aprenda-ingles-com-filmes

Um Banquete de Novos Filmes em Inglês: Aprenda com 14 dos Melhores

Filmes são como banquetes.

Assim como um banquete, um filme tem partes diferentes.

Mas em vez de pratos diferentes, você tem cenas diferentes.

Você não consegue provar nada. Mas consegue apreciar diferentes imagens e sons.

Um filme nutre sua mente como uma refeição nutre seu corpo.

Compartilhar um banquete de comida com outras pessoas é uma ótima maneira de fazer novos amigos.

E aprender inglês com filmes talvez seja a melhor maneira de tornar sua amizade com o idioma mais forte do que nunca.

Se você tem acompanhado este blog, sabe que escrevemos vários posts sobre como filmes podem ajudar alunos de idiomas. A partir de curtas-metragens para clássicos, cobrimos quase todos os melhores filmes que podem ser úteis para você.

Mas agora é hora de atualizar seu conhecimento cinematográfico com os melhores filmes recentes disponíveis para locação e streaming.

Acompanhar os grandes filmes em inglês que todo mundo está falando (e podem falar por muitos anos) vai ajudá-lo a aprender novo vocabulário essencial e entender a cultura pop.

Também permitirá que você compartilhe sua opinião sobre filmes em discussões online ou com um parceiro de intercâmbio, que irá aprimorar suas habilidades de comunicação em inglês.

Então prepare-se para desfrutar de um banquete de filmes recentes em inglês!

Um Banquete de Novos Filmes em Inglês: Aprenda com 14 dos melhores

Claro, há ótimos filmes novos saindo o tempo todo! Os filmes abaixo darão a você um ótimo começo, mas para continuar acompanhando as novidades do mundo dos filmes em inglês, assista aos vídeos mais recentes no FluentU. FluentU pega vídeos do mundo real, incluindo trailers de filmes e vídeos sobre filmes, e os transforma em lições personalizadas de idiomas.

Filmes para iniciantes

“Despicable Me 3” (Meu Malvado Favorito 3)

Gênero: Animação, aventura, comédia

Descrição: A série Despicable Me (Meu Malvado Favorito) tornou-se uma das mais amadas séries de animações do mundo. Os minions, que na verdade são personagens secundários dos filmes, têm até seu próprio filme agora.

Nos filmes anteriores, Gru começou como o super vilão mais malvado do mundo. Nesta parte da série, Gru está passando por uma crise de identidade. Ele já não sabe mais quem é.

No início deste filme, ele agora faz parte do esquadrão anti-vilão. Mas logo ele expulso da equipe quando não faz seu trabalho. E então um dia ele é visitado por seu misterioso irmão gêmeo, que agora quer se tornar um vilão e pede a ajuda de Gru.

Por que este filme é ótimo para alunos de inglês: Embora a história principal seja sobre Gru, as verdadeiras estrelas deste filme são as três garotas que são adotadas por ele. Agnes, a irmã mais nova, é a personagem mais adorável do mundo. Suas falas são curtas, mas muito engraçadas. Isso faz dela um bom modelo para alunos de inglês que estão apenas começando.

No geral, o filme é ótimo para aprender inglês americano casual. Mas pode ser melhor para iniciantes se concentrarem nas três irmãs e em suas falas, já que a maioria dos outros personagens têm sotaques que não são considerados padrão para o inglês.

Você pode assistir “Despicable Me 3” na Netflix.

“The LEGO Batman Movie” (LEGO Batman: O Filme)

Gênero: Animação, ação, comédia

Descrição: Este filme tenta dar uma reviravolta à história de Batman. Você pode ter ouvido falar de Batman, já que ele é um dos super-heróis mais conhecidos do mundo. Neste filme, ele enfrenta um desafio do Coringa, seu pior inimigo.

Batman descobre que ele não pode parar o Coringa sozinho e tem que se juntar a outros em Gotham City. Ele também descobre que acidentalmente adotou um menino órfão como seu filho.

