aprender-ingles-com-cenas-de-filmes

Evolua seu Aprendizado de Inglês Usando Cenas de Filmes

Finja que você está treinando para ser um boxeador.

Imagine tentar aprender a lutar da mesma forma que a maioria das pessoas tenta aprender a falar inglês. Ou seja, você lê alguns livros com exercícios antes de entrar no ringue.

Provavelmente não é a melhor ideia, certo?

Para aprender a lutar, você deve praticar um pouco primeiro. Você também pode passar algum tempo assistindo profissionais e copiando alguns dos seus movimentos para usar no ringue. Em outras palavras, afiar suas habilidades.

Então, por que deveria ser diferente quando você está aprendendo inglês?

Se você quer falar inglês, então concentre-se em falar inglês (em vez de apenas ler sobre).

Algumas pessoas estudam inglês há anos. Eles conhecem todo as regras gramaticais e estruturas de tempos verbais, mas têm dificuldade em falar corretamente e manter uma conversa.

Um recurso que você achará inestimável à medida que continua aprimorando suas habilidades em inglês é o cinema. Para se tornar fluente, você precisará de uma quantidade significativa de tempo focando no uso de conversação e inglês funcional em contexto, e cenas de filmes são uma ótima maneira de fazer isso.

O mais importante é que, se você não estiver morando em um país de língua inglesa, assistir a cenas de filmes pode ser a única maneira de ver inglês da vida real.

Benefícios de aprender inglês com cenas de filme

Aprender inglês com cenas de filmes simplesmente funciona. Aqui estão alguns dos benefícios que você terá:

  • As conversas não são destinadas a alunos de inglês. Embora o diálogo seja roteirizado, não é diluído ou simplificado para alunos de segunda língua. Então, apenas assistir a cenas de filmes em inglês te ajudará a ouvir como o idioma é realmente falado. E, em vez de ouvir uma voz que soa como um locutor do aeroporto, você pode assistir e ouvir pessoas reais conversando. Você ouvirá a maneira como o tom da voz muda e pode observar a linguagem corporal de cada pessoa.
  • Você ouvirá gramática em contexto. Não apenas você aprenderá a usar muitas novas expressões idiomáticas e frases de conversação, mas também se tornará consciente do contexto. Você perderá a conta de quantas vezes você diz para si mesmo: “Ah, agora eu sei o que você quis dizer quando disse ___!”
  • Você aprenderá muitas palavras novas de vocabulário. Antes de assistir a cenas de filmes, você pode ter aprendido uma palavra para “raiva”, mas logo verá que existem diversas outras palavras que as pessoas usam para expressar essa emoção. Em cenas de filmes, você encontrará gírias em todos cantos. Você ouvirá coisas como “fed up”, “cranky”, “off the hook” e inúmeras outras expressões idiomáticas, palavras e frases com as quais você pode não estar familiarizado, mas que as pessoas usam todos os dias na vida real.
  • Motivação é fundamental! Sua motivação é um dos fatores mais importantes para obter sucesso no aprendizado de inglês. Assistir a cenas de filmes em inglês torna o processo de aprendizado agradável e divertido.

Onde posso assistir cenas de filmes em inglês?

FluentU

A verdade é que existem muitos recursos para ver cenas de filmes disponíveis na internet, mas você não precisa ir muito longe para encontrá-los. Você pode encontrar uma coleção das melhores cenas e trailers de filmes, entre outros vídeos para aprender inglês, aqui mesmo no FluentU.

Vídeos são organizados por dificuldade (iniciante ao nativo), tópico (artes e entretenimento, saúde e estilo de vida, etc.) e formato (vídeo blog, notícias, shows, etc) — assim você pode facilmente navegar e encontrar algo perfeito para o seu nível e interesses.

As palavras nos vídeos vêm com uma definição em contexto, imagem, áudio e várias frases de exemplo para facilitar o aprendizado e a compreensão. Você pode até clicar em cada palavra para ver como ela é usada em outros vídeos no site.

Mango Premiere

Mango Premiere é um novo método que te ajuda a entender o inglês escrito e falado usando as legendas dos filmes.

Mango Premiere faz isso com dois modos: “Movie Mode” e “Engage Mode.” “Movie Mode” reproduz o filme com legendas, para que você possa começar a combinar as palavras que você vê e ouve. “Engage Mode” leva você através do filme cena por cena, com lições e questionários ao longo do caminho.

O serviço também oferece notas culturais, para que você possa entender palavras difíceis, como trocadilhos e piadas incomuns.

