aprender-ingles-com-quadrinhos

Pow! 4 Super-heróis Incríveis para Aprender Inglês com Quadrinhos

Ama filmes de super-heróis? 

Você está sempre checando seu telefone para receber notícias sobre o último filme do Batman ou dos Vingadores?

Histórias com ação e aventura são divertidas, e há muitas maneiras de usá-las para melhorar suas habilidades em inglês.

Por exemplo, ler histórias interativas ou escrever suas próprias histórias pode ser emocionante e interessante.

Mas você sabia que também pode ler as obras em que seus filmes favoritos de super-heróis foram baseados?

Com quadrinhos, você pode ler mais sobre os personagens que você ama e de onde eles vieram.

Mas o que exatamente eu quero dizer com quadrinhos?

Enquanto as tirinhas de jornal costumam ser engraçadas e curtas, as histórias em quadrinhos são seu próprio tipo de livro.

Histórias em quadrinhos, graphic novels ou simplesmente quadrinhos, geralmente se referem a livros onde uma história é contada com arte, em vez de apenas palavras.

Geralmente são sobre personagens com superpoderes (incríveis habilidades especiais). Alguns mostram algum tipo de mundo de fantasia. Há até histórias em quadrinhos baseadas em eventos históricos e histórias da vida real. Muitos personagens famosos nos filmes vêm originalmente dos quadrinhos.

Muitos são clássicos, o que significa que são tão conhecidos que você pode mencioná-los e a maioria das pessoas saberá do que você está falando.

Embora existam centenas de quadrinhos por aí, alguns são especialmente famosos.

Neste post, vamos conferir alguns desses quadrinhos clássicos e como você pode usá-los para aprender inglês.

Por que aprender inglês com histórias em quadrinhos clássicas?

São um ótimo material de leitura

Quadrinhos clássicos geralmente são tão populares por serem são bem escritos e por seus desenhos interessantes. Esta obras também tendem a ser mais antigas, o que significa que são boas o suficiente para terem permanecido populares e importantes por muito tempo. A maioria dos quadrinhos clássicos que conhecemos hoje é da DC Comics ou da Marvel Comics.

São um passatempo divertido

Quadrinhos não são apenas para crianças. As pessoas podem apreciá-los em qualquer idade. Se você gosta de mistérios, ciência, zumbis, fantasia, viagem no tempo ou histórias que fazem você rir ou fazer você pensar, há uma história em quadrinhos para você.

As pessoas também costumam ver filmes ou assistir desenhos animados baseados em quadrinhos, e até fazem cosplay (se fantasiar como os personagens). Você pode participar de convenções para conhecer outros fãs e os artistas e escritores de seus quadrinhos favoritos!

Você pode aprender onomatopeias

Onomatopeias são palavras que descrevem certos sons, e são escritas como o som que está sendo produzido. Cada idioma tem diferentes, e o inglês tem muitas. São usadas em histórias em quadrinhos com frequência, então ler quadrinhos é uma boa maneira de aprender a usá-las.

Onomatopeias famosas incluem:

  • Boom (o som de uma explosão)
  • Pow (o som de socar alguma coisa ou alguém)
  • Sizzle (o som do calor, ou algo sendo cozido)
  • Rip (o som de algo rasgando)
  • Zap (uma explosão súbita de energia, muitas vezes um som para lasers ou tecnologia de base elétrica)
  • Poof (o som de algo desaparecendo ou uma súbita nuvem de fumaça)
  • Splat (o som de algo macio ou molhado batendo na parede ou no chão rapidamente)
  • Zoom (o som de algo indo rápido)
  • Roar (o som de um leão ou animal rugindo, ou um barulho alto)

Nos quadrinhos, você pode facilmente ver as onomatopéias que estão sendo usadas, para que você possa memorizá-las rapidamente.

Você pode aprender termos científicos

Como muitos quadrinhos são escritos para pessoas que gostam de ficção científica, eles usam palavras e idéias usadas na ciência.