Batman passa pelos mesmos problemas de sempre, mas desta vez tudo é engraçado, e não sério. Ele é desafiado por sua solidão e também aprende muito sobre responsabilidade e relacionamentos.

Como em todos os filmes LEGO, todo o filme é feito de blocos LEGO (um brinquedo famoso usado para criar várias estruturas, como edifícios). Isso dá ao filme uma aparência ridícula e o torna ainda mais engraçado.

Por que este filme é ótimo para alunos de inglês: A maior parte do filme usa inglês casual. Mas alguns personagens, como Alfred, sempre falam com um sotaque britânico formal.

Alunos que são fãs de quadrinhos e de super-heróis vão adorar este filme. Ele traz Superman e outros super-vilões como Arlequina, Mulher-Gato, O Charada e até Voldemort de Harry Potter.

Este filme também é uma ótima introdução ao humor americano. Alunos de outras culturas notarão instantaneamente que as piadas, ações e eventos são exclusivamente americanos e podem não ser engraçados em outros países. Muito do humor é resultado de diálogos inesperados e ações exageradas.

Você pode assistir “The LEGO Batman Movie” via HBO on Amazon.

“The Boss Baby” (O Poderoso Chefinho)

Gênero: Comédia, animação

Descrição: Tim Templeton é uma criança de 7 anos que recebe todo o amor e atenção de seus pais perfeitos. Mas um dia, ele descobre que seus pais trouxeram outro bebê para sua casa. Com o passar do tempo, Tim é ignorado por seus pais quando o bebê estranho de terno e gravata ganha todo o carinho.

Então, ambos os irmãos têm que deixar de lado sua rivalidade e se unir para lutar contra uma ameaça comum – filhotes de cachorro. O bebê conta a Tim sobre um plano dos filhotes de tirar das crianças toda a atenção dos adultos. Eles passam por uma jornada engraçada e adorável para salvar as crianças de serem ignoradas.

Por que este filme é ótimo para alunos de inglês: O filme é uma mistura única de linguagem informal e de negócios. Como o bebê seria um gerente em uma corporação de negócios, ele usa palavras como “closers” (pessoas que finalizam um negócio) e “power nap” (tirar um cochilo para se energizar para o trabalho). Ao mesmo tempo, Tim e o resto dos bebês usam o inglês básico típico das crianças.

Você pode assistir “The Boss Baby” na Netflix.

“Beauty and the Beast” (A Bela e a Fera)

Gênero: Fantasia, conto de fadas

Descrição: Este é um clássico antigo que foi refeito pela Disney. A famosa estrela Emma Watson, conhecida por interpretar Hermione nos filmes de Harry Potter, está no papel principal como Belle. Nesta história, ela é uma garota comum vivendo em uma aldeia. Seu pai é seqüestrado por um monstro. Ela vai para o castelo onde este monstro vive e é forçada a ficar lá para salvar seu pai.

Na realidade, este monstro é na verdade um príncipe que foi amaldiçoado a ser um animal ou uma “besta”. Só o amor verdadeiro pode transformá-lo em um ser humano. Então ele quer que Belle fique perto dele e eventualmente se apaixone por ele.

Por que este filme é ótimo para alunos de inglês: Esta é uma história antiga passada de geração em geração e amada por pessoas em todo o mundo. A maioria dos personagens fala com sotaque britânico, já que o sotaque tende a ser relacionado a tempos antigos em filmes em inglês.

O filme serve como uma excelente introdução ao inglês britânico formal, também conhecido como Queen’s English. Alguns personagens da vila também falam com um sotaque cockney, um sotaque normalmente usado pelos londrinenses da classe trabalhadora e considerado como inglês casual.

Você pode assistir “Beauty and the Beast”  na Netflix.

“Wonder” (Extraordinário)

Gênero: Drama familiar

Descrição: É sempre difícil se destacar em um grupo. Muitas vezes tentamos esconder nossas diferenças para que os outros não pensem que somos estranhos. Encontramos semelhanças entre nós e outros quando tentamos fazer novos amigos. Mas o que acontece quando você não pode manter suas diferenças em segredo? Este filme procura responder a esta pergunta da maneira mais comovente possível.

