how-to-speak-english-well1

Como Falar Bem Inglês: 10 Dicas Simples Para Ter Fluência Extraordinária

Você quer aprender a falar bem inglês?

Além disso, busca um caminho mais curto para ser fluente em inglês?

Não temos truques que possam ensinar a você um inglês perfeito em apenas cinco minutos por dia.

Mas temos dicas sólidas que ajudarão você, sim, a aprender como falar inglês mais fluentemente em menos tempo.

Veja abaixo nossas dicas, que ajudarão você a falar inglês melhor do que nunca.

Como Falar Bem Inglês: 10 Dicas Simples Para Ter Fluência Extraordinária

Aceite Que o Inglês É um Idioma Estranho

Tem vezes que você pode notar padrões na gramática inglesa, mas outras em que o inglês não faz sentido nenhum. Por exemplo: por que “read” (reed) e “read” (red) são a mesma palavra, mas se pronunciam de maneira diferente, dependendo de você falar no passado ou no presente? Ou, por que “mice” é o plural de “mouse”, mas “houses” é o plural de “house”? Infelizmente, em inglês, as exceções e as regras são em número praticamente igual. Evite cair na tentação de querer achar uma explicação para tudo, pois facilmente acabará deixando de progredir em seu aprendizado do inglês. Às vezes, o inglês é estranho e impossível de explicar. Nesses casos, o melhor a fazer é simplesmente memorizar essas estranhas exceções e seguir em frente.

Mergulhe A Fundo No Idioma

De modo geral, estudar inglês uma hora por semana não é suficiente para você realmente fazer progresso. A melhor maneira de melhorar o seu inglês rapidamente é praticar pelo menos alguns minutos todos os dias. Sempre que você estudar, procure dedicar o máximo de sua atenção e foco. Desafie-se a ouvir, ler e até a falar coisas em inglês que pareçam difíceis para você. Se você quer falar inglês fluentemente, precisa tornar este idioma uma parte essencial da sua vida diária.

Pare De Ser Um Estudante

A atitude certa pode fazer a diferença entre a falha e o sucesso. Pare de pensar em si mesmo como alguém que está aprendendo inglês e comece a pensar em você como alguém que fala inglês. Uma mudança pequena, mas que fará você se sentir mais confiante e o ajudará a usar melhor o inglês que você já sabe. Isto também significa que você precisa começar a pensar em inglês. Se você quer dizer a palavra “apple” em inglês, por exemplo, é provável que você agora primeiro pense nesta palavra em seu idioma nativo e só depois tente pensar na palavra correta em inglês. Em vez disso, tente pensar na imagem de uma maçã e então simplesmente pense na palavra em inglês, “apple”. A fluência verdadeira surge quando você para de traduzir as conversas mentalmente.

A Resposta Está Na Pergunta

Ouça com bastante atenção quando alguém lhe fizer uma pergunta em inglês e você sempre responderá na perfeição. As perguntas em inglês são como espelhos:

 

           Does he…..?                       Yes, he does.

           Can she….?                         Yes, she can.

           Is it….?                                  Yes, it is.

Se alguém lhe fizer uma pergunta e você não tiver certeza de como responder, comece por pensar nas palavras usadas na própria pergunta. A pessoa já disse a maioria das palavras que você precisa para dar uma resposta. Em vez de apenas decorar a gramática do inglês, comece a procurar padrões como este. Existem muitas e muitas maneiras de “trapacear” para se lembrar mais facilmente das palavras certas.

Descubra Bem Mais A Partir Do Que Escuta

Quando escutam um falante nativo do inglês, a maioria dos estudantes se foca em entender o significado de todas as palavras. Sem dúvida que isso é importante, mas você pode aprender muito mais do que isso quando escuta alguém falar. Preste atenção não apenas no que as palavras significam, mas também na forma como a pessoa diz as coisas. Note quais são as palavras que a pessoa mantém juntas em uma frase, ou as vezes em que ela diz “ya” em vez de “you”. Tente se lembrar desses detalhes na próxima vez que for falar e seu inglês vai começar a soar mais natural.

É mais fácil dizer do que fazer, não é mesmo? Quando você ouve pessoas que falam um inglês nativo, pode ser difícil entender cada palavra que é dita. Estas pessoas podem usar palavras que você não sabe, falar ligeiro demais ou ter um sotaque muito forte.