Netflix, Fleex 

Netflix possui o maior banco de dados de filmes do mundo. Existem milhares de filmes disponíveis, para que você possa escolher os melhores para o seu nível de inglês. Use legendas para melhorar suas habilidades de fala enquanto se diverte!

Fleex, por outro lado, é uma ferramenta de estudo simples, porém eficaz, que leva isso ao próximo nível, mudando sutilmente e, eventualmente, removendo as legendas à medida que sua compreensão melhora. Fleex é compatível com o Netflix, o que significa que você pode aprender naturalmente o idioma enquanto assiste às suas cenas de filmes favoritas.

YouTube

Como você sabe, existem milhares de vídeos sobre aprendizado de inglês disponíveis no YouTube. Mas você também pode encontrar muitas cenas de filmes e vídeos populares para aprender novas palavras, frases e expressões em inglês.

Por exemplo, Shahmir Ali tem uma incrível compilação de aulas de inglês com base em cenas de filmes em seu canal no YouTube. Você pode assistir a uma cena, rever as legendas, estudar as palavras-chave e, finalmente, rever o clipe original depois.

British Council Film

O site do British Council usa filmes e produção de mídia para desenvolver habilidades em inglês. Os alunos podem assistir a curtas-metragens, fazer uma variedade de atividades com base nas cenas e praticar sua audição ao mesmo tempo.

Para cada cena, você pode desafiar a si mesmo com algumas tarefas de preparação primeiro, e depois assistir a cena e fazer alguns exercícios baseados nela. Se você tiver algum problema de compreensão, sempre pode ler a transcrição.

TED Talks

Não gosta de filmes? Experimente a alternativa: TED Talks. Desde 2006, as conferências TED (Technology, Entertainment, Design) estão disponíveis para assistir online gratuitamente.

Com o TED Talks, você tem a oportunidade de ouvir falantes nativos de inglês de todo o mundo falando sobre seus assuntos, áreas de pesquisa e tópicos científicos, culturais e acadêmicos.

Existem mais de 1.900 TED Talks disponíveis e cada palestra tem uma transcrição que você pode ler enquanto ouve. Escolha uma palestra sobre um assunto que realmente te interesse e estará pronto para aprender um novo vocabulário, bem como desenvolver habilidades de compreensão e pronúncia.

Agora que você sabe onde encontrar cenas de filmes para começar a aprender inglês e desenvolver suas habilidades de conversação, vamos dar uma olhada em como fazer isso.

5 passos simples para aprender inglês com cenas de filmes

1. Certifique-se de escolher a cena certa do filme certo

Este é um passo crucial. Você passará muito tempo assistindo, então você deve gostar o suficiente do filme para assistí-lo um milhão de vezes, se necessário.

Ok, talvez não um milhão de vezes. Mas você assiste várias vezes, então é melhor que você goste do filme. Você o assistirá várias vezes ao longo de um período de dias e semanas para relembrar a linguagem e estudar as falas. Quando você recebe informações dessa maneira, isso leva a uma melhoria significativa no seu aprendizado.

Problemas para escolher um filme com o qual gostaria de praticar? Temos a solução.

Se precisar de mais ajuda, aqui estão algumas das minhas cenas de filmes favoritas, além das razões pelas quais elas são educativas, além de agradáveis.

“Inglourious Basterds” (Bastardos Inglórios, 2009)

Esta é uma cena interessante por três razões. Em primeiro lugar, o coronel Hans Landa (Christoph Waltz) fala inglês avançado e bem articulado. Até mesmo estudantes experientes podem achar que precisam procurar o significado de palavras como “single-handedly” ou “prospect.”

Em segundo lugar, esta conversa termina com o tenente Aldo Raine (Brad Pitt) ilustrando como usar corretamente uma expressão como “Bingo!”, que é uma frase simples que você pode usar em conversas cotidianas com seus amigos.

Finalmente, o ator que interpreta o Coronel Hans Landa é um falante nativo de alemão fluente em inglês (e francês). Ele eloquentemente fala todos os três desses idiomas no filme. Por esse motivo, Waltz é definitivamente um modelo de aprendizado de inglês.

Eu recomendo fortemente que você assista a qualquer cena em que Christoph Waltz fale inglês e tome nota das palavras que você não entende — mesmo que sejam várias — para que você possa procurar suas definições mais tarde.

“Groundhog Day” (Feitiço do Tempo, 1993) 

Acho essa cena particularmente educacional. É uma conversa simples que você pode ter com alguém que você acabou de conhecer — cheia de perguntas para gerar uma conversa.

“Groundhog Day” é sobre Phil (Bill Murray) vivendo o mesmo dia várias vezes até que ele aprenda uma lição valiosa. Isso significa que o filme está cheio de falas e conversas constantemente repetidas. E, como já falamos, sabemos que a repetição é importante.