É uma história sobre Auggie, um menino que nasceu com um rosto diferente. Ele geralmente usa um capacete para que outros não notem seu rosto. Mas ao ir à escola pela primeira vez, ele descobre que às vezes as diferenças também podem aproximar as pessoas.

Por que este filme é ótimo para alunos de inglês: Este filme foca em interações entre crianças em idade escolar e famílias. Ao assistí-lo, você também pode aprender os nomes comuns de objetos encontrados em uma sala de aula, observar como funciona uma típica escola americana e ver como as pessoas conversam entre si.

Veja se consegue perceber as diferenças entre como os adultos se comunicam no filme e como as crianças se comportam. Observe a diferença de tom, vocabulário e também ritmo.

Você pode alugar “Wonder” via Amazon ou Google Play.

“The Son of Bigfoot” (Big Pai, Big Filho)

Gênero: Fantasia, animação

Descrição: Adam é um garoto que perdeu o pai quando era bebê. Ele cresceu para ser um adolescente solitário, com poucos amigos na escola. Apesar de sofrer bullying na escola, finge estar feliz, então sua mãe não se preocupa com ele. Mas um dia, ele descobre uma pilha secreta de cartas escritas por seu pai. Ele descobre que seu pai está vivo e que seus pais estavam mantendo isso em segredo.

Adam sai para conhecer seu pai e descobre ele é de fato Bigfoot (uma criatura conhecida como “Pé Grande”, parecida com um macaco gigante, que se acredita ter inteligência humana)!

Por que este filme é ótimo para alunos de inglês: Trata-se de um mito que é acreditado por muitas pessoas ao redor do mundo. Muitas pessoas na vida real tentaram encontrá-lo, então este filme aborda um assunto que pode surgir em conversas. Este filme também te leva a uma jornada através de uma variedade de cenários, incluindo escolas, selvas e até instalações científicas.

No início do filme, você pode aprender a linguagem informal, e muitas vezes grosseira, dos alunos da escola. Você também verá como as autoridades escolares, como diretores, usam palavras especiais como “detention” e “suspended” para afirmar seu poder. Há cenas em que muitas palavras de marketing são usadas junto com termos científicos.

Este filme é melhor para iniciantes e intermediários.

Você pode comprar “Son of Bigfoot” via Amazon, Google Play ou YouTube Red.

Filmes para alunos intermediários

“Thor: Ragnarok

Gênero: Super-herói, ação, mitologia

Descrição: Se você adora efeitos especiais, superpoderes, cenas de luta e roupas legais, esse filme é ótimo para você. É parte de uma série de filmes da Marvel, que foca em filmes de super-heróis. Este filme se concentra em Thor, um deus da mitologia nórdica. Ele retorna ao seu local de nascimento depois de muito tempo para descobrir que seu pai está morto e sua irmã governará sua cidade.

Com a ajuda de outros super-heróis famosos como Hulk e Doutor Estranho, ele tem que lutar com sua irmã Hela e salvar seu povo.

Por que este filme é ótimo para alunos de inglês: Ao contrário de muitos outros filmes famosos, alguns dos atores falam em um sotaque da Nova Zelândia (também chamado de sotaque Kiwi). O filme tem muitos momentos engraçados que podem ajudá-lo a entender o tipo de humor popular entre a atual população de língua inglesa.

Ele também lhe dará algum conhecimento sobre a mitologia nórdica e super-heróis populares, o que pode ajudá-lo a ter conversas com falantes de inglês. Filmes de super-heróis são extremamente famosos em todo o mundo e você pode encontrar grupos de fãs online para discutir suas opiniões e reações.

Você pode alugar “Thor: Ragnarok “via Amazon, Google Play ou YouTube Red.