Uma maneira fantástica de praticar uma escuta atenta e ativa é começar a usar o FluentU. FluentU tem uma tremenda coleção de vídeos em inglês do mundo real, onde você pode ouvir o inglês que as pessoas falam no dia-a-dia.

Ali, as escolhas de como aprender são inteiramente suas. Quando estiver navegando por nossas centenas de vídeos sensacionais, terá a liberdade de escolher aqueles que têm mais a ver com a sua experiência pessoal de aprendizagem.

English Videos with FluentU

Tela de Navegação do App FluentU

Quanto mais você ouvir este inglês autêntico, melhor entenderá como falar inglês com naturalidade. À medida que você assiste os vídeos que escolheu, as legendas de FluentU permitem-lhe ver a definição de qualquer palavra que for falada.

English Videos with FluentU

 

Você pode, inclusive, salvar todas as palavras que aprendeu e manter um registro de seu progresso. Pratique regularmente com estes vídeos e verá grandes melhoras em sua habilidade de entender e falar inglês em um nível nativo.

Use It or Lose It

Existe uma expressão em inglês: “Use it or lose it” (“Ou Você Usa, Ou Você Perde”) que basicamente significa que, se você não praticar uma habilidade, poderá esquecê-la. Esta ideia pode ser usada para ajudar você a se lembrar do vocabulário novo que aprendeu em inglês. A melhor maneira de lembrar de uma palavra nova é usá-la logo em seguida, para ela ficar em sua memória. Quando aprender uma palavra nova, tente usá-la em frases algumas vezes durante a próxima semana e você jamais a esquecerá.

Aprenda e Estude Frases

Falar inglês fluentemente significa ser capaz de expressar seus pensamentos, sentimentos e ideias. Seu objetivo é falar inglês usando frases completas. Então, por que não aprender o inglês em frases completas? Você vai ver que o inglês é mais útil na sua vida cotidiana se estudar frases completas, em vez de apenas vocabulário e verbos. Pense em frases que você usa com frequência em seu idioma nativo e então aprenda como dizê-las em inglês.

Não Estude Gramática Demais

A chave para aprender um idioma é encontrar um equilíbrio entre estudar e praticar. Falar inglês fluentemente não é o mesmo que saber perfeitamente a gramática do inglês – até mesmo as pessoas que falam inglês nativo cometem erros gramaticais! Ser fluente é ser capaz de comunicar. É por isto que às vezes é importante deixar de lado o livro de gramática e ir praticar as habilidades de escrever, ler, ouvir e falar no mundo real.

Não Tenha Medo De Errar

Às vezes pode ser difícil se lembrar de todas as regras e palavras e formar uma simples frase. Não deixe, de modo algum, que o medo de errar impeça você de falar. Mesmo que você ache que está cometendo um erro, continue falando. Na maioria das vezes, as pessoas entenderão o que você está tentando dizer, mesmo que você erre. Além disso, quanto mais você falar, mais fácil será e mais rapidamente as palavras certas virão à sua mente.

Aprenda Com Todo Mundo

Você não tem que aprender inglês apenas com os livros e com os professores – qualquer um que fale inglês pode ajudá-lo a praticar. Pense: como você se sentiria se alguém lhe perguntasse, em português, como se pronuncia alguma coisa? Você ficaria brabo? Não! Você provavelmente ficaria feliz em ajudar, tal como a maioria das pessoas que falam inglês nativo ficam felizes em ajudar você. Se você conhece pessoas que falam inglês, sejam amigos ou colegas, aproveite a oportunidade de praticar e aprender com eles.

Mais Recursos Para Aprender A Falar Inglês Fluentemente

How To Speak English Well … It’s *NOT what you think: “Don’t think, just speak” – um excelente vídeo motivacional, que explica muito bem porque você se deve concentrar mais em falar do que em pensar.

5 Rules for English Speaking:  Outro artigo muito útil sobre como falar inglês corretamente.

Se você gostou deste artigo, então algo me diz que você vai adorar FluentU, a melhor maneira de aprender inglês por meio de videos do mundo real.

Cadastre-se gratuitamente!

Comments are closed.