está praticando seu inglês. Se eles estão praticando também, você pode ter conversas em inglês juntos. Se eles não estão aprendendo inglês, você pode não ter outra escolha a não ser se comunicar com eles em seu idioma nativo, mas tente também traduzir tudo o que disser para o inglês.
  • Configure uma sessão de treinos estendida com um tutor (mais sobre isso na próxima seção).
  • Escolha alguns filmes e programas de televisão em inglês, compre alguns dos seus petiscos favoritos e tenha um dia de cinema em inglês.

3. Encontre um tutor online para prática de conversação

Para se imergir em inglês por meio de conversas, talvez você possa obter ajuda extra com seu professor de inglês. Você também pode procurar outro professor para lhe dar tempo extra. Este tutor se concentrará em ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de conversação e compreensão auditiva. Para fins de imersão, você precisa encontrar um professor que se comunique com você em inglês de 75% a 100% do tempo.

Italki é um ótimo recurso para encontrar um professor para qualquer idioma que você queira aprender. Os professores informais falarão com você em inglês, forçando você a usar as habilidades que aprendeu.

A Italki e muitos outros sites online oferecem uma opção de pesquisa avançada para encontrar o professor certo. Você pode selecionar um professor que ensine a língua que você está aprendendo (inglês). Você também tem a opção de selecionar seu tutor por disponibilidade, idiomas que o tutor fala, de onde eles são e suas taxas. Se você está se concentrando em imersão, ou não o tutor fala a sua língua nativa não é importante, porque você deve se comunicar em inglês o máximo possível.

Você obterá os melhores resultados selecionando um tutor que seja um falante nativo de inglês (você também pode escolher isso nas opções de pesquisa). Se o seu tutor se tornar impaciente com seus esforços, não será bom para você. Você pode precisar passar por alguns professores para encontrar a melhor correspondência para você.

Uma vez que a tutoria online é feita através de plataformas como Skype, você pode ter notas na sua frente para ajudá-lo a falar durante suas sessões de tutoria. A melhor coisa sobre os tutores on-line é que eles costumam cobrar muito pouco tempo para falar com você em inglês. Como o que você mais quer é um parceiro de conversa, as credenciais (qualificações como escola ou experiência de ensino) não são tão importantes.

No entanto, se você estiver procurando por um professor mais qualificado para orientá-lo n a prática de conversação, Verbling é especializada em ajudar você a encontrar exatamente o tutor online certo para você. Você pode pesquisar centenas de professores de todo o mundo e ver o quanto eles cobram e qual é a disponibilidade deles. Melhor ainda, a configuração de reuniões é simples — em vez de planejar uma reunião no Skype, você pode ter sessões de tutoria usando a própria tecnologia de vídeo do Verbling.

4. Faça uma aula de imersão (ou combine imersão com um curso tradicional)

Imersão Linguística vs. Cursos Tradicionais

Existem alguns programas de imersão formais que cobram uma taxa. O custo destes cursos varia, mas eles geralmente dão imersão combinada com algum tipo de treinamento formal. Eles vão exigir que você use o idioma que você está estudando.

Os programas de imersão diferem dos cursos tradicionais, pois são instruídos no idioma de destino. Muitos cursos regulares de ESL também podem ser considerados imersivos porque são ensinados em inglês.

Alguns programas de imersão levam os alunos em viagens de campo para diferentes áreas, para que passem mais tempo na cultura. Eles podem incluir trabalhos (remunerados ou voluntários) e oferecer espaço e alimentação para ajudá-los a realmente viver com a língua que estão aprendendo.

A melhor maneira de encontrar imersão é procurar um curso 100% em inglês. Esta é a melhor maneira de se desafiar e usar o idioma Nós tendemos a voltar para a nossa língua nativa quando estamos desconfortáveis. Um curso 100% em inglês irá forçá-lo a usar o idioma com mais frequência do que parece natural no início.

Mas mesmo que o seu curso não seja 100% em inglês, você ainda pode se aprofundar estudando a cultura e o entretenimento ingleses em seu próprio tempo. Seus estudos independentes irão ajudá-lo em seu curso tradicional, porque você reconhecerá as coisas que está aprendendo fora da sala de aula. Você ouvirá palavras e frases da maneira como são realmente faladas, ajudando você a entender melhor a linguagem.

Diferentes tipos de programas de imersão formal

Programas formais de imersão são ótimos se você puder pagar por eles. Já que eles combinam instrução formal com imersão, eles custam algum dinheiro. Muitos programas oferecem seções de imersão em inglês.

  • Outras organizações, como Educação Primeiro, tenha todos os tipos de diferentes opções de imersão. Você pode viajar para um país de língua inglesa e permanecer por algumas semanas ou um ano inteiro.

Muitos programas oferecem instruções formais de idiomas com lições culturais misturadas. Os programas são em inglês, parcialmente ou 100%. Eles às vezes levam você a viagens de campo e preparam você para trabalhar com falantes nativos de inglês. Eles ajudam muitos alunos de idiomas a aprender o idioma rapidamente, pois são muito intensos.

Muitos programas formais de imersão em ESL também incluem uma opção de homestay, que lhe dá a chance de viver com uma família de língua inglesa e experimentar a cultura em primeira mão.

5. Passar algum tempo no exterior

Muitos programas formais de imersão são realizados no exterior, mas você também pode viajar para áreas de língua inglesa sem um programa formal.

Aqui estão algumas opções para considerar:

  • Um bom programa é o Worldwide Opportunities on Organic Farms, ou WWOOF, que permite que você seja voluntário em fazendas ao redor do mundo. Em troca de comida e um lugar para ficar, você trabalha como voluntário para os agricultores. Você pode escolher países de língua inglesa para praticar suas habilidades no idioma com famílias, outros trabalhadores e pessoas locais.
  • Outra boa maneira de passar algum tempo no exterior é trabalhar como babá de casa. Uma babá de casa assiste a uma casa enquanto os donos estão de férias, negócios ou por outros motivos. Você vai ficar em casa em troca de manutenção (cuidado e manutenção) da casa e/ou propriedade. Websites como TrustedHousesitters.com permitirá que você crie uma listagem como uma babá doméstica e deixe que aqueles que precisam de assistentes o encontrem. Você também pode se inscrever nas posições listadas. Muitos desses trabalhos estão em países de língua inglesa.
  • Muitos aprendizes de idiomas gostam Couchsurfing. Você pode conhecer pessoas e ficar em qualquer lugar do mundo por pouco ou nenhum custo. Você vai conhecer novos amigos de todo o mundo e praticar suas habilidades em inglês.

Se você está viajando sozinho, precisa assumir a responsabilidade de usar seu inglês regularmente. Viajar para um país estrangeiro pode ser uma experiência assustadora, e é fácil encontrar outras pessoas do seu país de origem e ficar com elas em uma espécie de “bolha”, falando sua língua nativa. Isso vai contra toda a sua razão para viajar, certo? Não há problema em fazer amigos do seu país de origem, mas não esqueça sua razão de estar no exterior.

Certifique-se de passar a maior parte do tempo falando e interagindo com os falantes de inglês.

A imersão vai te forçar a desafiar a si mesmo em seu idioma de destino.

Se você quer alcançar o domínio total da língua inglesa, você deve usá-la sempre que possível.

A única maneira de fazer isso é através de alguma forma de imersão, então use as idéias acima para começar hoje!

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.