“The Big Sick” (Doentes de Amor)

Gênero: Comédia

Descrição: O amor traz muitos problemas. Um dos mais comuns é o “choque cultural”. É quando os antecedentes, a criação e as crenças de duas pessoas são a principal fonte de conflito em seu relacionamento amoroso. Este filme consegue lidar com este problema de uma forma sensível e também engraçada.

Kumail Nanjiani é um comediante do Paquistão que se apaixona por Emily Gardner, uma estudante universitária nos EUA. Quando Emily fica doente, Kumail desenvolve um vínculo inesperado com os pais dela.

Por que este filme é ótimo para alunos de inglês: Ver o contraste entre as culturas paquistanesa e americana pode ser muito útil para alunos de inglês. Como paquistaneses-americanos no filme são migrantes, eles passam por uma jornada de aprendizado sobre a cultura americana. Você pode notar as diferenças entre como as duas famílias falam e observar o ritmo, o tom e o vocabulário dos falantes nativos e não nativos.

Você pode assistir “The Big Sick” no Amazon Prime.

“It” (It: A Coisa)

Gênero: Terror

Descrição: Este filme é baseado no famoso romance homônimo de Stephen King. É sobre uma pequena cidade onde as crianças estão sendo seqüestradas por forças estranhas. Quando todos os adultos se recusam a encontrar a causa, um grupo de crianças decide investigar. O que eles acham é horrível e emocionante. Esta é talvez uma das primeiras histórias que transformaram palhaços em monstros.

Por que este filme é ótimo para alunos de inglês: O filme é ótimo para aprender inglês americano autêntico e casual. Os diálogos entre as crianças te ajudarão a entender como são conversas normais de rua.

Aqui está um perfeito perfeito:

“Sure I will not get into trouble, Bill?”

“Don’t be a wu-wu-wuss. I’d come with you if I weren’t… dying.”

“You’re not dying!”

“You didn’t see the v-v-vomit coming out of my nose this morning?”

Ok, então espero que essa não seja uma conversa que você ouça todos os dias! Mas ainda é um bom exemplo de como crianças podem conversar umas com as outras em inglês americano. “Wuss” é uma palavra usada (de uma maneira rude ou mesquinha) para chamar alguém fraco ou covarde.

Você pode alugar “It” via Amazon ou Google Play.

“Wonder Woman” (Mulher Maravilha)

Gênero: Ação, super-herói

Descrição: Diana é a princesa das Amazonas, uma tribo de mulheres que se treinam para serem guerreiras. Ela é criada em uma ilha isolada sem contato com o mundo exterior.

Quando ela descobre um piloto e ele conta a ela sobre uma guerra que está acontecendo, ela decide ir embora. Usando seus poderes especiais, ela se torna Mulher Maravilha e espera deter a grande guerra.

Por que este filme é ótimo para alunos de inglês: A Primeira Guerra Mundial foi um evento muito importante para o mundo de língua inglesa, e este filme tenta lhe dar uma ideia de como eram as coisas naquela época.

Naturalmente, os personagens usam muito vocabulário militar – como “no man’s land” ou “snipers”.

Você pode assistir “Wonder Woman” via HBO on Amazon.

Filmes para alunos avançados

“Logan”

Gênero: Ação, super-herói

Descrição: E se seus pais fossem super-heróis? A maioria de nós imagina que isso seria empolgante! Mas talvez a vida dos super-heróis seja muito mais complicada do que pensamos.

Em “Logan”, vemos um dos personagens mais amados do cinema tentando desempenhar o papel de pai. Wolverine, um personagem poderoso da série X-men, descobre uma garota, Laura, que é uma incrível guerreira. Depois que sua mãe morre, Wolverine promete proteger Laura de um grupo militar. Quando ele descobre que Laura tem poderes idênticos aos dele, eles desenvolvem um relacionamento que é ao mesmo tempo amoroso e difícil.

Por que este filme é ótimo para alunos de inglês: Conversas entre os personagens de “Logan” são poderosas, porém curtas. Como o ritmo dessas conversas costuma ser rápido, no entanto, esse filme é melhor para alunos avançados.