Os campos científicos da biologia, química, física, geologia e astronomia foram todos usados em histórias em quadrinhos, e são explicados de maneiras fáceis de entender. Algumas das formas em que a ciência é usada nos quadrinhos não são reais, mas as histórias muitas vezes são baseadas em ciência real. Então, a linguagem científica e suas teorias são apenas mais uma coisa que você pode aprender enquanto estuda inglês e se diverte!

Como aprender inglês com revistas em quadrinhos

Use as imagens aprender novas palavras

Como os quadrinhos são basicamente livros ilustrados, há desenhos para cada painel. Um painel é uma seção ou caixa que separa uma imagem do restante da página. Você pode pensar em cada painel como uma frase ou parágrafo em um livro. Isso pode ajudar a dividir histórias em partes menores.

Em vez de procurar palavras, tente ver as imagens para tentar descobrir palavras que você não conhece. Assim como as crianças crescem lendo livros ilustrados para entender o que estão lendo, alunos de inglês de qualquer idade podem usar os quadrinhos da mesma maneira. Preste atenção igualmente no diálogo/narração e nas imagens para compreender exatamente o que eles estão dizendo.

Esta é uma maneira natural de aprender, especialmente para aprendizes visuais (pessoas que aprendem melhor vendo algo, em vez de apenas ler ou ouvir).

Assista aos filmes e leia os quadrinhos

Você já deve ter aprendido que pode assistir a filmes em inglês e também ler os livros nos quais eles foram baseados, a fim de compreendê-los melhor. Este mesmo método pode ser usado para histórias em quadrinhos! Mais recentemente, quadrinhos têm frequentemente sido fonte de inspiração para filmes como “Vingadores:Era de Ultron”, ” Batman v Superman “,“Homem-Formiga” e muitos outros.

Você pode assistir os filmes primeiro, se ainda não o fez, e então encontrar os quadrinhos nos quais eles foram baseados e lê-los. Ou você pode ler os quadrinhos antes de assistir ao filme. De qualquer forma, você pode ver e ler a mesma história de duas maneiras diferentes, para que possa entender melhor o que está acontecendo.

Isso não só ajudará com sua compreensão, mas você terá mais para conversar depois de assistir ao filme com amigos, já que os quadrinhos geralmente têm mais informações.

Estes são apenas algumas das maneiras de aprender inglês com quadrinhos. Agora que você sabe o que fazer, confira abaixo os melhores quadrinhos clássicos para ler!

Estes livros são todos basicamente do mesmo nível (iniciante avançado a intermediário), mas abrangem diferentes gêneros de histórias que você pode escolher.

Embora muitas revistas em quadrinhos mais recentes tendem a ter palavras e frases mais difíceis, as imagens sempre ajudarão você a entendê-las.

Pow! 4 Super-heróis Incríveis para Aprender Inglês com Quadrinhos

1. Batman

quadrinhos em inglêsBatman é o nome do personagem e da série de quadrinhos da DC, e foi criado em 1939. Ele é famoso por seus vilões como Coringa, Duas Caras, O Pinguim, Hera Venenosa e O Charada.

Batman não tem superpoderes, mas ele é mestre em artes marciais. Ele também é extremamente rico, então cria armas especiais, carros e outros dispositivos (ferramentas realmente inteligentes ou avançadas, geralmente eletrônicas). Luta junto com Robin e Batgirl — e seu mordomo, Alfred, também o ajuda com conselhos e informações.

Há muitos filmes e desenhos animados sobre o Batman. Uma das séries de filmes mais populares é “The Dark Knight Trilogy”, a trilogia de Christopher Nolan.

Os quadrinhos mais novos do Batman são para leitores mais velhos e envolvem combate ao crime e questões sobre justiça. Você pode usá-los para aprender frases como criminal justice  (manter o controle sobre o crime), conviction (decisão oficial de que alguém é culpado de um crime), terrorize (criar sofrimento e medo) prosecution (ação legal contra alguém acusado de um crime) e outros termos de lei e tribunal.

