aprender-ingles-atraves-da-musica

8 Dicas Ótimas Para Aprender Inglês Através da Música

Qual é a chave para aprender bem a língua inglesa?

É determinação e persistência?

Ou algo que nasce com as pessoas?

Eu acho que não é nenhuma dessas coisas.

A chave é tornar o aprendizado de inglês divertido através das ferramentas e hábitos corretos.

E uma das melhores ferramentas sempre esteve bem debaixo do seu nariz, em seu smartphone.

Se você ainda não o fez, não é tarde demais para começar a aprender inglês através de músicas.

Por que usar músicas para aprender inglês?

Então, o que as músicas têm que as tornam tão eficazes como ferramentas de aprendizado da língua inglesa?

  • Funciona. Existem evidências científicas consideráveis que demonstram como a música pode ajudar alunos de segunda língua a adquirir habilidades de gramática e vocabulário e melhorar a ortografia. Depois, há o chamado “Efeito Mozart“, o conceito de que ouvir música clássica estimula o desempenho de tarefas mentais como aprender.
  • Linguagem cotidiana e discurso coloquial. Canções quase sempre contém muito vocabulário, frases e expressões úteis. E já que falantes nativos são o público alvo, elas incluem vocabulário atualizado e coloquialismos. A linguagem usada nas músicas é casual e realmente utilizável, se você escolher a música certa.
  • Se familiarize com o som do idioma inglês. Ouvir músicas também permitirá que você se concentre em sua pronúncia e compreensão do ritmo, tom e batida da língua inglesa.
  • Grave o idioma em sua cabeça. Muitas das palavras e padrões de som em uma música são repetitivos e isso torna mais fácil para que fiquem em sua mente. Você provavelmente já sabe disso. A música tem uma incrível capacidade de ficar presa em nossas cabeças. Melodias e letras muitas vezes se infiltram em nossos pensamentos e tocam repetidamente em nossas mentes. Tudo isso te ajudará a aprender inglês usando músicas, enquanto memoriza facilmente vocabulário e frases. Na verdade, depois de um curto período de tempo, você achará quase impossível esquecê-los.
  • Canções são emocionais. Nosso relacionamento com elas é profundo, poderoso e extremamente gratificante. É uma chave que libera nossas emoções, influencia nosso humor e aumenta nosso bem-estar mental e físico. Quando algo é emocional, é claro que também é mais fácil de lembrar.
  • A música é um hábito fácil. Uma das razões pelas quais as pessoas acham difícil aprender idiomas é não ter tempo extra no dia para se dedicar aos estudos. Mas ao aprender inglês através de músicas, você não precisa reservar muito tempo, pois pode levar a música com você para onde for. Você pode ter músicas em inglês tocando no carro, na cozinha e no chuveiro. E ao escolher as músicas que você gosta, você pode ouvir o mesmo material repetidamente, sem ficar entediado.
  • A música ensina cultura inglesa. Oferece uma visão da cultura de língua inglesa e como as pessoas que falam inglês pensam e se sentem. A familiaridade com músicas e artistas populares lhe dá algo para conversar com seus amigos que falam inglês.

Como aprender inglês usando músicas: 8 ótimas dicas

Antes de começar, você precisa selecionar as músicas com as quais aprenderá. Isso é importante porque há muitas armadilhas em potencial. Por exemplo, músicas que:

  • usam linguagem difícil, não comumente usada
  • não são mainstream (nada contra artistas de nicho, mas se parte do objetivo é se conectar com falantes de inglês, provavelmente é mais eficiente aprender com músicas que oferecem linguagem comum)
  • são muito rápidas (difíceis de aprender)
  • não tem letras prontamente disponíveis

Aqui estão oito dicas para te ajudar a escolher a música certa para aprender inglês:

1. Vá ao lugar certo para encontrar músicas.

  • Você pode pesquisar sites de compartilhamento de vídeos, como YouTube e Vimeo. Eles possuem vastas bibliotecas de videoclipes e alguns também serão legendados com as letras das músicas em inglês.
  • Spotify, um serviço por assinatura, é fantástico porque oferece uma seleção enorme que você pode levar à qualquer lugar. Também é útil ver o que é tendência e popular.
  • FluentU, uma ótima maneira de aprender inglês com vídeos do mundo real. Temos todos os tipos de vídeos divertidos disponíveis, como videoclipes e trailers de filmes. Existem centenas de vídeos para você escolher, então você certamente irá descobrir materiais de aprendizado perfeitos para você. Há algo perfeito em nossa coleção para alunos de inglês de qualquer nível de habilidade, de “novato” a nativo. Basta dar uma olhada – enquanto navega casualmente em nossos vídeos, você verá diversos vídeos sobre diversos tópicos e áreas de interesse:

 

2. Selecione as canções certas.

  • Escolha a música que você ama. Não faz sentido aprender inglês através de músicas, se você não curtir genuinamente. Este é o caminho mais rápido para o tédio.
  • Encontre músicas que usem o tipo certo de linguagem. Linguagem não muito fácil ou muito difícil, que seja comumente usada.
  • Outra coisa a observar é que às vezes os cantores não pronunciam o som claramente. Talvez o heavy metal não seja o melhor lugar para começar.
  • Músicas que contam uma história são ideais, podendo facilitar a compreensão e a visualização. Se você é um novato de verdade, talvez até queira aprender músicas infantis ou músicas da Disney.
  • Comece com a música pop e ramifique-se. Tradicionalmente, a música pop tende a ser sobre amor e romance, o que é bom porque há muito vocabulário repetido. Quando estiver pronto para se expandir, você pode tentar gêneros mais diversos para captar uma gama maior de vocabulário.

3. Utilize a técnica “scaffolding” e crie um suporte de vocabulário para digerir as letras.

Não seria ótimo se você pudesse aprender inglês só ouvindo músicas? Na prática, você teria que passar algum tempo digerindo as letras e seus significados para entendê-las completamente. É exatamente isso que os professores chamam de “scaffolding” – ou seja, andaime (o que sustenta algo que está sendo construindo, como as rodinhas de uma bicicleta). Em vez de tentar descobrir as letras sozinho, você pode usar recursos como os seguintes para acelerar esse processo:

  • Lyrics.com e exposedlyrics.com ambos oferecem uma extensa biblioteca de letras que você pode utilizar.
  • Music English é uma coleção de videoclipes no YouTube que possuem legendas.
  • FluentU: Além de ter os melhores videoclipes para aprender inglês, todos os vídeos do FluentU têm legendas interativas. Se você passar o mouse sobre uma palavra, o vídeo é pausado e um pop-up fornece uma definição da palavra. Cada definição tem várias frases de exemplo fáceis de entender. Você pode facilmente adicionar qualquer palavra à sua lista de vocabulário pessoal. Veja um exemplo dessas definições de legendas aqui:

 

 

4. Estude as letras e o vocabulário.

Além de digerir o conteúdo, também é importante revisar o vocabulário regularmente. Analise a música, palavra por palavra, e tente dominar cada palavra de modo que seja parte do seu vocabulário. Você pode fazer isso através de um serviço de cartão de memória como Anki ou Studies App.

5. Cante junto.

A menos que você esteja cantando na frente de um público, não importa se você é o pior vocalista do mundo. Então não se preocupe se você não possui nenhuma habilidade musical. Independentemente de sua proeza vocal, você deve tentar cantar em voz alta, acompanhando a música. Isso força sua boca a adotar as formas certas e se mover com o ritmo da música.

6. Tente cantar de memória.

Depois de um tempo, você deve perceber que está começando a memorizar canções. Nesse momento, você está pronto para dar o próximo grande salto – tentar cantar a música sem consultar a letra. E então perceberá que desenvolveu muito mais facilidade em incluir essas palavras em seu discurso diário.

7. Revise periodicamente.

Você não precisa completar o aprendizado de uma música antes de passar para a próxima. Na verdade, ao se sentir confortável com uma música, você pode passar para a próxima. E após certo tempo, você poderá voltar para a primeira música. Isso é chamado de “repetição espaçada” e provou ser mais eficaz do que tentar aprender tudo de uma vez.

8. Encontre novas músicas que se baseiam no que você aprendeu.

Este é talvez o passo mais difícil. Cada nova música que você aprende deve ter o equilíbrio certo de vocabulário totalmente novo e vocabulário em progresso. Esse nível correto de sobreposição mantém você motivado e também reforça naturalmente seu aprendizado anterior para obter o máximo benefício.

Se divirta e aproveite! A música é uma linguagem universal e que todos podemos desfrutar e se relacionar. Ouça músicas em inglês todos os dias e logo você ficará surpreso com o quanto da língua inglesa você pode aprender com relativa facilidade. Quando você incorpora o aprendizado de idiomas em atividades divertidas, como ouvir e cantar em voz alta, você nem percebe que está aprendendo uma segunda língua.

Outros Recursos Para Aprender Inglês Através da Música

 

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.