Então, assista as cenas que você escolheu várias vezes. Assista com seus colegas ou amigos. Assista até que você possa recitar as falas e dizê-las sem consultar as legendas.

2. Envolva-se com a história

Este é um passo importante se você nunca assistiu ao filme. Agora que você escolheu o filme que planeja usar, é hora de se concentrar em entender o que está acontecendo. Conhecer a história permitirá que você se concentre em praticar o idioma e seguir as conversas e falas em inglês.

Você não vai se concentrar no idioma se estiver preocupado em entender o enredo. Felizmente, as legendas podem ser uma ajuda tremenda.

Assista a cena do filme com legendas primeiro, especialmente se você for um iniciante. Você gradualmente assistirá novamente sem legendas, mas não antes de entender o suficiente para não se perder.

Lembre-se, você não precisa assistir o filme inteiro toda vez que praticar. Com a maioria dos recursos descritos acima, você pode pular diretamente para suas cenas favoritas e usar legendas em inglês e muitos outros idiomas.

3. Brinque com as legendas

Então, você assistiu ao filme e entendeu a história e o que acontece nela. Você também selecionou algumas boas cenas para rever.

Aqui estão algumas maneiras de brincar com legendas enquanto você analisa suas cenas favoritas:

Assista com legendas em inglês

Legendas em inglês são uma ótima maneira de obter exposição passiva ao idioma. Ative as legendas em inglês enquanto assiste às suas cenas favoritas, e perceberá que está usando-as cada vez mais, aprendendo novas palavras e, eventualmente, frases completas.

Além disso, outra vantagem importante é que há mais filmes e legendas disponíveis em inglês do que em qualquer outro idioma. Você terá uma coleção maior de cenas para assistir em inglês do que na maioria dos outros idiomas.

Utilize legendas duplas

Embora legendas em inglês geralmente sejam melhores, você pode ter dificuldades com elas no início, caso seja iniciante. Neste caso, pode usar legendas duplas: ative legendas em inglês junto com legendas em seu idioma nativo.

Esteja avisado, legendas duplas fornecem uma oportunidade maior para aprender, mas na maioria das vezes você não terá tempo suficiente para ler as duas legendas enquanto assiste a uma cena. Você pode se comprometer a observar estritamente as legendas em inglês e apenas espiar as em seu idioma nativo quando precisar de uma tradução.

A maioria dos players de vídeo e plataformas possuem formas específicas de permitir que você assista legendas duplas, mas, infelizmente, esse método não está amplamente disponível.

4. Desligue as Legendas e Seja Dramático

Isso pode ser tão intimidante quanto se livrar das rodas de treinamento de sua bicicleta. Mas assim como foi nesse caso, a recompensa vale a pena. Confie em mim! Tente diferentes maneiras de praticar inglês sem legendas.

Uma das minhas coisas favoritas para fazer enquanto assisto a uma cena é tentar dizer uma fala da cena antes que os atores as digam. Alternativamente, você pode “atuar” na cena. Diga as falas ao mesmo tempo que os atores, sem pausar. Imite suas pronúncias, emoções ou movimentos.

Finalmente, você pode usar a cena e gravar a si mesmo enquanto você a executa. Compare sua voz, pronúncia e fluência com as dos atores.

5. Se divirta!

Parabéns! Agora você é capaz de assistir suas cenas favoritas e entender exatamente o que os atores estão dizendo sem legendas.

Sinta-se à vontade para assistir novamente com seus amigos (se eles estiverem dispostos, é claro) e discutir quaisquer referências culturais, expressões idiomáticas e ditados.

Você pode até mesmo testar a si mesmo e seus amigos! Quando você combina as cenas do filme com jogos e questionários, pode ter certeza de absorver o que aprendeu.

Depois de assistir a três ou quatro filmes, peça a todos que escolham sua fala favorita (ou descrevam sua cena favorita) e escrevam em um pedaço de papel. Esses papéis são dobrados e colocados em uma tigela (ou chapéu ou copo). Cada jogador escolhe um pedaço de papel e lê uma fala. Quem conseguir nomear o filme correto primeiro ganha o pedaço de papel. O jogador com mais papéis no final ganha.

E é só isso! Falar inglês é uma prioridade, mas isso não significa que deve ser chato. Cenas de filmes podem ser uma maneira agradável e divertida de praticar todas as habilidades que você trabalhou tão duro para aprender.


Gabriel Goyo escreve sobre aprendizado de idiomas e ensina idiomas modernos, mas não consegue deixar de pensar se poderia ter escolhido ser algo mais seguro, como um ninja.  

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.