Quadrinhos famosos da série Batman:

2. Superman

quadrinhos em inglêsSuperman é outro personagem e série da DC. Tudo começou em 1938 e é um dos mais famosos quadrinhos de super-heróis que existe. Os famosos vilões que o Homem de Aço enfrenta são Lex Luthor, Brainiac, General Zod e Doomsday. Às vezes outros heróis como a Mulher Maravilha e Supergirl lutam ao lado dele.

Superman tem superpoderes como invencibilidade (a capacidade de não ser morto ou ferido), super força, visão de raios-X (a capacidade de ver através das coisas) e voar. Há também muitos filmes do Superman. Os mais recentes foram “Man of Steel” e “Batman v Superman”, de Zack Snyder.

A maioria dos quadrinhos deste personagem icônico são para todas as idades. Enquanto ele luta contra o crime e também é repórter de um jornal, esses quadrinhos são mais ficção científica do que a série Batman. Como seu alter ego (identidade secreta) é um jornalista, você também pode aprender termos de jornalismo como broadcast (na TV ou no rádio), editor-in-chief (responsável por um jornal ou revista) e witness (alguém que testemunha um evento).

Quadrinhos famosos da série Superman:

3. X-Men

quadrinhos em inglêsX-Men é uma série da Marvel Comics que começou em 1963. Conta a história de um mundo parecido com o mundo real. No entanto, existem pessoas neste mundo com habilidades especiais e superpoderes, os chamados “mutantes”.

Alguns podem se curar, voar, controlar o clima, criar gelo ou mudar sua aparência sempre que quiserem. O líder dos X-Men é Charles Xavier (também conhecido como Professor X). Seu principal inimigo é Max Eisenhardt (também conhecido como Magneto) e sua equipe de mutantes.

Esta série também tem vários filmes baseados nela. Os mais recentes são “X-Men Origins: Wolverine” e “X-Men: First Class.” Há partes das histórias que são políticas e sobre direitos humanos. Há também partes sobre ciência e teorias da evolução (como os seres humanos se desenvolveram desde seus primeiros tipos de vida).

Você pode aprender palavras de ciência de X-Men como evolution e regeneration (o processo de reforma ou recriação).

Os quadrinhos mais famosos da série X-Men são:

4. Capitã Marvel (Também conhecida como Miss Marvel)

quadrinhos em inglêsCapitã Marvel (também conhecida como Miss Marvel) é uma personagem da Marvel Comics. Suas identidades secretas mudaram ao longo do tempo: A mais conhecida é Carol Danvers. Ela apareceu pela primeira vez em 1968 como um interesse amoroso do Capitão Marvel original. Em 1977, ela se tornou Capitã Marvel. Pode voar e tem super força. Os vilões que ela enfrenta incluem Blob, Aria e Battleaxe.

Ela aparece várias vezes nos quadrinhos Vingadores e X-Men. Quadrinhos da Capitã Marvel tendem a ser mais sobre ficção científica. Também tendem a ser direcionadas para leitores mais maduros, por causa dos sérios temas abordados, como o assédio.

Estes quadrinhos concentram-se na força e na justiça dos super-heróis, e você pode aprender vocabulário como courage (bravura), scheme (planejar ou planejar algo ruim ou ilegal) e plot (plano secreto, muitas vezes ruim ou ilegal).

Os quadrinhos mais famosos da série Capitã Marvel são:

  • “House of M” (Capitã Marvel aparece nesta história em quadrinhos X-Men e Vingadores)

Estes são apenas alguns dos muitos super-heróis famosos do mundo dos quadrinhos.

Você pode encontrar mais visitando uma loja de quadrinhos perto de você.

Agora que você já sabe por onde começar, é hora de mergulhar na leitura!


Christine McGahhey é uma escritora americana atualmente vivendo na Coreia do Sul. Se voluntariou por vários anos ensinando inglês para estudantes e adultos.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.