Além disso, a cultura americana, a geografia e os sotaques são muito marcantes nesse filme. Os personagens falam sobre histórias em quadrinhos, há cenas em áreas públicas e vários locais nos EUA são um importante tópico de conversação.

Você pode assistir “Logan” via HBO on Amazon.

“Get Out” (Corra!)

Gênero: Thriller psicológico, horror

Descrição: Chris é um fotógrafo americano negro que mantém um relacionamento estável com Rose, uma americana branca. Quando Rose convida Chris para ficar na casa de campo de sua família por um fim de semana, ele não faz ideia do que vai passar.

Este é um thriller psicológico, o que significa que mistério, suspense e surpresa formam o núcleo do filme.

Por que este filme é ótimo para alunos de inglês: Este filme mostra muitas conversas informais e íntimas entre famílias e amantes. Também destaca as diferenças entre linguagens comuns em comunidades afro-americanas e o que é considerado inglês americano padrão.

Em nível cultural, “Get Out” trata da questão do racismo atual nos EUA, assim como a história do racismo no país.

Você pode assistir via HBO on Amazon.

“Split” (Fragmentado)

Gênero: Terror psicológico

Descrição: Três adolescentes foram seqüestradas e mantidas em celas. Mas o criminoso que fez isso na verdade tem 23 personalidades diferentes dentro de sua mente. Este filme único inclui uma condição psicológica comumente conhecida como “personalidade dividida”.

O enredo trata de como as diferentes personalidades interagem umas com as outras e como elas podem ser manipuladas por outras pessoas. No final, uma personalidade oculta toma conta da mente do criminoso e todos têm que trabalhar juntos para detê-lo.

Por que este filme é ótimo para alunos de inglês: Como o mesmo ator desempenha os papéis de 23 pessoas diferentes, os alunos podem ver como as pessoas de diferentes gêneros e faixas etárias podem falar de maneira diferente. Todos os personagens falam inglês americano, mas a grande variedade de diferenças na forma como falam deixa claro que o inglês é de fato uma língua rica.

Você pode comprar “Split” na Amazon.

“Loving Vincent” (Com Amor, Van Gogh)

Gênero: Animação biopic

Descrição: Vincent van Gogh foi um dos pintores mais influentes do século XX. Ele estava profundamente perturbado em sua vida e foi internado em manicômios muitas vezes em sua vida.

Este filme tenta capturar os últimos dias de sua vida através dos olhos de Armand. Armand é filho de um carteiro que era próximo de Vincent. Antes de cometer suicídio, Vincent lhe deu uma carta que devia ser entregue a seu irmão, Theo. Armand é forçado a entregar esta carta após a morte de Vincent. Este é um filme de animação pintado à mão que reproduz o estilo das próprias pinturas de van Gogh. O filme ganhou muitos prêmios em todo o mundo e é verdadeiramente único.

Por que este filme é ótimo para alunos de inglês: Além de seu brilho artístico, o filme é perfeito para mostrar as diferenças entre alguns dos principais sotaques da língua inglesa. Seu vasto elenco de personagens fala em sotaques britânicos, escoceses e irlandeses.

Tente comparar esses sotaques aos sotaques americanos padrão falados na maioria dos outros filmes desta lista.

Este filme também é ótimo para rever o vocabulário de objetos normalmente encontrados em áreas rurais, como “hay” (feno), “barn(celeiro), e “field” (campo).

Você pode assistir “Loving Vincent” via Hulu.

 

A chave para aprender um idioma usando filmes é assistir a um filme pelo menos duas vezes. É melhor apenas relaxar e tentar seguir a trama quando assistir pela primeira vez.

Então, você deve assistir partes curtas do filme e focar nas palavras, ritmo e sotaque dos personagens.

Divirta-se aprendendo com esses filmes!


Dhritiman Ray é escritor de ficção, poesia e não-ficção. Ele é especialista em tópicos como educação, psicologia e estilo de vida. Para saber mais, clique aqui.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.